TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DAS METODOLOGIAS DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  23/10/2019  •  Artigo  •  4.425 Palavras (18 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 18

 [pic 1]

AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE - AESA

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE – CESA

CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMATICA

A IMPORTÂNCIA DAS METODOLOGIAS DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Jéssica Araújo dos Santos[1]

José Soares Filho[2]

Dayse Socorro Alves Fernandes3

RESUMO

As Metodologias da Matemática são, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, práticas eficazes de grande importância no âmbito cognitivo e para vida social do aluno. Para ter o domínio matemático, depende de fatores históricos, sociais, culturais e do compromisso e conhecimento acadêmico pedagógico dos profissionais da educação envolvidos nos projetos propostos a fim de incentivar e apoiar a aprendizagem. Este artigo discute alguns resultados de uma pesquisa desenvolvida em ação pedagógica voltada para o estudo de Métodos da Matemática, junto à instituição Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA, na linha de diagnosticar as Metodologias da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tem como objetivo principal descrever e analisar as principais características no processo de ensino-aprendizagem que prevalecem na atualidade. Nesse sentido, buscou-se identificar se as Metodologias da Matemática são eficazes e se possibilitam o aprendizado do aluno. Para tanto, com base em um estudo comparativo dos conteúdos das obras de diferentes autores, apresentou-se e analisou-se exemplos e argumentações de técnicas adquiridas por professores que lecionam a disciplina. Por fim, foi possível identificar que os métodos de ensino cujas características específicas apontam para uma renovação, que não só busca Compensar o Ensino Matemático, mas também garantam um lugar de destaque na Metodologia de maneira geral no ensino das exatas.

Palavras-chave: Metodologias. Ensino da Matemática. Ensino Fundamental.

1 INTRODUÇÃO

A Matemática nos primeiros anos do ensino fundamental deve torna-se essencial para estruturar o pensamento e o raciocínio dedutivo, além das didáticas utilizadas como ferramentas para promover desenvolvimento criativo utilizados pelos docentes para a aprendizagem dos discentes.

Dessa forma, o estudo foi realizado de maneira baseada em ideias que pôde responder a pretendida pesquisa bibliográfica, tendo como base os principais autores que desenvolveram seus trabalhos e estudos relacionados à temática proposta, dentre eles Anastasiou (2001), Brasil (1997), Fossa e Bezerra (1998), Moraes e Renez (2005), Sadovsky (2007), Oliveira (2009), Nacaroto, Mengali e Passo (2011), Oliveira e Silva (2011), Oliveira e Baraúna (2012).

O professor é o profissional que mais estreitamente se relaciona com o aluno durante o processo de ensino aprendizagem e tem importante papel no programa de educação acadêmica.

Em virtude das informações até aqui apresentadas relacionada diretamente há importância da Metodologia da Matemática para os primeiros anos do Ensino Fundamental e a necessidade da análise pedagógica dos meios de ensino dos docentes. O presente estudo estabelece como problema de pesquisa a Metodologia da Matemática tradicional é eficaz para despertar o ensino aprendizagem? Assim, o objetivo geral passa ser a identificar se a metodologia da Matemática que é apresentada aos anos inicias do Ensino Fundamental é coerente, tendo em vista, que será discutida a importância dos métodos que são aplicados nas instituições de ensino escolar, de acordo com o cenário apresentado e direcionado para o professor e o aluno, que envolvidos pedagogicamente em um processo de ensino/aprendizagem, passam também para os processos de planejamentos didáticos, com impactos para conceituar a Metodologia e suas principais características, como também para relacionar a importância dela no seu modelo atual.

Para alcançar o seu objetivo central, este artigo científico encontra-se organizado em 4 seções, sendo esta introdução o primeiro deles. Na seção 2, com enfoque em alguns elementos, Anastasiou (2001) faz um apanhado histórico focando no desenvolvimento de ensino, percorrido ao longo da existência da educação no Brasil. Na seção 3, aprofunda-se a análise das relações pedagógicas dos métodos de ensino, ligados as Metodologias da Matemática, com características relacionadas aos anos iniciais do Ensino Fundamental no seu modelo atual. Na seção 4, as considerações finais acerca dos resultados obtidos sobre a temática abordada.

2 METODOLOGIA

O presente estudo consiste em pesquisa aplicada, de caráter descritivo, que visa não só relacionar a Metodologia da Matemática, bem como apresentar subsídios de informações que possam servir de itinerário para ações de transformação da realidade nos primeiros anos do Ensino Fundamental.

Neste sentido, os resultados serão apresentados sobre forma qualitativa, a partir da coleta de informações de fontes primárias e secundárias, incluindo o estudo de caso, além da revisão bibliográfica.

A planificação da pesquisa inclui, em primeiro lugar, o levantamento dos dados secundários e a revisão bibliográfica, para posterior contato com as fontes pessoais, a fim de promover a coleta de dados. A aplicação dos instrumentos específicos poderá ser realizada por livro ou por meios digitais.

A apresentação do resultado qualitativo será acompanhada de análise direcionada ao contexto que configura o objetivo de estudo, de modo que se cumpra o papel cientifico deste artigo, no sentido de alcançar os objetivos propostos.

3 O ENSINO APRENDIZAGEM NO CONCEITO HISTÓRICO MATEMÁTICO

Antes que se inicie a apresentação das referências teóricas associadas ao tema e conceitos deste trabalho, é importante destacar que a Metodologia da Matemática tem sua importância, em particular com ferramentas e paramentos  fundamentais no campo de ensino e aprendizagem, auxiliando e norteando profissionais da educação  a lidarem com as diversas possibilidades de elementos que impactam as suas formações capacitações e seus processos decisórios com ações relacionadas ao mundo da educação escolar.

Pesquisando o desenvolvimento dos procedimentos de ensino, Anastasiou (2001) faz um apanhado histórico da universidade brasileira, com enfoque em alguns elementos no percurso, focado no desenvolvimento, percorrido ao longo das existências, de universidade no Brasil. Na história os Jesuíticos predominam em relação a os modelos de educação. As práticas trabalhadas e adotadas como modelos para eles, segundo Anastasiou (2001), em dois momentos fundamentais são desenvolvidos, o primeiro sempre a leitura de um texto e interpretação pelo educador, com investigação de palavras e assimilação com outros autores e em segundo momento, faziam questionamentos entre alunos e professores. Por meio dos alunos cabia fazer anotações e realizações de questões para aprender o conteúdo. Todavia o modelo de educação do Jesuítico compreendeu sempre com foco em processos escolástico ou parisiense. Segundo Anastasiou (2001, p.2) tinha como foco os temas a serem estudados, sempre com transparência na análise dos conceitos que tinham definições precisas com argumentações diretas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)   pdf (235.5 Kb)   docx (56.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com