TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desperdicio Agua

Trabalho Universitário: Desperdicio Agua. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  693 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Vivemos num mundo onde grande parte do nosso planeta e formado por água, 97 % é salgada sendo que 1 % é água doce o que é indispensável para sobrevivência humana, o que é própria para o consumo é muito pouco por isso devemos educar as gerações que ai estão e termos cuidado com a água do nosso planeta evitando o desperdício .

Hoje a água é comprada em lugares distantes onde não tem água boa para o consumo, será o ouro branco do futuro comenta-se que ate 50 anos metade da população mundial sofrerá consequência sérias pela falta de água potável no mundo. O povo brasileiro figura os que mais gastão e desperdiçam água no mundo, um exemplo clássico disso seria um banho de 15 minutos apenas pode ser consumido de 45 a 50 litros de água. Outro exemplo seria um simples fato de lavar calçadas com a mangueira da água aberta é inadmissível quando deparamos com situações como estas Cidades como são Paulo e possível os moradores levarem ate multa por fatos como estes.

A escassez de água ao redor do planeta indica que a preservação do recurso deve ser praticada e disseminada em todos os países, independentemente da reserva que possuem. Os próximos 50 anos serão decisivos, pois as projeções apontam que, nesse prazo, metade da população mundial convivera com a falta de água caso nenhuma providência seja tomada. Portanto, hoje, mais do que nunca, toda criança deve aprender, desde cedo, a importância da preservação desse recurso natural indispensável à vida. Nesta sequência de atividades, o consumo consciente será abordado com base na observação da quantidade de água usada em casa e na escola.

2 DESENVOLVIMENTO

1ª parte

Mostra às crianças sobre o tema proposto. Pode-se propor, de início, a seguinte questão: “quais atividades domésticas vocês conhecem que precisam de água?” – independentemente de ser tratada, filtrada ou mineral. Conforme as sugestões surgirem, anote-as em cartazes de papel ou algumas revistas para que as crianças procurem imagens das ações e colem nos cartazes. Provavelmente a lista conterá itens como lavagem de roupas carros de louça e de mãos banhos Como o uso doméstico não varia muito , conversar sobre essas atividades ajudará a turma a perceber que as famílias utilizam a água de modo semelhante. Caso surja alguma colocação sobre o preparo de alimentos, pergunte às crianças quanto de água elas acham que se usa com essa finalidade. Outra pergunta pode ser feita quanto elas acham que se gasta ao tomar banho.

2ª parte

Depois de refletir sobre o consumo de água em casa, é importante que as crianças pensem e conversem também sobre o uso do recurso na escola. Para isso, reserve um momento da aula para levar a turma até uma pia de uso comum. Lá, peça que cada um lave as mãos com apenas um copo de água. Oriente-os a não desperdiçar, pois não será permitido emprestar a água de um colega, caso alguém fique sem. Ao final da atividade, pergunte a eles como foi a experiência. É fácil lavar as mãos com essa quantidade de água? Deu para retirar a espuma do sabonete? As mãos ficaram realmente limpas? Depois que os alunos fizerem suas colocações, conte a eles que, em muitos locais do mundo (inclusive do Brasil), essa é a quantidade de água disponível para uma semana inteira – e não apenas para lavar as mãos, mas para todas as ações do dia a dia.

3ª parte

leve as crianças a acompanhar a limpeza da escola e a produção de alimentos na cozinha para verificar a quantidade de água utilizada nessas ações (combine anteriormente com os funcionários de apoio o melhor momento para realizar a atividade). Em relação à limpeza, a quantificação do volume pode ser feita, por exemplo, a partir da contagem de baldes com água que foram usados – se possível, baldes cuja capacidade em litros seja conhecida. Já na cozinha, as crianças podem acompanhar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com