TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossiê De Planejamento E Projeto Pedagógico

Artigos Científicos: Dossiê De Planejamento E Projeto Pedagógico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  2.551 Palavras (11 Páginas)  •  839 Visualizações

Página 1 de 11

UNIDADE 1:

NOÇÕES, CONCEITOS E DETERMINANTES DO PLANEJAMENTO, PLANO E PROJETO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Defina planejamento e argumente a respeito de sua importância no contexto escolar, explicando as respectivas etapas.

R: Planejamento é pensar em tudo, é pensar o caminho que você vai seguir o que você quer aonde chegar, tudo isso e muito mais esta no planejamento. Planejar é um processo que ocorre na mente das pessoas para organizar as ações, o tempo e os recursos, com vistas a um ou mais objetivos. É um processo permanente que nunca se esgota. Enfim, planejar é o processo de pensar para que, por que, o que, quando, como e com que meios será feito o que pretendemos. Na escola se planeja para melhorá-la e servir melhor, mas em muitas escolas são feitos planos e projetos apenas para atender a exigências burocráticas, quando se deveria planejar para resolver problemas ou visar objetivos assumidos como válidos, legítimas e significativas. O planejamento no contexto escolar é muito útil, afinal eles são feitos para se obter resultados de um determinado problema, então não devemos fazer um planejamento apenas porque é uma obrigação, mas tendo em mente que ele será muito enriquecedor para o ensino. É importante lembrar que existem etapas para fazer o planejamento:

a) Fazer o diagnóstico

b) Elaborar o projeto:

- determinar os objetivos

- determinar as metas

- definir a metodologia ou as estratégias

- indicar os recursos e os meios

- descrever como será avaliado

c) Executar o projeto

d) Avaliar o projeto

2. Pesquise o conceito de planejamento e projeto e aponte os aspectos que os distinguem.

R: O projeto não deve ser confundido com o Planejamento Escolar. Embora os dois contenham características semelhantes, há diferença na duração: o Planejamento Escolar é um plano de ações em curto prazo (para o ano letivo), enquanto que o PPP estabelece metas para um período de 3 a 5 anos. Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento de empresas, instituições, setores de trabalho, organizações grupais e outras atividades humanas. O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações. O planejamento é o processo, enquanto que o plano e o projeto são o seu produto, refere-se a uma descrição de larga abrangência em termos de tempo e problemática, enquanto que o projeto corresponde a uma descrição de abrangência menor.

3. Apresente os cuidados que devemos ter ao fazer uma análise diagnóstica na elaboração de um projeto.

4. Por que é importante o trabalho em equipe e a participação coletiva, no processo de planejamento?

R: O trabalho em equipe é importante porque com mais pessoas é possível ter um melhor planejamento, com a participação de cada um, podemos conseguir bons resultados. Neste processo deve ser envolvida toda a comunidade escolar. Assim, cada um pode contribuir com seus conhecimentos, ideias e emoções. Desta forma, somam-se ideias, vontades e esforços, para uma ação intencional.

5. Qual é a finalidade do projeto? Justifique e apresente suas etapas.

R: É fazer acontecer o que está previsto no projeto, dentro dos prazos estabelecidos para sua conclusão e também em cada meta, é obter resultados dos diversos problemas que foram apresentados no projeto. De nada adianta ter um projeto se ele não for executado, se não for feito tudo o que estava previsto, para que se tenha êxito é preciso que ele tenha bons resultados. A finalidade do projeto é estabelecer metas e objetivos que serão alcançados pela Instituição num prazo de 3 a 5 anos , é um documento baseado no contexto cultural, social, político, econômico e religioso ,sendo assim tem ,também a finalidade de trazer o aluno para sua realidade para que o mesmo possa viver em sociedade e exercer a cidadania. Suas etapas são:

a) Justificativa

b) Objetivos

- Objetivo Geral

- Objetivo Detalhado ou Específico

- Metas

c) Estratégias ou Metodologias

d) Cronograma

e) Recursos

f) Avaliação do Projeto

6. Como deve ser a avaliação do projeto? Responda, assinalando a importância do processo avaliativo para a consolidação do projeto.

R: Avaliação ocorre de maneira continua por todas instancias levando em consideração a flexibilidade, mas não perdendo seus objetivos fundamentais: aprimorar, comparar e fornecer elementos que possam servir de subsídios para manutenção ou correção das ações que conduzam á qualidade da produção e transmissão do conhecimento. A avaliação deve estar intimamente ligada ao processo de preparação do planejamento, principalmente com seus objetivos. Não se espera que a avaliação seja simplesmente um resultado final, mas acima de tudo, seja analisada durante todo o processo; é por isso que se devem planejar todas as ações antes de iniciá-las, definindo cada objetivo em termos dos resultados que se esperam alcançar. A avaliação em todo as circunstancias devera ser continua. O ato de avaliar deverá estar presente em todo o processo de construção do projeto pedagógico, pois ele é um elemento importante na identificação dos rumos que a escola vem tomando,portanto, é preciso avaliá-lo em suas várias dimensões: pedagógica, administrativa, financeira e jurídica.

UNIDADE 2:

O PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO E O TRABALHO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com