TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Design e Cultura

Por:   •  6/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

FURB – Universidade Regional de Blumenau

Professora:

Disciplina: Design e Cultura

Acadêmica: Cindy Brenda Dallmann

  • Problematização

Iniciamos um projeto a partir da problematização, pois todo projeto de design é em função de busca de soluções e melhorias. Para essas soluções e melhorias é necessário fazer uma pesquisa e análise que compreende classificar o serviço, produto do cliente e a empresa.

  • Análise

 Deve –se identificar primeiramente o público alvo do cliente, e as características desse público (desejos, anseios, estilo de vida, comportamento.

Deve – se também identificar a produtividade e potencialidade do projeto (volume de produção).  Sendo de extrema importância o conhecimento do mercado desse cliente.

É necessário identificar se o produto deve ser disponibilizado em curto, médio ou longo prazo (perspectiva mercadológica).

  • Definição do Problema

Deve se estruturar os problemas, aspectos deficientes, que possam inviabilizar o projeto.

Listar requisitos, pontos fortes e fracos, aspectos que devem ser excluídos ou valorizados.

Selecionar características individuais do cliente que possam favorecer a comunicação com o público alvo. Identificar quais os veículos de comunicação.

  • Depois de definido a visão do projeto deve se definir o Objetivo que possui intuito de delimitar o compromisso e focar a atuação do designer. Deve se descrever de modo claro e objetivo o que está sendo proposto para o desenvolvimento do projeto. Para então dar início na geração de conceito.

Que possui intuito de gerar um significado através de cores, imagens, layout. É importante formar um banco de imagens que possam transmitir o conceito do projeto.

  • Geração de Alternativas/ Ideias

O designer propõe duas ou até três propostas/diretrizes, cada qual com seu próprio conceito, o qual também deve ser responsável pela escolha do caminho a ser traçado para iniciar a etapa de geração de alternativas.

As alternativas devem ser geradas de modo coerente com as informações obtidas anteriormente. Neste momento o processo criativo deve caminhar solto com agilidade e objetividade. Para anto, acredita-se que utilizar sketchs como ferramenta de criatividade no processo de geração de alternativas é bastante favorável;

Não existe um número exato de alternativas geradas para chegar ao modelo ideal, no entanto, nunca partimos da primeira ideia pois essa é o senso comum onde todos conseguem chegar, somente a partir de várias criações adaptações conseguimos chegar no ideal.

Pode se utilizar de técnicas como o brainstorm, para agilizar o processo de criação. O brainstorming ou sessão de “agitação” de ideias é realizado em grupos, composto de um líder e cerca de cinco membros regulares e outros cinco convidados. Os membros regulares servem para dar ritmo ao processo e os membros convidados podem ser especialistas, que variam em função do problema a ser resolvido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (142.2 Kb)   docx (153.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com