TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferentes estruturas organizacionais

Tese: Diferentes estruturas organizacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Tese  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 4

Vivemos em uma evolução constante, um crescimento tecnológico, juntamente com a globalização, a economia por sua vez caminha junto, a gestão e conhecimento envolve tudo o que já foi citado, vamos entender primeiramente o que a Gestão significa; gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser administrada.

O objetivo é de crescimento, estabelecido pela empresa através do esforço humano organizado, pelo grupo, com um objetivo especifico. As instituições podem ser privadas, sociedades de economia mista, com ou sem fins lucrativos.

Conhecimento significa ato ou efeito de conhecer; modo de agir ou de adaptar-se em relação a alguma coisa adquirido a partir de uma análise racional das percepções desta; informação, idéia, experiência; conjunto de conhecimentos...Há dois tipos de conhecimento: tácito e explícito. O conhecimento tácito é aquele disponível com pessoas e que não se encontra formalizado em meios concretos. Há duas dimensões para o conhecimento Tácito; a dimensão Técnica e a “cognitiva”Técnica: Engloba as habilidades informais e de difícil detecção, captadas no termo de “Know- how”. (Saber como) Cognição: Crenças, percepções, idéias, valores, emoções e modelos mentais. É a forma de como percebemos o mundo em torno de nós.Já o conhecimento explícito é aquele que pode ser armazenado, por exemplo, em documentos, manuais, bancos de dados ou em outras mídias.

Uma organização cria e utiliza conhecimento convertendo o conhecimento tácito em conhecimento explícito eles são:

1. Socialização: Compartilhar e criar conhecimento tácito através de experiências diretas.

2. Externalização: Articular conhecimento tácito através do diálogo e da reflexão.

3. Combinação: Sistematizar a aplicar o conhecimento explícito e a informação.

4. Internalização: Aprender e adquirir novo conhecimento tácito na prática.

Sintese Corpo/ Mente

Aprender- fazendo equivalente a internalização, que e a conversão do conhecimento explicito e conhecimento tácito( Corpo+ mente= Conhecimento)

Síntese Individuo/ Organização

Em uma organização só há conhecimento se houver pessoas, sem o mesmo será impossível a organização obter o conhecimento,a estimulação e essencial.

Síntese de Inferior/ Superior

O conhecimento e criado pela síntese dos dois top down+ balton up= meddle- up- dow.

Top down=:Somente os administradores do topo são capazes de criar conhecimento; Está concentrado na combinação e na internalização; os administradores medianos processam muitas informações , mas raramente envolve-se na criação do conhecimento

Batton-up : Pessupõe que o conhecimento seja criado por empregados empreendedores da linha de frente, com muito poucas ordens e instruções provenientes do topo da administração; Concentra-e na extrenalizaçao e na socialização; O criador do conhecimento e o individuo empreendedor na linha de frente da organização, com os administradores medianos desempenhando um papel mínimo.

Síntese da Hierarquia/ Força Tarefa

Estruturas organizacionais diferentes.

Hierarquia:Estrutura altamente formalizada,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com