TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Divisão Do Trabalho(sociologia)

Artigos Científicos: Divisão Do Trabalho(sociologia). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  8.179 Palavras (33 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 33

Energia Hidráulica

Usina Binacional de Itaipu: uma das maiores geradoras de energia elétrica do Brasil

O que é Energia Hidráulica, também conhecida como energia hídrica ou hidrelétrica, é aquela obtida através do aproveitamento da energia potência e cinética das correntes de água em rios, mares ou quedas d’água. É considerada uma fonte de energia renovável e limpa. Como funciona A energia contida na água (potencial e cinética) é transformada em energia elétrica através do movimento das turbinas existentes nas usinas hidrelétricas.

Vantagens - Não ocorre emissão de gases poluentes significativos no processo de geração de energia. - É uma fonte de energia renovável. - A água represada pode, dependendo do projeto, ser usada para irrigação de plantações nas proximidades da usina. - Através da represa é possível regular a vasão do rio. - Custo operacional baixo, pois as usinas atuais são automatizadas.

Desvantagens - Em época de pouca chuva nas cabeceiras dos rios, pode ocorrer a diminuição da geração de energia elétrica. - Se a represa é construída em local onde há cidade ou aldeia indígena, há grande transtorno para estas populações, pois estas devem ser deslocadas para outras áreas. - Quando há construção de represa em região de mata ou floresta, ocorre impacto ambiental, pois muitas espécies animais e vegetais podem ser prejudicadas. - O aumento ou diminuição do fluxo de água que sai das barragens pode afetar a vida nos ecossistemas dos rios.

Energia Solar

Painel solar: captação da energia do Sol

Definição: Energia solar é aquela proveniente do Sol (energia térmica e luminosa). Esta energia é captada por painéis solares, formados por células fotovoltaicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica. A energia solar também é utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento da água.

Vantagens - Ela é renovável, ou seja, nunca acaba. - É uma energia limpa, ou seja, não gera gases poluentes ou outros tipos de resíduos para o meio ambiente. - Baixo custo de manutenção dos equipamentos usados. - É uma excelente fonte de energia em locais não atendidos por outras fontes de energia. A energia hidrelétrica, mais consumida no Brasil, não chega em locais de difícil acesso ou com grandes dificuldades para instalação de torres e cabos de energia elétrica. - O equipamento pode ser instalado em residências, baixando o custo da conta de energia elétrica

Desvantagens - Em dias de chuva ou com baixa incidência de sol (dias nublados) diminui a geração de energia. - No período da noite não ocorre a produção de energia. - O custo para compra e instalação dos equipamentos ainda é alta. -Até mesmo a energia solar causam impacto ambiental. - Ela exige um processo de mineração poluidor para extração do minério utilizado na fabricação da célula fotovoltaica, além de deslocar a fauna e flora locais, ocupam espaços que poderiam dar lugar a outras atividades.

Combustíveis Fósseis

Carvão mineral: exemplo de combustível fóssil

Definição Os combustíveis fósseis são substâncias de origem mineral, formados pelos compostos de carbono. São originados pela decomposição de resíduos orgânicos. Porém, este processo leva milhões de anos. Logo, são considerados recursos naturais não renováveis. São os mais usados no mundo para gerar energia elétrica e movimentar veículos. Onde são encontrados Os combustíveis fósseis são encontrados em áreas profundas do solo ou no fundo do mar. Exemplos Os combustíveis fósseis mais conhecidos são: gasolina, óleo diesel, gás natural e carvão mineral. A queima destes combustíveis é usada para gerar energia e movimentar motores de máquinas, veículos e até mesmo gerar energia elétrica (no caso das usinas termoelétricas). Vantagens • Os combustíveis fósseis têm um valor muito alto em termos de eficiência energética. Assim, a queima de 1 g de combustíveis fósseis libera enorme quantidade de energia. • O carvão é um combustível fóssil encontrado em abundância. É usado na maioria das usinas, pois reduz o custo de produção em larga escala. • Transporte de combustíveis fósseis em forma líquida ou gasosa é muito fácil. Eles simplesmente são transportados através de tubos de construção de centrais elétricas que funcionam com combustíveis fósseis também. • O petróleo é a forma mais utilizada predominantemente de combustíveis fósseis para todos os tipos de veículos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com