TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  4/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  5.587 Palavras (23 Páginas)  •  1.301 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE

IVANIA RODRIGUES FRANCO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

GOVERNADO VALADARES/MG

2016

IVANIA RODRIGUES FRANCO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental - 6º semestre.

Orientador: prof. Vilze Vidotte Costa

Tutor eletrônico: Angela Sanches Garcia da Silva

Tutor de sala: Rosana Aparecida da Silva

GOVERNADO VALADARES/MG

2016


sumário

INTRODUÇÃO                

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO...........                

1.1 Caracterização da Instituição        

2 ROTINA OBSERVADA          

3 REFERENCIAL TEÓRICO        

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL        

5 RELATO DA INTERVENÇÃO................................................................................

6  MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................        

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        

REFERÊNCIAS        


INTRODUÇÃO

                O presente trabalho tem por objetivo relatar as observações relacionadas ao estágio Supervisionado no Ensino Fundamental, do 6°período do curso de Pedagogia, na modalidade a Distancia, da UNOPAR sob a orientação da Profª. Orientadora Vilze Vidotte Costa, do Tutor Eletrônico Angela Sanches Garcia da Silva.Realizado na  Escola Municipal Quitéria Maria Martins, em Alpecata/MG foi composto por uma carga horária de 100 horas distribuídas da seguinte forma:52 horas  de observação e  intervenção realizadas na instituição e 48 horas  dedicadas ao estudo teórico e ao  planejamento educativo de intervenção   no período 07/03/16 a 27/03/2016. Para tanto, este relatório é composto por descrições das observações e das experiências vivenciadas no período de regência em sala de aula. Considero neste também os aspectos presentes nos currículos escolares como uma das maneiras de contribuir na aprendizagem da criança.

             O estágio é de fundamental importância, necessário para a formação profissional, com fins de aproximar a teoria com a vivência da sla de aula, ajustar experiências anteriores com as atuais, exigidas pelo mercado de trabalho, estabelecendo assim um ele entre a teoria e a prática. Durante este estágio pude observar o quanto é importante o contato direto com situações da rotina escolar para área que pretendo atuar. O estágio é um instrumento para os futuros profissionais da Educação,pois é através dele que colocamos na prática os nossos conhecimentos e aprimoramos nossas técnicas para a futura profissão, contribuindo para o desenvolvimento dos conhecimentos adquiridos na sala de aula da faculdade.

        


1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

        

O presente estágio foi realizado na Escola Municipal Quitéria Maria Martins, está localizada na Rua  José Felício de Paula numero 40,em Alpecata/MG em uma turma do 3°ano. com carga horária de 100 horas, sendo 52 horas totais em atividades realizadas no Ensino Fundamental, e 48 horas totais dedicadas ao estudo teórico e ao planejamento educativo de intervenção.

        A Instituição funciona nos dois  períodos matutino,vespertino. No período matutino funciona do 1º ao 5º ano, no vespertino funciona do 6º ao 9º ano.

        O calendário escolar é sugerido pela Secretaria Municipal  de Educação e readaptado a realidade escolar municipal pela, com 204 dias letivos anuais para o Ensino Fundamental

        O Plano Político Pedagógico / Projeto Pedagógico é uma necessidade tendo em vista atingir os resultados da ação educacional prevista no Regimento Escolar da escola e especificamente na LDB 9394/96.Dessa maneira, as atividades escolares devem ser objeto de reflexão por parte do coletivo, incluindo a comunidade e os próprios alunos.

Ao iniciar o ano letivo o P.P.P é analisado, reformulado conforme as necessidades e metas para o ano em questão, buscando sempre os conhecimentos necessários aos alunos para exercer a sua cidadania na sociedade. O Projeto Pedagógico é analisado por todos os segmentos da comunidade escolar, trilhando novos caminhos para o fazer pedagógico e as relações com o currículo, com o conhecimento e com sua função social da escola deixando assim ações já encaminhadas para o próximo ano. O P.P.P está em fase de reelaboração, mas a escola tem como objetivo criar condições para que todos os alunos possam ampliar o seu conhecimento e desenvolver as habilidades necessárias para a compreensão da realidade e participação em relações sociais, políticas, econômicas e culturais.Para garantir o aprendizado do aluno é flexível atendendo as necessidades de cada um, pois nem todos aprendem da mesma forma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.3 Kb)   pdf (195.9 Kb)   docx (38.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com