TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA NECESSÁRIA NA PRÁTICA DOCENTE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAS

Por:   •  31/5/2018  •  Dissertação  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 2

METODOLOGIA NECESSÁRIA NA PRÁTICA DOCENTE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAS.

A metodologia de ensino de história e geografia era baseada na memorização e repetição, e o professor tinha uma imagem central de detentor do conhecimento. Mas, atualmente o ensino passa por mudanças, buscando por uma educação incentivadora adequando aos avanços dos momentos históricos, políticos, econômicos, sociais, intelectuais e religiosos.

A mudança da metodologia de ensino com a ajuda da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), propõe conteúdos onde a aprendizagem seja construída e não apenas transmitida, de forma à compreender o que está apreendendo, participando, interagindo, e utilizando os conhecimentos em sua vida. A educação nesse aspecto atua como transformadora do sujeito, incentivando a superação, desenvolvendo habilidades de comportamentos.

Outro marco significativo é o perfil do professor, que deixa de ser a figura central detentora do conhecimento e adquire um perfil de mediador das descobertas, que respeita o estilo individual de cada aluno.

A LDB também destaca sobre a formação do profissional da educação, onde o educador deve adquire novas maneiras de aprender e ensinar, contribuído para um ambiente motivador acolhendo a realidade e o interesse de cada aluno para adquirir seu próprio ato de fazer, pensar e aprender.

O aspecto do ambiente educacional também contribuí para tornar os conteúdos mais significativos, pois favorece o envolvimento do aluno, através de atividades lúdicas e recursos de ensino, oportunizando a inovação, e interagindo com diferentes formas de aprendizagem.

Para que a mudança metodologia aconteça é necessário a busca do desenvolvimento integral do ser humano, ampliando horizontes, lendo-os a pensar, transformando o conhecimento intelectual em prática.


REFERÊNCIAS

MELO, Eliene Maria; GOMES, Suely Norberto. A importância do ensino de história e geografia nos anos iniciais: Distanciando-se das memorizações e repetições,

construindo e vivendo a própria história. Disponível em: http://revistas.feics.edu.br/

wp-content/uploads/2016/06/4_PS_A Import% C3% A 2ncia -do -Ensino -de- hist%C3%B3ria-e-geografi-a-nos-anos-iniciais.pdf. Acessado em: 03 de março de 2018.

SEBRAE, Serviço brasileiro de apoio às micro e pequenas empresas. Fundamentação metodológica. Brasília- DF, 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com