TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPRESA ATACADÃO A CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA.

Por:   •  9/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.384 Palavras (6 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 6

CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA.

O Atacadão (Centro de Distribuição e Atacado) é uma empresa que atua no segmento de distribuição de alimentos (atacado e varejo) na cidade de Fortaleza e em parte do interior do Estado do Ceará.

O Atacadão tem como política, o bom atendimento ao cliente, com qualidade e precisão, como também a higienização nos produtos com os quais comercializa, objetivando fortalecer a parceria (B2C e B2B) e entender a necessidade dos seus clientes.

Ocupando posição de destaque no cenário nacional, o Atacadão maior rede atacadista do Brasil, está entre as melhores empresas do seu segmento no país. Uma rede com 170 Lojas de Autosserviço e 27 Atacados de Distribuição, todas as unidades estrategicamente localizadas.

Um grande time, com mais de 40 mil colaboradores, treinados e capacitados para oferecer o melhor atendimento. Atuando em atividades comerciais fundamentais, com infraestrutura moderna e eficiente, o Atacadão disponibiliza aos seus clientes uma variada gama de produtos, que totalizam aproximadamente 10 mil itens, distribuídos em alimentos em geral, frios e laticínios, hortifrúti, bebidas, conservas e enlatados, doces e biscoitos, higiene pessoal, limpeza, bazar, produtos da linha pet, automotivo, entre outros.

NOSSA MISSÃO.

É a distribuição de produtos, através da compra e venda de mercadorias, bens e serviços, visando atender as necessidades dos clientes, que proporcionarão o lucro necessário a perpetuação e ao crescimento permanente a linear da empresa.

NOSSOS OBJETIVOS.

Estruturada em unidades de negócios, administrada por objetivos e metas.

Com normas, diretrizes e padrões que acompanhem cada momento organizacional.

Uma companhia compacta, enxuta, flexível, proativa, criativa, e receptiva as novas ideias.

Perfil de dinamismo, agilidade, alegria e espírito de jovem, onde se olha de tudo, ouve-se de tudo e discute-se tudo.

Uma empresa com conceito de “Empresa Única”, tendo como forma de trabalho a equipe e a filosofia de união e cooperação.

Marketing forte e notório (de dentro para fora).

Profissionalizada em todos os seus níveis, para fazer sempre o melhor, buscando altos índices de eficácia e competência organizacional, eliminando todos os tipos de formas de desperdício.

NOSSA FORMA DE SER.

Ser justa em todas as ações.

Basear sua administração na relação de custo x benéfico.

Ter princípios e valores claros, e sempre ser obstinada na busca dos mesmos.

Ser gerenciada de forma que todos sintam orgulho de trabalhar na empresa.

Ser formadora e cultura e exemplos interna e externamente, assim como honesta, ter ética e moral.

Ser líder no segmento pela sua excelência.

Ser uma empresa preparada, moderna e capacitada para atender todos os seus clientes, em suas mais variadas necessidades.

Ter planejamento, organização, direção, controle, objetivo único para ser vencedora, solida e rica, gerando capacidade de investimento.

DIAGNÓSTICO.

        De acordo com a visita da equipe na empresa foi verificado que o Atacadão tem um mix de produto muito grande e um estoque muito alto, que gera confiabilidade do cliente, sabendo que o produto tem no estoque e que não há perigo de faltar.

        No entanto tem que haver um controle melhor no estoque, pois foi identificado que muitos produtos ainda ficam parados por muito tempo gerando custo. O setor de compras tem que trabalhar melhor o planejamento de compras, pois tem época que o estoque fica super lotado, dificultando as operações necessárias do armazém.

        Outra observação a ser feita foi com o estoque de antecipação, que cresceu muito já muito próximo das datas comemorativas, dificultando o seu giro a tempo de não ultrapassar o limite da data.

                A gestão da armazenagem da empresa em estudo melhorou bastante depois que foi implantado o sistema WMS, onde ficou mais rápido localizar qualquer mercadoria armazenada no estoque e de não mais ocorrer de um produto se vencer, já que o WMS avisa para o separador separar primeiro o que está próximo a se vencer.

        A estrutura da empresa com 10.000 metros quadrados ajuda muito a operação que precisa de espaço para ser rápida e eficiente. Sua localização também ajuda tanto os fornecedores que podem mandar caminhões de grande porte, como ajuda também na distribuição, pois a empresa fica localizada já próxima da BR-116.

        Um ponto que deve ser melhorado e já foi até apresentado no tópico anterior, é de evitar a super lotação do armazém, o que dificulta muito as operações dentro do armazém gerando retrabalhos, e deixando a operação muito lenta.

        A Gestão de Compras no Atacadão é o que precisa de mais atenção dos gerentes, pois foi identificado que a empresa não tem muito essa preocupação com as compras, de desenvolver os fornecedores, de gerar parcerias, que dificulta muito caso a empresa precise de uma flexibilidade do fornecedor em caso de urgência.

        Outro ponto que deve ser revisto é de o setor de compras ser o mesmo para atender as lojas de três estados (Ceará, Maranhão e Piauí), pois são cerca de 20 lojas de grande porte que precisam ser melhor gerenciadas pelo setor de compras, para não super lotar os estoques das lojas e não ficar produtos parados.

        Sugere-se que seja realizado treinamento no setor de compras com o tema: A importância de compras de suprimentos, para melhorar as compras e criar maior importância nesse setor.

        

        O processo produtivo do Atacadão não precisa de grandes melhorias, pois os equipamentos, as instalações, a mão-de-obra disponível, são suficientes para atender a demanda de momento.

        No entanto se a curto prazo as vendas aumentarem, se faz necessário a contratação de mais funcionários para não sobrecarregar os que já estão lá e não gerar muitas horas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (99 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com