TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ELTP Resenha

Trabalho Escolar: ELTP Resenha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  1.247 Palavras (5 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 5

1 Breve apresentação do produto e da marca associada;

A trajetória da fragrância mais famosa do mundo, sinônimo de sensualidade e sofisticação, é contada com charme e uma prosa envolvente no livro O segredo do Chanel nº 5 – A história íntima do perfume mais famoso do mundo. Conhecido entre os especialistas como le monstre, o Chanel nº 5 atravessou o século XX como um ícone de feminilidade e mantém até hoje lugar de destaque na seleta galeria de objetos de desejo da indústria do luxo.

A historiadora cultural Tilar J. Mazzeo começa mostrando como Gabrielle Chanel cresceu entre as freiras do orfanato da abadia de Aubazine, na França. Afinal, conhecer a vida de Chanel é fundamental para entender o processo que fez o Rallet nº 1, aroma favorito das mulheres da dinastia Romana, desaparecido junto com a Rússia imperial, renascer em terras francesas. Aperfeiçoado por seu criador, o Rallet se transformaria no emblemático Chanel nº 5.

Misturando essências de rosas e jasmins, além de moléculas conhecidas como aldeídos, o perfumista Ernest Beaux realizaria o desejo de Coco Chanel: obter um aroma que fosse sexy e provocante, mas ao mesmo tempo sofisticado e feminino. A combinação de um buquê natural e outro sintético, atuando em sutil equilíbrio, é parte do segredo do Chanel nº 5, e deu origem a uma família de fragrâncias completamente nova: a dos florais-aldeídos.

2 Resumo do Enredo da Peça Publicitária analisada;

Jean Pierre Jeunet é diretor de cinema, mas ficou muito feliz em retornar para a publicidade e trabalhar novamente com Audrey Tatou, sua parceira de dois filmes, “completando uma trilogia”.

A ideia de filmar o comercial do mais famoso perfume do mundo no Oriente Express, ele também um mito, afirma Jeunet, “é muito mágica, pois os trens são como que suspensos fora do tempo”. Além do quê, ele tinha vontade de fazer um filme noturno, intimista.

Com a ajuda de Aline Bonettom, diretora de arte, redecoraram uma cabine-leito especialmente para criar o clima nostálgico e clássico que precisavam. As cenas de exterior foram filmadas perto de Nice, nas Montanhas. Foram três semanas de trabalho.

Por fim, Jeunet afirma que nunca foi um aficcionado por perfumes, que lhe encantam os odores inusitados e simples, como estações de trem desinfetadas, como o aroma da grama depois da chuva.

Por isso a escolha de evitar o evidente: ao invés de mostrar o frasco de Chanel nº 5, Jeunet optou por trabalhar com sombras bruxuleantes e a iluminação do trem. Pois considera o nº 5, misterioso e noturno, como o trem.

3 Análise da obra, pautada pelos elementos constituintes (enredo, personagens, espaço, tempo, figuras de linguagem utilizadas, etc.);

A propaganda é visualmente bem significativa, chamando bastante atenção. Um dos pontos negativos seria a demora em mostrar o produto e a rapidez de sua permanência em cena. Para o novo consumidor, que não conhece a história do perfume, talvez não despertasse o desejo pelo mesmo. Ao contrário, para o consumidor que possui referências da marca e do produto é perfeitamente possível o entendimento da propaganda.

Há elementos visuais, verbais e sonoros na peça publicitária. Elementos visuais são as imagens do casal dentro do trem, as paisagens, os barcos, a igreja; elementos verbais são a música de fundo, diálogo referente ao passaporte, anúncio do produto no final da propaganda; elementos sonoros são aqueles identificados pelos variados sons emitidos pelo trem, o apto do guarda, som dos ventos, dos pássaros, dos barcos, da máquina fotográfica, passos da atriz no final.

“Todas as propagandas realizadas baseiam-se em mitos e essa em particular, podemos notar que se baseia no mito “Deusa/Mãe, pois reúne em si princípios do amor, da generosidade, da fertilidade e da vida, e o herói reúne em si os atributos da coragem, do sacrifício e da honra; Ambas são a síntese dos princípios femininos e masculinos, origem e finalidade de nossas existências; As celebridades favorecem o sucesso de uma campanha publicitária se a personalidade escolhida estiver de acordo com o perfil do produto e marca, ou seja, pareça ser consumidor daquela marca e tenha credibilidade”. (Castro, PLT Estudos Linguísticos, página 51).

A escolha da atriz Audrey Tatou, representa para imagem da empresa, pela propaganda veiculada, uma personalidade que está de acordo com o perfil do produto e marca, pois a mesma é consumidora do produto, além de ter protagonizado dois filmes da “Gabrielle Coco Chanel”, e na onda do filme torna-se a estrela da campanha do perfume com personalidade forte e a determinação de Chanel.

A retórica é a arte da persuasão. Para persuadir, utilizamos recursos de linguagem. A Propaganda do perfume “Chanel Nº 5” apresenta duas figuras de retóricas, a metáfora e a comparação. A metáfora é usada quando a propaganda faz relação do trem “Orient Express” com o mais famoso perfume do mundo, ambos misteriosos. A comparação é usada para comparar a mulher, símbolo da generosidade, da fertilidade e da vida com o perfume que traz em sua essência todas essas qualidades,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com