TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dispositivos de Entrada e Saída

Tese: Dispositivos de Entrada e Saída. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  Tese  •  2.998 Palavras (12 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 12

Relatório 4 – Dispositivos de Entrada e Saída

Principais tipos de tecnologias de entrada e saída disponíveis no mercado

Temos três tipos de periféricos, entrada, saída e Mista, fazendo a interação do Homem com a Máquina. Os dispositivos de entrada têm em comum é que eles codificam a informação que entra em dados e que possam ser processados pelo sistema do computador. Já os dispositivos de saída decodificam os dados em informação que pode ser entendida pelo usuário.

Os principais dispositivos de Entrada também designados por dispositivos de Input são: teclado, Mouse, scanner. Os principais dispositivos de saída de informações são: monitor de vídeo, impressora, etc.

• Monitor de Vídeo

✓ Descrição: O monitor de vídeo é um equipamento semelhante a uma TV, responsável por transmitir informações visuais ao usuário. É um dispositivo de exibição de saída mais usado, exibindo texto, imagens e vídeos Assim, na tela aparecem às informações do sistema operacional e dos programas e em que, também, se pode ver o resultado do trabalho feito.

✓ Características Técnicas: Quanto maiores forem os números de dpi e de pixels melhor será a resolução. As imagens que aparecem na tela do monitor são geradas por uma placa que fica no interior do computador. A quantidade de cores e a resolução que o monitor pode apresentar, também dependem da capacidade dessa placa. A resolução determina o número de pixels por unidade de superfície (pixels por polegada linear (em inglês DPI: Dots Per Inch traduz-se como pontos por polegada). Uma resolução de 300 dpi significa 300 colunas e 300 alinhamentos de pixels sobre uma polegada quadrada que daria, por conseguinte 90000 pixels sobre uma polegada quadrada. A resolução de referência de 72 dpi dá-nos um pixel de 1 " /72 (uma polegada dividida por 72) ou seja 0.353mm, correspondente um ponto pica (unidade tipográfica anglo-saxónica).

• Mouse

✓ Descrição: Pequena peça deslizante que serve para movimentar o cursor na tela, o que é facilitado pela sua movimentação sobre um apoio de borracha retangular denominado mouse pad.Com o mouse se pode apontar comandos na tela e ativá-los pressionando seu botão esquerdo, bastando o cursor estar sobre uma palavra ou figura que represente o comando. Disponibiliza quatro tipos de operações: movimento, clique, duplo clique e arrastar e largar (drag and drop). Permite executar as mais diversas funções: selecionar textos, redimensionar figuras, arrastar etc...

✓ Características Técnicas: Há vários fatores que ajudam a definir a qualidade de um mouse, por exemplo, tamanho e tipo do sensor óptico, velocidade com que se pode movimentar o mouse (medida geralmente feita em polegadas por segundo) e resolução. Em poucas palavras, a resolução indica o menor movimento que o mouse consegue detectar. Quanto maior a resolução do mouse, menor será a sua movimentação para fazer o cursor chegar a um determinado ponto da tela do computador. Para identificar a resolução dos mouses, costuma-se utilizar uma medida chamada DPI (Dots Per Inch - pontos por polegada). Algunsfabricantes indicam a resolução de seus mouses através de CPI (Counts Per Inch - contagens por polegada) por considerar essa a medida ideal para esse tipo de dispositivo.

• Teclado

✓ Descrição: Os teclados são comumente utilizados para entrada de dados em sistemas. Neste tópico se demonstrará como é feita a comunicação entre o microcontrolador e o teclado utilizando a interface ps2 também conhecida como mini-DIN 6. O conector mini-DIN 6, possui seis pinos, que dos seis pinos somente quatro são utilizados sendo 2 para alimentação e 2 para comunicação. O teclado PS/2 comunica-se de forma síncrona através de um conector macho na extremidade do fio do teclado.

✓ Caracteristicas:O número de teclas geralmente varia de 101 a 104 teclas; podemos encontrar teclados possuindo até 130 teclas, com muitas delas programáveis. Também há variantes compactas que têm menos que 90 teclas.Teclado de 101 teclas Porque temos duas mãos, devemos habituar-nos a dividir o teclado em duas metades (área assinalada). Use a mão esquerda ou direita – dentro da zona que lhe pertence – evitando cruzar os dedos ou as mãos no teclado. As teclas assinaladas – F , J e 5 – têm pequenas saliências que funcionam como referências para os invisuais se orientarem no teclado. Repare que a tecla F está no lado esquerdo do teclado, e a tecla J está no lado direito. No teclado numérico, a tecla 5 ocupa a posição central.

• Impressora e Scanner

✓ Descrição: Uma impressora é um componente periférico que, quando conectado a um computador tem a função de imprimir textos, gráficos, fotografias, etc. Há uma variedade enorme de modelos, tipos e funcionamento de impressoras; bem como variados tipos de impressão, direcionados as mais diversas áreas de trabalhos: arquitetura, engenharia, design industrial, design, decoração, editoração, publicações, etc. E permite imprimir os trabalhos de textos, desenhos e imagens em uma folha de papel ou folha de transparência.

✓ Características Técnicas: A qualidade de impressão é medida em pontos por polegada (dpi). As mais comuns são: matricial (baixa resolução, impressão lenta); laser (altíssima resolução, impressão rápida); jato de tinta (alta resolução, impressão em velocidade intermediária). Permite digitalizar textos e imagens (impressos em papel) para a memória do pc. A qualidade do scanner é medida em pontos por polegada (dpi).O scanner tem dois tipos de resolução, a ótica máxima e a interpolada. Os programas para scanners têm um sistema de reconhecimento ótico de caracteres que permite ao programa reconhecer os caracteres impressos e escritos, chamado de OCR - Optical Character Recognition.

Principais tipos de tecnologias de entrada e saída disponíveis no mercado.

Hoje as tecnologias de entrada e saída são cada vez mais avançadas e com os aperfeiçoamentos cada vez mais impressionantes, e tudo é conforme a necessidade de cada um.

Segue alguns dispositivos mais utilizados:

• Track-ball

Track-Ball é uma versão do Mouse típico. O utilizador movimenta a esfera e não a base como acontecia com o mouse.

• Touch-Pad

É um pequeno ecran táctil, que corresponde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com