TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indisciplina Escolar

Dissertações: Indisciplina Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/1/2015  •  2.153 Palavras (9 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 9

ESTADO DO PIAUÍ

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

RUA ANTONIO FEITOSA, 90 – CENTRO CEP: 64330-000, FONE: (86)3249-1311

PREFEITURA DE SÃO MIGUEL DO TAPUIO – PI,

“Respeito a nossa gente”

UNIDADE ESCOLAR MAMEDE ALVES DE OLIVEIRA

PROJETO DE INTERVENÇÃO INDISCIPLINA ESCOLAR

SÃO MIGUEL DO TAPUIO-PI

2014/2015

CARACTERIZAÇÃO

Nome da Escola: Unidade Escolar Mamede Alves de Oliveira

Diretor administrativo: Milton César Nogueira da Silva

Coordenador Francisco Edivan Inácio de Sousa

Público alvo: Todos os alunos

Período de realização: 2014/2015

Modalidade de Ensino: Ensino Fundamental I e II

PROJETO DE INTERVENÇÃO INDISCIPLINA ESCOLAR

Apresentação

Olhando para nosso cenário educacional atual, podemos perceber que a indisciplina é um dos fatores que mais dificultam o desenvolvimento das atividades no âmbito escolar, principalmente as atividades pedagógicas. As consequências são muitas e neste sentido a família e a escola, ao invés de estarem em constante embate, atribuindo uma à outra, a responsabilidade por tal problema, deveriam estar preocupados em como resolver este problema que assola as nossas escolas. Mas a indisciplina é o único problema? Não. Temos outros que diretos ou indiretamente estão relacionados com a falta de disciplina, como bullying, dificuldade de aprendizagem, baixo rendimento escolar, faltas, para casa não feitos, alunos abaixo da média, alunos que ainda não lêem, mesmo que em minoria, distorção idade-série e falta de exercício de valores ético e morais pela maioria dos alunos. Com objetivo de amenizar ou até mesmo sanar estes problemas, família e comunidade escolar devem se unir tendo em vista a responsabilidade de cada um no papel de educador.

Justificativa:

Diante das discussões sobre indisciplina, vimos que não é problema só de nossa escola, mas é um problema geral que requer enfrentamento dentro das escolas de nosso país. Na Unidade Escolar Mamede Alves de Oliveira são apontadas pelos professores e gestores diversas causas para a indisciplina, considerada a maior delas o cumprimento das normas da escola pelos alunos, principalmente dentro da sala de aula, pois, os mesmos não vêem o professor como alguém que vai ajudar a eles no processo educacional e tão pouco dá atenção às aulas, ficando dispersos na maioria das vezes. Há outros fatores a ser considerado, entre um deles a falta de planejamento do professor em relação as suas aulas, segundo acompanhamento registrado pelo coordenador da escola. Segundo a opinião dos alunos, têm aulas que não despertam interesse dos mesmos e tão logo são pouco atrativas. Diante do exposto é preciso lançar mão da teoria e por em prática ações que visem erradicar ou amenizar tal situação. Portanto este projeto de Intervenção visa não apenas apontar possíveis causas da indisciplina na escola, mas criar estratégias continuadas em busca de soluções para o problema, bem como estimular o trabalho coletivo em parceria com a comunidade e órgãos competentes.

Fundamentação Teórica

A indisciplina representa um problema a ser pensado sob a perspectiva da gestão escolar, pois se configura como um complicador ao exercício do trabalho pedagógico. É preciso lançar um olhar diferenciado sobre o problema para que se consiga descobrir em quais momentos ela é mais acentuada e quais fatores sociais, pedagógicos e psicológicos contribuem para que ela aconteça.

Um dos fatores apontados pelos educadores como agravante do processo de indisciplina no âmbito escolar é a ausência de regras ou a indisposição dos alunos para obedecê-las. A ineficiência da família em cumprir sua função educadora é outro fator, uma vez que cada dia mais os pais ausentam-se dos lares e tomam espaço no mercado de trabalho delegando à escola e aos professores à responsabilidade pela educação integral de seus filhos.

Para LA TAILLE (1996) [...] “crianças precisam sim aderir a regras e estas somente podem vir de seus educadores, pais ou professores. Os ‘limites’ implicados por estas regras não devem ser apenas interpretados no seu sentido negativo: o que não poderia ser feito ou ultrapassado. Devem também ser entendidos no seu sentido positivo: o limite situa, dá consciência de posição ocupada dentro de algum espaço social – a família, a escola, e a sociedade como um todo”.

Partindo deste ponto é preciso intensificar parceira entre família e escola para que a criança possa compreender as regras, não como instrumento de exclusão, mas como condição necessária ao convívio social. Outro fator apontado por (LA TAYLLE, 1996; AQUINO, 1996; REGO, 1996; ARAÚJO, 1996) como causador de indisciplina é a perda de autoridade do professor tanto no que se refere ao conhecimento, quanto à postura em sala de aula. Na escola Mamede Alves, é comum observar que nas salas em que o professor está motivado, utiliza uma metodologia diferenciada, desafiadora, fazendo uso das TIC´s o aluno se sente estimulado com relação à produção de seu próprio conhecimento e a indisciplina é pouco recorrente.

Para REGO (1996, p.100): “o comportamento indisciplinado esta diretamente relacionada à ineficiência da pratica pedagógica desenvolvida: metodologias que subestimam a capacidade dos alunos, constantes ameaças visando o silencio da turma.”

É também fato constatado que na atual conjuntura o aluno não aceita mais o modelo de educação retrógrada e ultrapassado onde ele é um ser passivo e precisa desenvolver atividades de forma mecânica. Visto neste modelo mecanicista ele se rebele e reage de maneira pouco amistosa desafiando o professor visto por eles como alguém que deseja impor sua força, seu poder, sua autoridade. Contudo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com