TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica

Casos: Didatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2013  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  787 Visualizações

Página 1 de 2

A Pedagogia Histórico-Crítica procura compreender o processo educacional a partir do desenvolvimento histórico crítico, na visão do materialismo histórico. Esta pedagogia busca uma transformação da sociedade por meio de uma proposta pedagógica que vise resgatar a importância da escola e do trabalho educativo.

A educação é entendida como processo de trabalho, o qual diferencia o homem dos animais, sendo assim o trabalho educativo é o ato de produção histórica pelos homens, ou seja, uma produção do saber sistematizado intencional.

Assim a pedagogia histórico-crítica, busca entender como as mudanças na forma de produção alteram as formas de educação historicamente, buscando, um sistema educacional que utilize na pedagogia histórico-crítica. Os meios necessários para que haja um saber elaborado levando em consideração os meios históricos para que o ensino seja significativo.

Preciosa é a contribuição do livro “Uma didática para a Pedagogia Histórico- Critica” de João Luís Gasparin, cujo é uma proposta dialética de trabalho educador/educando que parte da prática, vai à teoria e retorna à prática (método dialético prática-teoria-prática). A obra é destinada a todos os educadores que realmente desejam oferecer aos educando uma possibilidade de aprender criticamente o conhecimento científico.

O autor coloca o professor a trabalhar com o aluno, e não pelo aluno. Gasparin divide a nova didática em alguns passos, e cada um deles tem como objetivo envolver o educando na aprendizagem significativa dos conteúdos. Para aprendizagem ser significativa deve iniciar-se quando os alunos dizem o que sabem sobre o tema da aula e o que gostariam de saber a mais sobre esse conteúdo. Por outro lado Gasparin diz que o processo ensino-aprendizagem na perspectiva histórica critica, onde os professores afirmaram planejar as unidades de ensino seguindo o que diz a pedagogia histórico-crítica, argumentando planejamento dos conhecimentos básicos do educando para chegar ao conhecimento científico, que proporciona uma aprendizagem significativa, dando a oportunidade do professor ter um direcionamento do processo pedagógico, criando assim condições necessárias para a apropriação do conhecimento, assim faz com que o educador perceba o valor de sua prática pedagógica. Tenha-se presente que para a aula ser significativa é necessária uma troca de conhecimento, não apenas um repasse. Havendo essa troca de conhecimento entre aluno e professor, os alunos passam a questionar o conhecimento que vão aprender, interessa-se por suas múltiplas dimensões, desejam saber o sentido que tal conhecimento tem para sua vida e para a solução dos problemas sociais. Passam, então, a apropriar-se dos conteúdos e dos processos pedagógicos que respondem aos desafios presentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com