TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dissertação Piaget

Por:   •  10/6/2016  •  Dissertação  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 5

Jean Piaget

Jean William Fritz Piaget nasceu na Suíça, na cidade de Neuchâtel, em 1896 e já aos 11 anos de idade publicou um artigo científico sobre as observações de um pássaro albino. Ele viveu em uma época influenciada por fatos históricos ocorridos no final do século XIX, como a 2ª Revolução Industrial e o crescimento nas áreas científicas e tecnológicas. O início do século XX, período vivido por Jean, foi marcado por duas guerras mundiais, Revolução Russa 1917, Gripe espanhola 1918 e pelo quase colapso da democracia parlamentar europeia nos anos 30 e 40. Diversas teorias científicas também surgiram neste período, entre elas: a da relatividade, a da mecânica quântica e física nuclear.

Os trabalhos de Piaget foram influenciados principalmente pela filosofia de Immanuel Kant, pelas ideias evolutivas do naturalista francês Jean-Baptiste de Lamarck e de seu mestre, o suíço Édouard Claparède, sobre o pensamento infantil.

Para a psicologia, neste período, uma das maiores descobertas na área científica foi a Psicanálise, campo da psicologia explorado por Sigmund Freud e pelos seus discípulos Jung e Adler. Outra figura importante para psicologia foi o bielo-russo Lev Vygotsky. Nos seus estudos sobre desenvolvimento intelectual, atribuiu o papel principal às relações sociais e a corrente pedagógica que se originou de seu pensamento é chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo. Surge da ênfase no social uma oposição teórica em relação a Piaget.

Durante a adolescência, Jean trabalhou no Museu de História Natural de Neuchâtel, onde estudou e publicou vários artigos reconhecidos cientificamente sobre o estudo de moluscos e logo depois iniciou os estudos interessado pelas questões epistemológicas que acompanhariam todo o seu trabalho como pesquisador. Aos 18 anos, precisou escolher entre a biologia e a filosofia para definir a sua profissão. Optou e licenciou-se, em 1915, em biologia e aos 20 anos doutorou-se em malacologia(1918). Depois foi para Zurique e começou o estudo do raciocínio da criança sob a ótica da psicologia experimental. Em 1919 foi á Paris onde estudou psicopatologia e lógica e trabalhou no laboratório de psicologia experimental de Alfred Binet. Através do trabalho de padronização dos resultados de testes de inteligência, ele pôde analisar a regularidade das respostas das crianças e a análise verbal do raciocínio delas.

Esses dados dão início à construção da sua Teoria Epistemológica Genética. Piaget elaborou um método próprio de pesquisa, o método clínico, e iniciou sistematicamente as investigações sobre o desenvolvimento infantil e a construção da inteligência. Este foi o lugar onde ele construiu sua primeira teoria do desenvolvimento cognitivo. O objetivo de seu estudo era renovar a nossa concepção de pensamento e desvendar como ocorria a construção do conhecimento. Para ele o desenvolvimento cognitivo acontece por meio de desequilíbrios e equilíbrios. A construção do conhecimento é realizada por um processo que envolve a assimilação (o sujeito incorpora o objeto a sua estrutura cognitiva), a acomodação (a estrutura cognitiva se ajusta as características do objeto), ambos ajustados em um sistema de equilibração e adaptação (manifestação exterior). Através do processo de desequilibração (a desconstrução do que sabemos associando o novo saber ao já existente), assimilação, acomodação, equilibração e adaptação mais esquemas podem ocorrer de forma contínua, pois a estrutura cognitiva tem condições de aprender cada vez mais. O desenvolvimento do pensamento, conforme Piaget, acontece com todas as crianças através: do estágio sensório-motor (0 a 2 anos) denominado inteligência prática, onde não se emprega a linguagem, mas as percepções e as ações; estágio pré-operatório (02 a 7 anos) nesta fase a criança começa a ser inserida no mundo da linguagem e a sua socialização no mundo começa ganhar importância e faz com que ela ingresse também no mundo da moralidade. Assim como no estágio anterior ela é egocêntrica e tem dificuldade de entender outros pontos de vista; estágio operatório concreto (07 a 11 anos) e estágio operatório formal (11 até fase adulta) no operatório concreto, ela só faz uso da capacidade operatória a partir de evidências concretas e no operatório formal já consegue pensar de maneira lógica sobre abstrações.

Seus estudos contribuíram com a educação de forma expressiva. Sua teoria leva à conclusão de que o trabalho de educar crianças não está ligado à transmissão de conteúdos e sim no desenvolvimento da atividade mental do aluno. Cada um possui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com