TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAS POR MEIO DA EXPRESSÃO GRÁFICA

Por:   •  24/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.065 Palavras (9 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 9

 [pic 1]

ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAS POR MEIO DA EXPRESSÃO GRÁFICA

 

Luciane Ferreira dos Santos Sass1, Juliana Gonçalves Rodrigues2, Rosiana Nascimento3 Heliza Colaço Góes4

 

 

1 Instituto Federal de Educação – Campus Paranaguá.

e-mail: lucianesass@gmail.com

2Instituto Federal de Educação – Campus Paranaguá

e-mail: juliana.rodriguess1998@hotmail.com

3 Escola Municipal Prof. Joaquim Tramujas Filho

e-mail: nanavpn@hotmail.com

4 Instituto Federal do Paraná

e-mail: heliza.goes@ifpr.edu.br

 

 

RESUMO

 

Este trabalho apresenta uma prática realizada na Escola Municipal Prof. Joaquim Tramujas Filho no município de Paranaguá/PR, com o objetivo de abordar os conceitos de Estrela e Constelação no terceiro ano do Ensino Fundamental I. Essa prática foi desenvolvida através do Programa Institucional de Bolsas e Iniciação a Docência (PIBID) subprojeto Física. A proposta busca ensinar este conceito de ciências por meio do desenho, ou seja, um dos elementos da Expressão Gráfica. Um dos objetivos em desenvolver esta atividade é de instigar ainda mais a vontade em aprender além da interação na relação entre o professor e aluno. Com bibliografias de Freire e Moysés que enfatizam a importância de utilizar as ferramentas adequadas ao favorecimento da aprendizagem e a importância do professor neste processo. Organizada em cinco etapas para a elaboração das atividades sobre o conceito de Estrelas, abordamos a interdisciplinaridade com caça palavras na área de Língua Portuguesa, coordenação motora e colorindo vogais na área de Artes e conhecimento numérico na área da Matemática.

 

Palavras-chave: Expressão Gráfica. Ensino de Ciências. Estrela. Constelação. Ensino Fundamental I.

 

 

 

1 INTRODUÇÃO

 

A ideia principal deste trabalho foi a elaboração de uma prática que introduzisse os conceitos de Estrela e Constelação no ensino de Ciências. As atividades que serão abordadas foram desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Física, do Instituto Federal do Paraná, campus Paranaguá, em parceria com a Escola Municipal Prof. Joaquim Tramujas no município de Paranaguá, onde se realizou a aplicação com estudantes do terceiro ano do Ensino Fundamental I.

Com a finalidade de propor o ensino de ciências de uma forma diferenciada, utilizamos métodos lúdicos e estratégias que valorizassem o conhecimento de forma simples e conceituada, presentes na Expressão Gráfica. Entende-se que a Expressão Gráfica é um

campo de estudo que utiliza elementos de desenho, imagens, modelos, materiais manipuláveis e recursos computacionais aplicados às diversas áreas do conhecimento, com a finalidade de apresentar, representar, exemplificar, aplicar, analisar, formalizar e visualizar conceitos. Dessa forma, a expressão gráfica pode auxiliar na solução de problemas, na transmissão de ideias, de concepções e de pontos de vista relacionados a tais conceitos (GÓES, 2013, p. 20).

A prática aqui apresentada abordou o uso de desenhos e imagens para trabalhar o conceito de estrela, por meio de algumas atividades que contemplassem o tema. Utilizar desses recursos para o ensino é de uma valia, pois permite que a realização da atividade em sala de aula seja de fácil entendimento, descontraído, onde os alunos ficam atentos e aprendem brincando de forma criativa.

Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção (FREIRE, 2011). Para isso buscamos contribuir para melhor rendimento e compreensão dos alunos e assim também possibilitando uma alfabetização cientifica no ensino de Ciências, onde se

tem grande relevância no que diz respeito à formação integral do cidadão e também acerca da alfabetização, que não se reduz mais apenas no ler e no escrever e sim numa “alfabetização científica”, envolvendo todas as faces do processo de alfabetização. (SATHRES, et al. 2006, p. 1)

A tarefa de ensinar não se resume a somente levar o conteúdo para dentro da sala de aula, mas também a forma que se aplica, fazendo com que os alunos realmente se interessem e de modo que eles consigam compreender tais conceitos.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Enfrentar o desafio de ensinar, praticar o que aprende, ser criativo com os recursos disponíveis, ter habilidades para apreender a atenção dos alunos ao conteúdo é primordial. Aguçar o interesse no aprendizado é um papel importante para aquele que pretende ser professor. Segundo Moysés (2012, p.15) "competente é o professor que, sentindo-se politicamente comprometido com o seu aluno, conhece e utiliza adequadamente os recursos capazes de lhes propiciar uma aprendizagem real e plena de sentido".

Com esse intuito de ser um bom profissional, sabendo que o conhecimento é uma obra inacabada, a pesquisa para a ampliação do conhecimento é indispensável. Como fomenta Freire (2011,p.30) " não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino". Neste objetivo de realizar pesquisa, fomos em busca de trabalhos que utilizassem desenhos e imagens no ensino.

Segundo Carneiro, Dib e Mendes (2003, apud. Santos, Lima e Porto, p.5) o uso de imagens no ensino de Ciências

 

desempenham um papel importante no processo de ensino e de aprendizagem. Sendo, portanto, imprescindível que durante as aulas de ciências as imagens sejam exploradas pelo professor juntamente com os estudantes, pois o domínio do processo de leitura das imagens pelo estudante tem relação direta com a aprendizagem de conhecimentos científicos.

Em suas práticas, os autores referenciados acima, inseriram o uso de desenhos para atribuir o conhecimento ao aprendizado, proporcionando ao aluno formas de se expressar e assim possibilitando melhor entendimento sobre o conceito abordado e interpretação, instigando a criar partindo do conhecimento do mundo da arte e da cultura visual, tendo um olhar diferenciado ao conteúdo programado.

O desenho e a imagem se faz importante para o desenvolvimento do aprendizado para memorização e compreensão do conteúdo abordado para o ensino de Ciências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (531.2 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com