TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSINO DE LUTAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Por:   •  27/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

IVAN ALVES BARRETO – 1110733

ENSINO DE LUTAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Centro Universitário Claretiano

Licenciatura em Educação Física

Lutas

Evandro Luis Ribeiro

FEIRA DE SANTANA - BA

11/05/2013

As lutas, apesar de soar estranho, podem ser trabalhadas no âmbito escolar e é conteúdo oficial apresentado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Porém, o professor que não tem experiência em tal prática não deve fazê-la, pois pode incitar, sem querer, a violência. Mas o professor não precisa saber fazer para saber ensinar. Há meios em que o professor pode trabalhar lutas sem ter praticado antes.

As lutas que podemos trabalhar na escola entre outras são: a Greco-romana e o Taekwondo, pois são modalidades olímpicas que podem estimular o gosto dos alunos por lutas.

  • Greco-romana:

Na luta Greco-romana participam competidores individuais com o objetivo de imobilizar os dois ombros do adversário até que o mesmo seja rendido usando apenas os membros superiores. Os juízes estabelecem as regras e vence quem conseguir o maior número de pontos.

Os alunos ainda podem desenvolver o gosto pela história desta luta que é bem interessante.

  • História:

A luta teve origem na Grécia antiga, era um dos esportes mais importantes dos festivais gregos. Os gregos reconheciam a luta como uma excelente forma de desenvolver a destreza física e mental. Este admiração pela modalidade fez com que passasse a ser um esporte oficial nos Jogos Olímpicos a partir de 704 d.C.

A luta greco-romana integra os Jogos Olímpicos modernos desde 1896, mas a luta livre e a greco-romana têm entrado em declínio nos últimos anos. Muitas escolas e faculdades retiraram o esporte do currículo, e a técnica corre o risco de ser eliminada dos Jogos Olímpicos devido às modificações em sua estrutura.

  • Movimentos básicos:

A luta greco-romana tem um estilo e técnicas únicas, quando comparada a outras formas de luta. Uma característica da luta greco-romana são seus golpes espetaculares. A luta com as mãos – a habilidade de controlar e manipular as mãos e braços do adversário – assim como os golpes com os punhos, ou a luta para ganhar vantagem durante uma contração dos membros superiores, são movimentos empregados pelos lutadores greco-romanos durante uma disputa.

  • Taekwondo:

Taekwondo é a arte que treina a mente através do corpo em busca da perfeição! Mas defini-lo não é tão simples como possa parecer.

No sentido mais prático, simples e direto, pode ser definido como uma Arte Marcial e um moderno desporto Olímpico de combate. É claro que, na sua essência, ele é muito mais que isso. O Taekwondo faz parte do modo de vida e da cultura do povo Coreano desde a sua origem.

  • História

Surgiu há, aproximadamente, 2000 anos. No século VII, a Coreia estava dividida em três reinos: Koguryo, Paekche e Silla. Descobertas arqueológicas de pinturas nas paredes de Muyong-Chong, uma tumba real que remonta à época da dinastia Koguryo, permitem-nos evidenciar a prática de Tae-Kyon (a mais antiga forma de taekwondo) em um período anterior ao ano de 50 a.C.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (102.7 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com