TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnóstico organizacional

Por:   •  10/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.461 Palavras (6 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

CLAUDIANE DE OLIVEIRA COSTA

DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

“CROCODILUS VÍDEO LOCADORA”

[pic 3]

Brasília

 2013

CLAUDIANE DE OLIVEIRA COSTA

DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

“CROCODILUS VÍDEO LOCADORA”

Trabalho apresentado ao Curso (Tecnologia em Gestão de Recursos humanos)  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas  Desenvolvimento de Pessoas, Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho e Gestão de Conhecimento e Educação Corporativa.

Prof. Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marilicia Ricieri, Fábio Henrique Ribeiro e Henry Nonaka

Brasília

2013

  1. INTRODUÇÃO

        Apresenta-se neste trabalho uma empresa da região, a Videolocadoracrocodilus, a intenção é conhecer um pouco da história e estrutura desta microempresa. Com o passar dos dos tempos podemos perceber dentro das empresas um grande crescimento na area de Gestão de Pessoas independente de seu tamanho. A grande função de treinar e desenvolver pessoas dentro das organizações tem como principal objetivo preparar indivíduos para o exercício pleno de suas tarefas, específicas ao cargo que ocupa.


  1. DESENVOLVIMENTO
  • Nome da Empresa:

Crocodilus Vídeo Locadora

  • Localização:

QNM 40 – M Norte – Taguatinga Norte – Brasília – DF

  • Histórico da Empresa:

        Em 1993 nascia a Vídeo Locadora Crocodilus um empreendimento comprado por dois irmãos que com o passar dos tempos foi administrado pela irmã mais velha Ana que se tornou sócia majoritária completando em 2013 vinte anos de mercado. Com a intenção de tornar um negocio familiar a proprietária treinou desde muito cedo seu filho de 11 anos Adriano inicialmente apenas como um passa tempo para o adolescente, mas aos 18 anos o jovem tornou-se o pilar do negocio, assumindo as principais funções, como a administração do orçamento e o contato com as distribuidoras.

        No inicio do ano 2003 completando 10 de mercado e com a transição de fita cassete para DVD a vídeo locadora acompanhou a evolução, na época contava com um acervo de aproximadamente 4.500 fitas cassete que teve uma parte sendo vendida para os clientes, e então passou a investir aos poucos na nova tecnologia com a compra de DVD’s.

        Ao longo destes 20 anos de atuação a vídeo locadora conquistou a confiança e a fidelidade de vários clientes, pois manteve e seu endereço no mesmo local e acabou criando um vinculo de amizade com toda a clientela. Muitas outras vídeo locadoras tentaram instalar-se nas redondezas mais todas as tentativas fracassadas, pois a Crocodilus conta além da tradição com um atendimento personalizado.

  • Ramo de atividade e área de atuação:

        A vídeo locadora atua com prestação de serviço, pois as atividades não resultam na entrega de mercadorias mas na oferta do próprio trabalho ao consumidor.

  • Estrutura organizacional e números de empregados na empresa: relatar como é a organização da empresa e os departamentos existentes e o número de funcionários:

        A estrutura da locadora enquadra-se no modelo organizacional simples que se caracteriza por não ser elaborada, possuir baixo grau de departamentalização, grande amplitude de controle, autoridade centralizada e pouca formalização. Este tipo de estrutura normalmente e encontrada nas pequenas empresas com poucos funcionários onde o proprietário é responsável pelas atividades.

                                                                                                       [pic 5][pic 4]

        A gestão na locadora por contar apenas com dois funcionários acaba sendo compartilhada por todos, pois há um baixo grau de departamentalização. Porém todas as decisões finais são tomadas pelo Gerente Geral Adriano.

        Por ser uma pequena empresa com apenas 02 funcionários a mesma não possui um programa de treinamento e o único problema encontrado foi: o conhecimento da atendente em indicar algum filme para os clientes.

        Como solução para este problema sugiro que o treinamento deve ter como conteúdo os filmes atuais, pois muito clientes procuram a locadora e pedem sugestões do que DVD levar, saber falar se o filme e bom, divertido, engraçado acaba sendo um diferencial aumentando cada vez mais o sucesso da locadora. O mesmo poderá ocorrer dentro da própria locadora durante o expediente tendo como orientador o Gerente Geral Adriano que assiste todos os lançamentos com isso acaba fazendo boas indicações. Não sendo necessário a aplicação de dinâmicas ou jogos. A avaliação pode ser feita junto aos clientes se o treinamento deu bons resultados com uma pesquisa de satisfação.

        As organizações vêm investindo cada vez mais na área de Treinamento e Desenvolvimento de pessoas, a educação corporativa foi criada para incentivar e desenvolver novas competências, além de estimular a visão que o colaborador tem de seu ambiente de trabalho e de si mesmo, evoluindo a forma de trabalho. O objetivo do Treinamento e Desenvolvimento é identificar o papel de cada colaborador dentre da estrutura organizacional, além de conhecer novas práticas de evoluir e modernizar seu trabalho, comparar a teoria com a atual prática com o novo conhecimento. O treinamento está diretamente ligado ao planejamento estratégico da organização, visto que é evidente que o potencial humano é o principal condutor do sucesso organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (104.8 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com