TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento social

Tese: Desenvolvimento social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  Tese  •  3.793 Palavras (16 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 16

Desenvolvimento Pessoal

Eu Hayra Conceição Gonçalves nasci no dia 08/07/1980 em Vitória e até hoje moro ma mesma cidade,trabalho na escola de educação infantil Tia Piti, há 2 anos como professora de educação infantil essa é a minha segunda Faculdade a primeira foi Pedagogia na UNIUBE, com o objetivo de estar sempre avançando em meus conhecimentos, e com o curso de Artes quero aperfeiçoar ainda mais os meus conhecimentos e assim aumentando o meu leque de trabalho.

Estar novamente sentada em uma cadeira numa sala de aula emendando uma graduação na outra me trouxe renovação de ares oportunidades de trabalhos e conhecimentos e claro sempre motivada e impulsionada por minha amiga de 20 anos Valkiria que enfim estamos na mesma sala. .

Escolhi o IESES por ser uma instituição séria e de responsabilidades social e respeito com seus docentes. Ao escolher Artes sentimos e criamos artes como meio de vida para que o mundo saiba o que pensa isso me instigou não quero virar uma artista internacional quero despertar nos meus futuros alunos a sua forma de pensar para divulgar suas “artes” na forma geral para explorar novas formas de olhar e interpretar objetos e cenas.

O principal objetivo de estudar as qualidades particulares da experiência em artes visuais é aprimorar minha sensibilidade inata e tentar educar o meu olhar. Assim vou poder alargar as possibilidades de contato com a realidade que nos cerca, aprender a ver e a melhor perceber. Com isso, espero atingir condições adequadas ao desenvolvimento do meu potencial criativo, o que me permitirá intervir nesta realidade com maior possibilidade de acerto.

O que vemos quando admiramos uma arte depende da nossa experiência e conhecimento, da nossa disposição no momento, imaginação e daquilo que o artista ou o professor de artes propõe estou empolgada e estimulada a seguir em frente.

Desenvolvimento Social

O campo da ética e fontes das regras, comportamento ético, liderança profissional e desenvolvimento interpessoal, o profissional suas idéias básicas e o exercício da profissão, pensamento de liderança, desenvolvimento de grupos de atuação e trabalho, diferenças do individuo e comunicação interpessoal. Estes são os adjetivos que me refiro a minha turma 39 da 2ª licenciatura é claro que encantada com cada mestre que ministra as aulas.

Com ética e muito conhecimentos que aplicados ao agir humano de forma consciente e deliberada, promove o processo de autoeducação visando à máxima realização das atividades propostas.

As relações interpessoais referem se a constatação de que a produtividade de um grupo e sua eficiência estão estreitamente relacionadas não somente com a competência mas com a solidariedade de suas relações interpessoais, e também na necessidade de se auto ajudar.

A instituição de ensino IESES nos ajuda aprimorar nosso conhecimento com sua metodologia IADE aprendemos a dividir os conhecimentos e os desempenhos para evoluir.

Desenvolvimento Acadêmico

Vygotsky e Piaget são os maiores teóricos do desenvolvimento humano, portanto se faz necessário o estudo sobre suas contribuições para a psicologia da educação se fizer uma comparação entre ambos veremos que Piaget possui uma tendência hiper construtivista com ênfase no papel estruturante do sujeito (Maturação, experiências físicas, transmissões sociais e culturais e equilibrarão). Por outro lado Vygotsky enfatiza o aspecto interacionista, considera que é o plano intersubjetivo, ou seja, há troca entre as pessoas, que têm origem às funções mentais superiores. É importante salientar que Vygotsky também apresenta um aspecto construtivista, quando busca explicar o aparecimento de inovações e mudanças no desenvolvimento ele não via o homem como ser passivo e sim como ser ativo, que age sobre o mundo, nas relações sociais. Vygotsky da ênfase à linguagem e sua relação com o pensamento.

Penso que realmente é necessário que o educador conheça e pesquise sobre a psicologia para organizar sua prática educativa uma vez que ela oferece suporte para que o educador possa conhecer a realidade de vida do aluno, sua classe social, suas experiências de vida, suas dificuldades, a realidade de sua família para efetivamente encontrar projetos significativos e importantes para o educando. Não se deve esquecer que a aprendizagem se da através da motivação proporcionando um ambiente agradável e acolhedor que desperte no educando o desejo e o interesse pela aprendizagem, desafio constante na vida do educador, então como podemos criar esse interesse? O aluno deve ser desafiado, deve-se dar oportunidade para descobertas, desenvolver nos alunos uma atitude de investigação através da observação da realidade próxima do educando, seu cotidiano o que faz parte do seu mundo físico e social; usar uma linguagem acessível; os exercícios e tarefas deverão ser adequados e de suma importância que o educando compreenda e utilize o que está aprendendo. Na atualidade aprendizagem segundo a concepção de Vygotsky sempre se da através da relação entre pessoas não há um desenvolvimento pronto e previsto uma vez que sofremos influencias externa, o ensino aprendizagem ocorre à apropriação da cultura e o consequente desenvolvimento do sujeito, a aprendizagem da criança ocorre no nascimento e a escola se torna um lugar privilegiado para o desenvolvimento quando o ensino é voltado para as funções psicológicas, quando educador e educando são parceiros em busca de soluções para enfrentar as dificuldades; o planejamento das atividades e essencial para construção humana. É importante ressaltar que há três importantes tendências teóricas da Psicologia no século XX são o Behaviorismo nasce com Watson defendia o fato psicológico, de modo concreto, a partir do comportamento; A Gestalt é a tendência mais ligada à Filosofia onde compreende o homem como uma totalidade a Psicanálise, que nasce com Freud, na Áustria, suas idéias é importante uma vez que recupera para a Psicologia a importância da afetividade e coloca o inconsciente como objeto de estudo, quebrando a tradição da Psicologia como ciência da consciência e da razão. A psicanálise de Freud e relevante, pois traz aplicações e contribuições sociais uma vez que decifra o inconsciente e a integração de seus conteúdos na consciência isto é a finalidade deste trabalho é o autoconhecimento de cada individuo, dos grupos das instituições. Concluo que o grande desafio da escola no século XXI seja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com