TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO, NORMAL E PROFISSIONAL PROFUNCIONÁRIO

Por:   •  15/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ESTADUAL DE MARINGÁ[pic 1]

ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO, NORMAL E PROFISSIONAL[pic 2]

PROFUNCIONÁRIO

Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação

Relatório da Prática Profissional do Curso de Secretaria Escolar

Bloco III– Formação Técnica Específica

Módulo 12 – Gestão Democrática nos Sistemas e na Escola

ASSUNTO: Atividades desenvolvidas na Prática Profissional Supervisionada (PPS) referente as

        O princípio da gestão democrática está inscrito na Constituição Federal e na LDB, sendo assim, ele deve ser aplicado  em todos os  ensinos e escolas públicas do Brasil. A gestão democrática pode ser considerada como meio pelo qual todos os segmentos que compõem o processo educativo participam da definição dos rumos que a escola.  

        Com autonomia (financeira, pedagógica e administrativa) das escolas, que veio com a LDB, elas começaram a ter a tarefa de administrar seus recursos financeiros  diretamente  e acompanhar os demais. Vista disso são os  recursos recebidos diretamente pelas respectivas Secretarias de Educação Estaduais e Municipais,  são várias as possibilidades de aplicação e de maneira geral, eles fazem parte de programas que possuem destinação específica, isto é, são recursos destinados a uma ação específica: alimentação escolar; transporte escolar; livro didático; biblioteca escolar; saúde escolar e manutenção da escola.

        Os níveis e modalidades da escola em ambos os PPP’s, estão situados no marco situacional, sendo que na escola de atuação temos  as seguintes  modalidades de ensino,  Regular, Profissionalizante e EJA, já na escola cedente são regular e profissionalizante, os níveis de ensino  em ambas são ensino Fundamental,  Médio regular  e Médio Profissionalizante.

        Em relação a participação do Conselho Escolar para uma Gestão Democrática, em ambos os Colégios  são frequentes as reuniões e o comparecimento da maioria dos conselheiros que tem voz ativa na tomada de decisões sejam elas da ordem financeira ou pedagógica. Em ambas as escolas os diretores têm sempre se preocupado em ouvir a opinião de todos não só de uma minoria, o que resulta sempre em ações concretas, uma delas aconteceu na escola cedente,  foi uma  parceira ente grêmio e escola, que disponibilizou as alunas absorventes caso fosse necessário na escola, já na escola de atuação, foram disponibilizados mais computadores para os professores que reivindicaram em reuniões do conselho escolar.

           Nas escolas de atuação e cedente, a gestão democrática  está sendo satisfatória, em todas as áreas, já que a participação  de todos está sendo ativa e não apenas passiva como  acontece em outras instituições de ensino. Também ficou  notório que os PPP’s apesar de serem de escolas do mesmo município tem um formato padrão, mesmo com as características singulares de cada instituição.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (178.8 Kb)   docx (63.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com