TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnóstico organizacional

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.710 Palavras (7 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 ESTRUTURA EMPRESARIAL 4

2.1.1 MODOS DE GESTÃO 4

2.1.1.1 ÉTICA 5

2.1.1.1.1 SOBRE SEU SISTEMA DE INFORMAÇÃO 6

3 ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 8

3.1 ORGANOGRAMA 8

3.2 IMAGENS DA EMPRESA 9

4 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

Este diagnóstico organizacional tem como objetivo um breve relato da FAPE (empresa do ramo da Ferramentaria). Seu resultado de pesquisa e observação ocorreu durante trinta dias e teve o intuito de adquirir conhecimento

(na prática) nas disciplinas de Sistemas de Informação; Ética, Política e Sociedade e Economia e Modelos de Gestão.

A FAPE iniciou suas atividades em 1989 na região de Contagem / MG em uma área de 100m2, com apenas dois funcionários, no ramo da ferramentaria. No ano de 1996 mudou sua sede para Betim / MG onde se encontra até hoje, em uma área de 4.400m2. Neste mesmo ano, tornou-se uma empresa significativa nos segmentos de estamparia e conjunto soldado, mantendo e melhorando sua ferramentaria continuamente.

Atualmente o ramo de atividades da FAPE se baseia na fabricação de peças metálicas estampadas e componentes soldados para a indústria em geral. Algumas áreas de trabalho na FAPE passaram por um processo de reestruturação, realizando um trabalho de forma diferenciada quanto à assistência aos clientes, procurando atender a todos de forma rápida e com os padrões de qualidade exigidos no mercado.

Para tanto se fez necessário um processo de melhoria em todas as atividades e processos pertinentes em seu ramo de atividades.

Atualmente, tem como principais clientes as empresas: AETHRA, MECAN, MAXION, MASTRA, TORWER E STOLA.

2 DESENVOLVIMENTO

Sabemos que para uma empresa ser de grande escalão no mercado, a sua organização interna deve ser considerada. Devem-se haver valores a ser seguido, um sistema favorável e busca de crescimento.

A FAPE foi escolhida por ser uma empresa de grande influência na grande BH e vai destacar assuntos importantes durante todo o texto, buscando transmitir sua preocupação com a satisfação dos clientes, o bem-estar de seus colaboradores e a sua infra-estrutura.

2.1 ESTRUTURA EMPRESARIAL

Situa-se no setor de atuação de indústrias, no ramo de Estampagem e Transformação de metais em geral. Hoje apresenta cerca de 170 funcionários e segue nos padrões como uma empresa de porte médio, por obter uma renda anual de R$40 milhões.

De acordo com Caravantes, Panno e Kloeckner (2005, p.385):

”a administração é o processo de consecução dos objetivos organizacionais de uma maneira eficiente, eficaz, por meio do planejamento, da organização, da liderança e do controle dos recursos das organizações.“

E é isso que a administração da FAPE têm feito: encontra-se em fase de novos desafios; buscando novos clientes e instalação de equipamentos que aumentem sua capacidade de produção, alcançar sua expansão e crescimento no mercado de auto-peças.

Na estrutura organizacional, obteve sua primeira certificação de Sistema de Gestão da Qualidade na versão da norma ISO9000: 2008, logo após obtiveram a QS9000. No ano de 2006 realizaram a migração para a versão ISO9001: 2008. Esta norma permite com que a empresa ofereça aos seus clientes a prestação de serviços com qualidade assegurada.

2.1.1 MODOS DE GESTÃO

Em busca de exatidão em seus objetivos, a FAPE conta com a eficácia e eficiência de seus colaboradores. “Ser eficaz é alcançar os objetivos organizacionais. Ser eficiente é alcançar esses objetivos com o mínimo de desperdício de seus recursos, ou seja, fazer o melhor possível do uso do dinheiro, do tempo, dos materiais e das pessoas.“ Bateman e Snell {2007, p.16}

Adotou um planejamento estratégico no setor PCP (Planejamento e Controle de Produção), que é efetuado através de reuniões de análises críticas com os gestores de cada setor (Produção, Manutenção, Compras, Ferramentaria, etc.) para elaboração de um programa diário de produção, desta forma obtém-se todas as possibilidades para diminuição de risco nesse planejamento de atendimento ao pedido do cliente. Após os levantamentos desses dados é elaborado um documento de análise crítica e fechamento com os responsáveis assinando em ata.

Por se enquadrar no setor de indústrias, a FAPE é uma empresa de alta concorrência, já que atua principalmente na fabricação de autopeças (que é responsável por 90% de seu faturamento. Sua influência econômica é diretamente aos cofres públicos, por não ser enquadrada ao sistema SIMPLES, toda tributação ainda é muito pesada e toda voltada aos órgãos competentes de arrecadação (municipal, estadual e federal) A empresa está em busca de incentivo governamental, (redução de carga tributária) que até o presente momento ainda está em discussão.

Quanto ao setor de Recursos Humanos, a empresa adotou a política de trabalho em equipe (já que a fabricação de peças passa por várias etapas) estimulando a colaboração dos operários entre si e no final a obtenção de bons resultados. O mesmo setor vem em busca de estratégias para o aumento do faturamento da empresa: Treinamento contínuo (QUE JÁ É UMA AÇÃO ATUAL DA EMPRESA DEVIDO A EXIGÊNCIA DE CERTIFICAÇÃO) e oportunidade imediata de captação de mão de obra não qualificada (PRIMEIRO EMPREGO) sendo totalmente capacitado internamente.

2.1.1.1 ÉTICA

Fundada num estudo metafísico do conjunto das regras de conduta consideradas como universalmente válidas (Japiassu; Marcondes, 2001, P.93), “a ética não é uma ciência teórica ou especulativa, mas uma ciência prática, no sentido de que se preocupa com a ação, com o ato humano.” (Alonso, López e Castrucci 2006, p.3) Nisso, o código de ética da FAPE está implícito na definição da MISSÃO, VISÃO E OBJETIVOS, onde todos os seus empregados recebem através de treinamento introdutório ao ser contratado e as mesmas informações ficam impressas e visíveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com