TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  7/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.208 Palavras (9 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

NOME:GESIELE REBECA LIMA CRUZ

RGM: 21251681

ANO/SEMESTRE:1/A

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAS DO                                                                                            ENSINO FUNDAMENTAL

LOANDA-PR

2019

CAPÍTULO I – CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

O Centro Municipal de Educação Infantil Luzia Bernardo Mendonça, é uma instituição pública, situada na Rua Quintino Bocaiuva Nº 36, Bairro Vila Nova. Uma instituição de facíl acesso, onde os pais e funcioários circulam tranquilamente, ela é composta por 5 salas de aulas, 22 funcionarios, sala de professores, cozinha ampla e bem arejada, berçário, banheiro dentro do prédio, banheiro adequado à educação infantil, sala de secretária, banheiro com chuveiro, refeitório com mesas e bancos pequenos para adequar melhor os alunos, despensa, pátio aberto, área verde com parquinhos e jardins, lavaderia. No centro educacional encontra-se nas salas de aulas aparelhos multimidias como: Dvd, TV, Aparelho de som e projetor multimidia (data show). A infraestrutura do Centro Educacional é de ótima qualidade, pois serve alimentos adequados supervisionado por uma nutricionista todos os dias, água de rede pública, esgoto, lixo destinado a coleta periódica, acesso à internet e banda larga. Todas as salas contém ar condionado, cama adequada para os alunos dormirem, berços para os bebês do berçário. Contém salas de brinquedo (brinquetoteca), salas de livros. É um ambiente muito aconchegante e gosotoso de trabalhar.

O Centro Educacional é destinada a educação infantil nos anos iniciais de 0 a 4 anos, seu funcionamento é integral das 7:00 Às 17:00hs, conta também com uma equipe gestora que estabelece as diretrizes administrativo-pedagógica.

CAPÍTULO II – INTRODUÇÃO

O periodo do estagio é momento muito importante para o estudante, pois é neste período que o aluno visualiza a interação, da teoria e prática, dando oportunidades ao graduando refletir enquanto se encontra em sala de aula.

Conforme Rays (1996, p.35), afirma que “toda atividade consciente do homem é quando é guiada pela união da teoria e da prática”. Neste momento o autor enfatiza que o pedagogo se baseia na teoria para justificar a prática.

Segundo Silva e Ferereira (2011, p. 21), afirmam que “devem-se transformar o conhecimento adquirido em ações e práticas que contribuam para o aperfeiçoamento da sociedade, sejam ações de cunho prfissional ou social”. Aqui vejo eu como estagiária observando a prática das professoras e buscando assimiliar conceitos aprendidos no curso e vivenciados em sala de aula.

O Estágio supervisionado tem como objetivo de aproximar o estudante a realidade em que esta inserido, atráves de conhecimentos teoricos à luz da prática docente.

O estágio teve uma duração de 100 hrs, só de observação e prática em sala de aula, realizado em 40 dias. As atividades realizadas foram: Observação do funcionamento geral da CMEI, o relacionamento interno dos professores e funcionarios em geral, observação das aulas realizadas, as atividades de como ela é aplicada.

O centro educacional na qual foi realizado o estágio é umas das 5 (cinco) da cidade de loanda, considerada a menor de todas as outras, entretanta a procura por vagas é considerada a maior, por ser considerada a melhor do municipio.

Ao ver e vivenciar este centro educacional, pude observar que ela atende muito bem as espectativas de todos os alunos. Os professores são ótimos profissionais.

O planejamento pedagogico da escola é seguido rigoromente, pois todo o material que ali se encontra para realização das aulas é enviado pelo governo. A diretora, revisa e analisa tudo e faz uma reunião com os professores, para que o planejamento seja discutido. Os materiais variam de sala em sala, conforme a idade da criança, pois cada um tem uma maneira de se desenvolver. O berçário I, abrange crianças de 4meses a 1 ano de idade, já o berçário II vai de 1ano à 2 anos, o berçário III são crianças de 2 à 3 anos e por fim a maternal de 3 à 4 anos, onde aqui ele são aperfeisoados a ingressar na escola para fazer o pré I.

CAPÍTULO IV - Reflexões sobre a realizaçºao do estágio de observação e participação.

Durante o período do estágio, pude apoiar a professora em sala de aula e realizar a observação participante, foram momentos de muito aprendizado. Realizei o estágio na turma do berçário II e na turma do maternal.

No dia 25/02, foi o primeiro dia de estágio, onde dei inicio ao meu trabalho, acompanhei a professora Gleice, que é formada em pedagogia e leciona ali à 8 anos. Analisei os trabalhos ali aplicados pela a professora e o seu relacionamento entre os alunos. Neste dia foi aplicado o plano de aula, abordando o conteúdo de familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, onde as crianças terão que explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar- se nas brincadeiras e nas demais situações de interação, foi usada ali cantigas de soldado, batendo o pé no chão e produzindo som, as crianças teve a atividade de fabricar seu própio chapéu de jornal. Todos os dias as crianças seguem uma rotina.

As crianças chegam cedo, tomam café da manhã, às 10:00, comem frutas, às 11:30 almoçam, e depois dormem, durante entre um intervalo e outro são aplicados as atividades.

No dia 26/02, a aula foi de vivenciar a produção de sons por meio de brinquedos sonoros, eles tiveram que pintar desenhos de corneta da forma que desejasem, finalizando o dia com cantigas, onde eles acompanharam fazendo barulhos .

No dia 01/03, foi o dia de reconhecer a existência das cores e das formas e nomear diferentes objetos. A professora usou porta treco, onde desenvolveu junto aos alunos atividades de amassar o papél, colar com fita para servi de puxador.

Dia 11/03, o plano de aula foi reconhecer a existência das cores do mundo, dando para os alunos material para que eles possam estar pincelando e colorindo livremente.

No dia 12/03, 13/03 e 14/03, foram os dias de concretizar as atividades vivenciadas, foram 3 dias de muitas festas com os alunos, onde ate eu tive participação, teve varias atividades lúdicas. Uma delas foram a brincadeira do ratinho, as crianças tiveram que pegar um copo descartavel fura e atressar um barbante e assopraram de um lado para aoutro para com que o ratinho deslizazem, teve pinturas no rosto no formato de ratinho e muitas cantigas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (129.5 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com