TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INPORTANCIA BRIQUEDOTECA no campo da educação pré-escolar

Tese: INPORTANCIA BRIQUEDOTECA no campo da educação pré-escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  Tese  •  1.464 Palavras (6 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGÓGIA

ORCELIA MARCHON SANTOS FRUTUOSO

TÍTULO DO TRABALHO

A INPORTANCIA DA BRIQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Sapezal

2013

ORCELIA MARCHON SANTOS FRUTUOSO

A INPORTANCIA BRIQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho apresentado ao curso de pedagogia à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Organização do trabalho pedagógico na Educação infantil: Reflexão e Pesquisa; alfabetização e Letramento; Ludicidade e Educação; seminário IV.

Orientador: Prof. Edilaine Vagula; Laura Célia Cabral Cava; Raquel Franco; Rosely Montagnini.

Sapezal

2013

INTRODUÇÃO

A atividade lúdica fornece ás crianças um maior e melhor desenvolvimento seja ele cognitivo , motor, social ou afetivo,pois a criança ao brincar interage com outras crianças, estimulando a criatividade,a autoconfiança, a autonomia e a curiosidade,devido à situação de certos jogos e brincadeiras, o que garante uma maturação na aquisição de novos conhecimentos construindo esse conhecimento através do lúdico acriança se desenvolve e aprende de maneira mais fácil e divertida, sendo a brincadeira e o jogo, algo próprio da infância, tornando a aprendizagem mais prazerosa. Brincar é o ponto fundamental para a criança. Tendo uma aprendizagem que valorize o desejo de aprender e sendo a criança como um ser integral.

Certos jogos e brincadeiras, e o que garante uma maturação na aquisição de novos conhecimentos a criança fazendo uso de atividades lúdicas, conseguem criar, e aprender a desenvolver estimula suas potencialidades brincando.

DESNVOLVIMENTO

O presente estudo tem o intuito de propor como e importante desenvolver o brincar na educação infantil. Falar dessa forma do brincar que e de grande importância para a estimulação e o desenvolvimento lúdico da criança. A atrves da brincadeira a criança aprende construir conhecimento, e expressar sentimentos muito significativo para aprendizagem. Brincar é uma das atividades fundamental para a criança descobrir sua identidade e autonomia porque desde muito cedo elas se comunicam por meio de gestos, sons e mais tarde apresentam determinado papel nas brincadeiras e brincando que a criança desenvolve a imaginação e outras capacidades importantes para aprendizagem

A briquedoteca é um espaço alegre, colorido, diferente, onde crianças e jovens soltam a sua imaginação, sem medo de serem punidas e cobradas. Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da criança, onde ela constrói sua indetidade e autonomia. Desde muito cedo a criança se comonica por meio de gestos, sons, e mais tarde ela representa determinados papel nas brincadeiras faz com que desnvolve sua imaginação. E atraves da arte de brincar que a criança controi, sentimentos, conhecimentos muitos significativos para a apreendizagem.

Quando a criança está brincando ela mergulha em um mundo de possibilidades. Neste espaço elas podem recriar e enfrentar situações por ela vividas no seu cotidiano. É por isso que todas as crianças podem ter várias funções: pedagógica, social e comunitária e precisam usufruir das Possibilidades que as crianças e jovens de famílias economicamente menos favorecidas possam fazer benefícios intelectuais que as atividades lúdicas propõem para crianças de qualquer idade. Onde oferece a possibilidade de bons brinquedos e ao mesmo tempo, brinquedos de qualidade é a função pedagógica.

O brincar pode ser enfocado tanto como fenômeno filosófico, como sociológico, psicológico, brincar é uma atividade essencial para a saúde física, emocional e intelectual do ser humano. Brincar é coisa séria, porque na brincadeira há sinceridade, engajamento e doação. É brincando que se desenvolve o reequilíbrio e a reciclagem das emoções vividas, onde necessita do conhecer e reinventar a realidade, desenvolvendo ao mesmo tempo a atenção, concentração e muitas outras habilidades estimulando o desenvolver da criança no lúdico.

Pesquisas sobre diversos temas ligados ao desenvolvimento infantil e ao lúdico. Lúdico significa brincar. De acordo com o dicionário Aurélio, lúdico é relativo a jogos, brinquedos e divertimentos. Atividade lúdica é todo e qualquer movimento que tem como objeto em si mesmo, produzir prazer desde a sua execução, ou seja, divertir o praticante. É brincando, propondo jogos que a criança irá aprender, pois são atividades interessantes que despertam a curiosidade e o prazer em construir conhecimentos, interagindo com o meio físico e social. Portanto, é importante valorizá¬lo, dando o tempo para que as crianças possam se expressar ludicamente aflorando sua criatividade, fantasias, sonhos, passando a agir com seus pensamentos e emoções de forma livre.

. Como já vimos briquedoteca é um ambiente preparado para desenvolver atividades lúdicas com o objetivo de estimular a criança ao brincar, pois lá ela tem contato com diferentes tipos de jogos e brincadeiras. É um espaço de diversão e aprendizado. Entretanto, a ludicidade não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com