TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade E Inclusão Na Escola

Artigo: Diversidade E Inclusão Na Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................5

4 REFERÊNCIAS.........................................................................................................6

1 INTRODUÇÃO

A escola por sua vez tem o papel de garantir acesso à educação de qualidade aos seus alunos com deficiências, embora não seja de sua exclusiva responsabilidade, compete também à escola desenvolver ações para possibilitar o desenvolvimento educacional desses sujeitos.

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é norteador do fazer pedagógico e tem papel importante para confirmar a inclusão desses estudantes, contribuindo assim para o desenvolvimento de condições favoráveis na escola.

O propósito deste trabalho é analisar o papel do Projeto Político Pedagógico (PPP) no que diz respeito ao acesso de alunos com necessidades especiais à escola, realçando assim a importância do mesmo para o planejamento escolar.

2 DESENVOLVIMENTO

A escola na qual foi feita a entrevista com o pedagogo já desenvolveu trabalhos com os profissionais, envolvendo um todo, por meio de reflexões e práticas em sala de aula, com avaliações feitas com os alunos em pequenos seminários, esse estudo ocorreu na formação continuada sala de professor. A escola também desenvolveu por uma pedagoga um trabalho de pesquisa com questionário e análise dos dados sobre preconceito envolvendo discriminação, o resultado foi tratado com palestras de orientações com os alunos e com os professores, estudo teórico e planejamento de ações coletivas globalizando as disciplinas.

Em anos anteriores a escola já ofereceu Atendimento Educacional Especializado através da sala de recursos multifuncionais, mas com a redução do número de alunos a escola deixou de fazer atendimento, a escola pesquisada atualmente atende a um único período, ficando impossibilitado o atendimento em horário oposto e o acesso ao Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Já o Projeto Político Pedagógico (PPP) é construído anualmente e realimentado de acordo com as necessidades da instituição de ensino e do currículo escolar.

Ao analisar a proposta da escola diante do Projeto Político Pedagógico (PPP), o mesmo é um elemento de planejamento escolar para que se realize o processo educacional dos estudantes com Necessidades Educacionais Especiais, bem como a sua importância para a elaboração de um contexto escolar que favoreça ao acesso educacional desses alunos. Sendo que o PPP é revisto todo ano, com o novo estudo esta sendo proposta a viabilidade concreta da Educação Inclusiva na escola pesquisada.

3 CONCLUSÃO

O presente trabalho teve como objetivo analisar o PPP de uma escola publica quanto à diversidade e inclusão.

Através de um questionário com um pedagogo percebeu-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com