TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO E AS DOENÇAS – TRANSTORNOS OCUPACIONAIS

Por:   •  21/11/2017  •  Artigo  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO E AS DOENÇAS – TRANSTORNOS OCUPACIONAIS

(Faculdade São Miguel – Serviço Social – 4º Período

Resumo

O presente trabalho de refere a doenças ocupacionais ou transtornos ocupacionais, suas causas e efeitos na vida dos trabalhadores. Serão discutidas com maior abrangência as doenças ocupacionais ligadas a transtornos comportamentais, como depressão, stress e ansiedade. Apesar de ser um tema recente, agregado a essa era moderna faz-se presente na vida de milhares de trabalhadores, sendo a terceira causa de afastamento profissional no Brasil.

Palavras-chave: Doenças ocupacionais. Transtornos ocupacionais. Transtornos comportamentais.

Introdução

Ao longo do processo de transformação social e modernização do trabalho ocorreu o surgimento do que é chamado de transtornos ocupacionais. O século XXI trouxe junto a suas inovações uma nova patologia para as doenças ocupacionais, os transtornos comportamentais.

Depressão, stress pós-traumático, ansiedade, alcoolismo e toda sorte de doenças psicossociais estão sendo motivo de afastamento profissional. A causa comum para estas patologias é o estresse ocupacional acarretado por vários fatores.

Os transtornos comportamentais como doença ocupacional não é apenas um problema brasileiro, mas mundial. As estatísticas alertam que daqui alguns anos ele será o maior fator de afastamento trabalhista, o que desperta para a necessidade de prevenção a essas patologias.

1. Trabalho e doenças – transtornos ocupacionais

Transtornos ocupacionais ou doenças ocupacionais são decorrentes da exposição do trabalhador aos riscos da atividade que desenvolvem. Existem diversos tipos e causas para doenças ocupacionais, dependendo do contexto histórico e social do trabalho novas doenças vão surgindo.

Em meados da década de 70 com o aumento dos empregos e funções, o número de enfermidades ligadas ao trabalho por causa dos excessos de ruídos, agentes químicos, radiação e etc também aumentaram.

Já nos anos 80 com o advento da informática e cargos profissionais ligados a digitação e tecnologia, houve o crescimento de outros tipos de patologias ligadas ao trabalho por exercícios de repetição como a Tenossinovite mais conhecida como Tendinite.

No início do novo milênio juntamente com as patologias citadas acima surgem também trabalhadores afetados por doenças psicossociais e transtornos mentais. O foco deste artigo estará nessas doenças.

Dados da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda afirmam que no Brasil os transtornos mentais e comportamentais foram a terceira causa de incapacidade para o trabalho. A lista de transtornos é imensa, tais como: depressão, ansiedade, stress pós-traumático, Síndrome de Burn-out (Síndrome do esgotamento profissional) entre outros.

A causa comum para estas patologias psiquiátricas é o estresse ocupacional. Psiquiatras afirmam que ele é ocasionado por diversos fatores, como cumprir metas abusivas e estar em um ambiente muito competitivo, por exemplo.

Um estudo feito pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) afirma que a violência no trabalho ocorre pela humilhação, perseguição, além de agressões físicas e verbais e listou quatro razões principais que prejudicam a saúde mental no ambiente corporativo.

A primeira é a alta demanda de trabalho, a segunda são os relacionamentos interpessoais ruins, tanto com chefes como com colegas de trabalho. A terceira razão é o desequilíbrio entre esforço e recompensa, e o último fator é a dedicação excessiva ao trabalho.

Dados do INSS apontam que 10,6 mil pessoas afastadas do trabalho por transtornos de comportamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com