TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica

Dissertações: Didatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  6.101 Palavras (25 Páginas)  •  762 Visualizações

Página 1 de 25

Resumo:

A Didática expressa uma prática pedagógica que decorre da relação básica entre professor e aluno num momento histórico determinado. Reconhecendo a Didática como Ciência que é, sendo pesquisa e também uso de técnicas de ensino, deve-se conceber a idéia de sua importância na contribuição para a formação do cidadão desde a educação básica, até o ensino superior. Entre as várias abordagens didáticas este trabalho, busca clarificar a teoria e a prática como objetos do ensino com ênfase na história do pensamento pedagógico brasileiro e na formação acadêmica. Acrescente – se ainda estratégias de ação educativa que vão além do confronto das teorias pedagógicas.

Didática, aprendizagem, ensino.

Abstract:

The expressed Didacticism a pedagogic practice that it elapses of the basic relationship between teacher and student in a certain historical moment. Recognizing the Didacticism as Science that is, being research and also use of teaching techniques, it should be conceived the idea of her importance in the contribution for the citizen's formation from the basic education, until the higher education. Among the several didactic approaches this work search to clarify the theory and the practice as objects of the teaching with emphasis in the history of the Brazilian pedagogic thought and in the academic formation. Increase still strategies of educational action that space besides the confrontation of the pedagogic theories.

Didacticism, learning, teaching.

Etapa 1

Desafio

Plano de Aula

Publico Alvo: 2º ano

Perfil da turma para qual a aula vai será preparada: 20 crianças entre meninos e meninas.

Tempo de duração: 5 horas

Tema da aula: Monteiro Lobato

• 1º Etapa: Contar para os alunos sobre Monteiro Lobato e o quanto ele foi importante para as crianças brasileiras / Perguntar para as crianças o que elas conhecem sobre o Sitio do Pica Pau Amarelo / Mostras fotos de Monteiro Lobato e seus personagens / Apresentar o livro “O pica pau amarelo” e ler sete capitulo com eles / Montar quebra cabeça sobre os personagens mais famosos dele / Ensinar musicas do Sitio do Pica pau amarelo.

• 2º Etapa: Relembrar os capítulos anteriores e ler com os alunos mais sete capítulos / Conversar com os alunos sobre o que eles sentiram sobre as aventuras dos personagens do Sitio / Fazer algumas perguntas para eles para que eles aprendam a dar opiniões e trocarem ideias / Confecção de bonecos do sitio do pica pau amarelo.

• 3º Etapa: Relembrar os capítulos anteriores e ler mais sete capítulos / Converse com eles sobre o que eles gostariam de incluir na historia / Produzir um cartas com a mudança na historia / Preparar alguma receita que tenha na historia com eles.

• 4º Etapa: Finalizar o livro / Perguntar para os alunos o que eles acharam de toda a historia / Organizar uma roda de biblioteca para apresentar todas as literaturas de Monteiro Lobato fazendo com que eles criem vontade de ler mais livros / Fazer um teatro com os bonecos confeccionados / Cantar com eles as musicas aprendidas.

Justificativa: A leitura em voz alta feita pelo professor para seus alunos tem um enorme potencial educativo, permitindo que as crianças se encantem pelo autor e tenham interesse de ler outras literaturas. Em seqüência a apresentação de um influente escritor brasileiro do século XX, sendo celebrado por gerações em gerações de crianças em seu trabalho sobre O Sitio do Pica Pau Amarelo.

Conhecer Monteiro Lobato e seus livros é um dever que a escola deveria ter, pois ele deu motivos para as crianças gostarem de ler.

Objetivos da aula a ser planejada:

• Conhecer o escritor Monteiro Lobato, bem como suas obras.

• Criar nos alunos o hábito de leitura.

• Desenvolver interesse e atenção por musica, leitura, historias e escrita.

Conteúdo previsto para a aula:

• Leitura

• Linguagem oral e escrita

• Musicas

• Trabalhos manuais

• Educação Alimentar

• Informação

Procedimentos de Ensino e Método:

Recursos de Ensino:

Avaliação: A avaliação será continua, através da observação diária do aluno no desempenho de suas atividades, no relacionamento com o colega e com a professora.

Recursos e Materiais: Bibliografia de Monteiro Lobato, imagens do autor e das suas criações, livros do autor, quebra-cabeça, musica, matérias recicláveis, lã, papeis coloridos, EVA, alimentos.

Referencias Bibliográficas: Memórias da Literatura Infantil e Juvenil, Revista Nova Escola, Revista Professoras de Educação Infantil, Blog Professora Assim, Wikipédia.

Etapa 2

Este escrito busca discorrer sobre a dicotomia existente entre teoria e prática na educação do ponto dos educadores. O trabalho apresenta também aspectos históricos da formação docente no Brasil e as tendências do pensamento pedagógico brasileiro relacionando com a Didática no ensino superior.

Pura (1989, p. 21) diferencia didática teórica e prática:

“Didática teórica é aquela desenvolvida nos programas da disciplina, segundo pressupostos científicos que visam à ação educativa, mas distanciada desta. São pressupostos abstratos que se acumulam sobre o processo de ensino, na busca de torná-los mais eficientes. Didática prática é aquela vivenciada pelos professores nas escolas a partir do trabalho prático em sala de aula, dentro da organização escolar, em relação com as exigências sociais. Esta não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com