TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO DIGITAL: POLÍTICA PARA COMPUTADORES E TABLETS

Por:   •  17/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.661 Palavras (19 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE PAULISTA

PROJETO ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA-3º PERÍODO

“EDUCAÇÃO DIGITAL: POLÍTICA PARA COMPUTADORES E TABLETS”

SÃO PAULO

2018

Ana Carolina Schiavinato de Sillos

“EDUCAÇÃO DIGITAL: POLÍTICA PARA COMPUTADORES E TABLETS”

Trabalho de Aps,apresentado para recuperação de nota de DP no curso de pedagogia para conclusão de curso.

Coordenadora: Jusmari Do Carmo Gumiero

        

São Paulo

2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO:        1

JUSTIFICATIVA:        2

OBJETIVO GERAL:        2

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:        2

METODOLOGIA:        2

RECURSOS:        3

DESENVOLVIMENTO        3

As vantagens e desvantagens das tecnologias na Educação        3

Capacitação dos professores nas escolas        4

Ensinar computação, ou usando o computador?        5

Internet: Amigo ou inimigo?        6

PERGUNTAS:         9

CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12


INTRODUÇÃO:

O trabalho realizado constitui uma dissertação a qual a obtenção dos dados necessários foram elaborada com base na visita à Escola Estadual Deputado Raul Pilla através de entrevistas com um professor e diretora da mesma.

A entrevista analisou que tipo de modificação está acontecendo no processo de ensino com a implantação de novas tecnologias educacionais em rede pública, as vantagens de as desvantagens da sua inserção, bem como novas posturas do profissional perante tais inovações e se elas realmente funcionam por parte das Políticas Públicas.

É de nosso interesse ter averiguado até que ponto as novas  tecnologias tem contribuído para o ensino aprendizagem, se realmente são positivas ou negativas. Analisamos se o governo facilita o acesso de informação igualmente para todos, agindo de maneira correta com relação as estruturas para a realização dessas, pois suas ações ou falta delas, geram consequências que vai até a sala de aula afetando o professor e os alunos.

Por meio desse trabalho conhecemos os aspectos que ainda precisam de melhorias e se realmente colaboram pedagogicamente para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, se essas inovações tecnológicas valorizam as diferenças, estimulam ideias, opiniões e atitudes que desenvolvem capacidades de aprender e pensar, assim como levar o aluno a obter o controle do que foi aprendido, reter e saber aplicar em outro contexto. 

TÍTULO: “POLÍTICAS PARA COMPUTADORES INTERATIVOS E TABLETS”

TEMA: “TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS PÚBICAS”

JUSTIFICATIVA:

As mudanças provocadas com o uso das tecnologias nos trazem à tona questionamentos sobre os benefícios e malefícios das mesmas.

                  Cada dia mais sabemos da importância da inserção das tecnologias no ambiente escolar a fim de desenvolver habilidades nos alunos para que todos independente e ser ou não rede privada tenhas as mesmas oportunidades de acesso de informações.

                  Baseado nisso, o interesse pela escolha do tema foi devido à reflexões e questionamentos entre o grupo a fim  de saber se o uso das tecnologias realmente funcionam no universo escolar público em relação a parte pedagógica e estrutural, pois em rede privada sabemos que as mesmas ocorrem com satisfação.

OBJETIVO GERAL:

-Compreender como funcionam as variadas tecnologias e quais são essas, bem como seu uso no ambiente escolar público e se essas são organizadas de forma a incrementar o ensino de maneira positiva com o apoio do governo em suas estruturas necessárias.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

-Refletir as mudanças que as tecnologias podem provocar no desenvolvimento social e cognitivo nos educandos para sua formação escolar e pessoal;

-Discutir através de entrevista com um professor de escola pública e um diretor, como funciona a implementação das tecnologias nesse âmbito educacional;

-Identificar os benefícios e malefícios do uso das tecnologias na sala de aula, abrangendo conhecimentos sobre as mesmas;

-Analisar como é feita a organização e distribuição de recursos na área da tecnologia na Escola Pública;

- Questionar a utilização das tecnologias como recurso pedagógico auxiliar nas aprendizagens;

-Refletir a capacitação dos profissionais a área da educação para desenvolver atividades que as envolvam nas aulas.

METODOLOGIA:

Desenvolvemos inicialmente uma pesquisa na Internet e nos materiais estudados na Disciplina de “Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação” fornecidos pelo Professor Tarcísio durante as aulas a fim de buscar referências teóricas no assunto trabalhado através de leituras exploratórias e seletivas.

Logo após, realizamos uma entrevista na Escola Estadual Deputado Raul Pilla com o professor Sergio de Paulo Lança e a Diretora,                          os quais levamos questionamentos abordados no grupo referente aos tipos de tecnologias existentes nessa escola bem como o funcionamento e estrutura das mesmas.

                Dentro das concepções do professor, da diretora e nossos estudos, daremos início ao trabalho sanando várias dúvidas sobre o uso das tecnologias em rede pública.

RECURSOS:

- Pesquisas na Internet

-Acervo de livros

- Entrevistas com Professor e Diretora de Escola Pública

-Materiais fornecidos na Disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação

DESENVOLVIMENTO

As vantagens e desvantagens das tecnologias na Educação

A tecnologia originou grandes transformações e mudanças em todas as áreas da sociedade contemporânea, nomeadamente na área da Educação.

Na área da Educação podemos verificar vantagens e desvantagens do uso das tecnologias no processo ensino/aprendizagem.

A tecnologia veio para revolucionar o ensino. Uma pesquisa realizada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) mostra que  o uso da tecnologia na educação melhora em 32% o rendimento dos alunos em matemática e física, em comparação aos conteúdos trabalhados de forma expositiva em sala de aula. Os alunos consegue abstrair e entender melhor o conteúdo explicado pelo professor com o uso de tecnologias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)   pdf (207.4 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com