TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Introdução à Educação Virtual

Monografias: Disciplina: Introdução à Educação Virtual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 3

O que é o Moodle:

Moodle é um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem. Criado em 2001 pelo educador e cientista computacional Martin Dougiamas, a plataforma está em desenvolvimento constante, tendo como filosofia uma abordagem social construtivista da educação.

O Moodle é Open Source, ou seja, aberto, livre e gratuito. Isso significa que ele pode ser carregado, utilizado, modificado e até distribuído. Apesar de possuir um copyright, pode ter o seu código fonte alterado ou desenvolvido para satisfazer as necessidades específicas.

A palavra Moodle referia-se originalmente ao acróstico “Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment”, (Ambiente de Aprendizagem Dinâmico e Modular Orientado a Objetos) que é especialmente significativo para os programadores e acadêmicos da educação. É também um verbo que descreve o processo de navegar despretensiosamente por algo, enquanto se faz outras coisas ao mesmo tempo, num desenvolvimento agradável e conduzido frequentemente pela perspicácia e pela criatividade.

Assim, o nome Moodle aplica-se tanto à forma como foi feito, como a uma sugestiva maneira pela qual um estudante ou um professor poderia integrar-se estudando ou ensinando num curso on-line.

Muitas Universidades e Escolas já utilizam o Moodle, não só para cursos totalmente virtuais, mas também como apoio aos presenciais. Também é indicado para outros tipos de atividades que envolvem formação de grupos de estudo, treinamento de professores e até desenvolvimento de projetos. Existem outros setores, não ligados diretamente à educação, que utilizam o Moodle como, por exemplo, empresas privadas, ONGs e grupos independentes que interagem na Internet. (fonte: www.ufjf.br)

Ferramentas:

Basicamente, existem três maneiras distintas de disponibilizar materiais pelos Tutores, aos alunos.

Texto simples

O tutor disponibiliza apenas texto puro, sem maiores recursos.

Texto web

O texto web é, de certa forma, semelhante ao texto simples. A grande diferença está no fato de que o texto é confeccionado no próprio ambiente, possibilitando a formatação, inserção de figuras, links, etc.

Arquivo ou página web

Esta forma de material permite o aproveitamento de materiais já existentes em sites da web ou mesmo, apontar para um arquivo com conteúdo didático que o tutor produziu para sua disciplina.

Atividades

As atividades correspondem às respostas das questões propostas pelos tutores no decorrer do curso. A seguir veremos as principais atividades do Moodle.

Bate-papo (Chat)

O Bate-papo é uma atividade em que, alunos e tutores estabelecem uma comunicação por escrito, on-line, com dia e hora previamente determinados. É semelhante, em tudo, às ferramentas disponíveis na internet com este mesmo nome.

É recomendável que, antes de iniciar um bate-papo real, o aluno experimente a ferramenta com os colegas. A configuração de um Bate-papo é auto-explicativa.

Diário

Esta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com