TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ELABORAÇÃO DE PROJETO DE ENSINO DE MATEMÁTICA

Por:   •  14/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.351 Palavras (6 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DE UBERABA

PRÁTICA PEDAGÓGICA

ETAPA V

CORONEL FABRICIANO

2015

ELABORAÇÃO DE PROJETO DE ENSINO DE MATEMÁTICA

Trabalho realizado para a conclusão da 5ª etapa de graduação em licenciatura de matemática na modalidade EAD.

Sumário

Introdução        

Objetivos:        

Conteúdo de Ensino        

Procedimentos de Ensino        

Jogos Trabalhados        

Recursos de Ensino        

Avaliação        

Conclusão        

Referências        


Introdução

Este trabalho visa sanar um problema que vem ocorrendo na Escola “X”, temos como objetivo encontrar uma maneira de reparar uma deficiência que vem ocorrendo no 1º ano do ensino fundamental, onde algumas crianças estão encontrando dificuldade com a operação matemática de adição.
Este projeto vem trazendo ideias e formas de se trabalhar com essas crianças.

Projeto de Ensino Aprendizagem

A escola “X” esta localizada na periferia da Cidade Alta. É uma escola de educação fundamental. A escola atende uma comunidade de 3 mil moradores, dos quais 750 ainda estudam. A escola tem um projeto pedagógico que atende as necessidades dos estudantes. A escola fisicamente é grande, mas esta em más condições, o grupo de professores se empenha na educação das crianças, mas esta um tanto cansada, pois as dificuldades são muitas.

As condições da escola não favorecem muito ao aprendizado, a comunidade é pobre e não dá suporte a escola. Mas todos trabalham para melhorar esse quadro.

Em 2012 foi detectado um problema de aprendizagem no 1º ano do ensino fundamental da professora Mariana, algumas crianças não estavam assimilando o conteúdo de matemática sobre adição.

Averiguando o problema, foi apurado que o problema estava tanto nos alunos quanto na professora. Foi então proposto um projeto. A professora deveria trabalhar de forma mais lúdica com as crianças. A professora deveria trazer para dentro da sala de aula materiais concretos para que estimulasse o raciocínio lógico das crianças, pois a ludicidade é importante em qualquer processo de ensino aprendizagem.

.Foi trabalhado com a professora uma reciclagem de aprendizado, para que ela desenvolvesse seu potencial e pudesse transmitir isso aos alunos. É sempre bom que professores se atualizem e nunca deixem de estudar e se aperfeiçoar. O professor também deve ajudar a formular e participar do projeto pedagógico da escola, assim fica a par do conteúdo a ser ensinado durante o ano letivo.

Foi pedida também a cooperação dos pais nesse projeto, assim o que as crianças aprendiam dentro da escola, poderia ser usado em casa.
A direção teve de se adaptar a realidade vivida pelas crianças, para entender a dificuldade de alguns, daí a necessidade de se conhecer planos de gestão e saber como organizar uma escola.

Ao passar por essa dificuldade a escola buscou introduzir mais jogos e brincadeiras em seu cotidiano, pois jogos mexem com o necessário um aporte nesse projeto ate se sanar o problema.

 Este projeto é um subprojeto, pois ele esta sendo planejada vista a necessidade que alguns alunos tiveram com a adição. É importante que se tenha a cooperação das famílias e da comunidade. O professor deve estar ciente das condições socioculturais de seus alunos e entender que deve trabalhar com o lúdico para melhorar o ensino aprendizagem de seus alunos.
O professor deve trabalhar com situações concretas para que a criança compreenda e associe o uso da matemática em sua vida. Cada criança tem um ritmo e modo próprio de aprender, por isso ele deve ser sempre colocado como centro da aprendizagem, pois tudo que faz parte de seu cotidiano é mais fácil de ser assimilado.

Este projeto deve trabalhar com metodologias modernas para se conseguir um melhor aproveitamento dos alunos. Este projeto se justifica pela necessidade de se trabalhar o raciocínio lógico das crianças.


Objetivos:

  • Levar os alunos a gostarem de matemática;
  • Fazer com que os alunos aprendam matemática;
  • Elucidar a operação matemática de adição;
  • Aprender matemática de forma lúdica;
  • Levar os alunos a obterem as habilidades de ordenar, comparar, construir;
  • Levar o aluno a reconhecer que a adição é uma operação que junta quantidades;
  • Levar o aluno a reconhecer o símbolo (+) da adição;
  • Solucionar problemas que envolvam adição;
  • A importância de trabalhar jogos e brincadeiras na matemática;
  • Levar ao aprendizado alunos com dificuldade, que ao final do projeto já estejam aptos a solucionar situações-problema;
  • Mediante a execução do projeto, aluno e professora devem estar aptos a exercer autonomia matemática;
  • Ser claro para que todos os envolvidos possam aproveitar;
  • Deve ser objetivo no propósito de esclarecer duvidas e solucionar a dificuldade encontrada na matemática;
  • Deve ser acessível aos alunos e deve lhes proporcionar prazer ao se trabalhar com a matemática;
  • Acima de tudo levar o aluno a desenvolver a capacidade de agir e pensar de forma critica e consciente.

Conteúdo de Ensino

Os conteúdos deste projeto visam sanar a dificuldade com a operação de adição.

O conteúdo trabalhado será a adição. Para isso levaremos para de aula material concreto (tampinha de garrafa, bolas de gude, botões, etc...) para que o aluno entenda que esta operação tem a função de juntar quantidades.

Devem ser propostos exercícios com o material concreto, onde as crianças somam um e outro para se encontrar a solução.
Para outras aulas devem ser confeccionados pequenos cartazes, com adições que com o auxilio do material concreto devem resolver as contam apresentadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (94.5 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com