TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLA-FAMILIA: UMA INTERAÇÃO NECESSÁRIA PARA O SUCESSO ESCOLAR

Por:   •  18/3/2015  •  4.446 Palavras (18 Páginas)  •  904 Visualizações

Página 1 de 18

Durante muito tempo a família não foi objeto de estudos, mas é na família que vivencia-se a primeira forma de amor com o que se tem contato na vida, é nela que nos humanizamos e se valorizarmos esse relacionamento e este sentimento, vamos transmiti-los aos nossos filhos e alunos. O presente estudo tem como tema: Família e Escola: uma aproximação necessária. Tem por objetivo apresentar a importância da relação entre família e escola no processo de ensino e aprendizagem e considerar as transformações que estão ocorrendo na sociedade moderna, nas suas instituições e no que diz respeito aos quadros sociais instáveis que exigem uma compreensão dinâmica e respostas mais condizentes. Assim, a pesquisa tem como resultado ratificar a relação família-escola, que é de extrema importância na construção da identidade e autonomia do aluno, a partir do momento em que o acompanhamento desta, durante o processo educacional, leva a aquisição de segurança por parte dos filhos que se sentem duplamente amparados, ora pelo professor, ora pelos pais, o que irá incorrer do processo ensino-aprendizagem. O estudo foi feito mediante leitura sistemática, com fichamento das obras lidas, ressaltando os pontos abordados pelos autores pertinentes ao assunto relação família e escola. Constatou-se que a relação entre família e escola está enfraquecida. Cerca de 50% das crianças pesquisadas não recebem acompanhamento dos pais em suas atividades escolares diárias. Percebeu-se assim, que 50% que recebem esse acompanhamento obtiveram melhor rendimento escolar. Foram proporcionadas situações e atividades em que fosse necessário à integração contínua entre escola e família, e principalmente entre pais e filhos, para assim diminuir esse percentual.

Palavra-chave: Família, criança, escola.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como tema Escola e família: uma relação necessária para a aprendizagem, no EJA do município de Guaíra, no ano de 2013, para melhor compreender a importância da parceria entre família e escola na aprendizagem da criança, e como está atualmente a relação família e escola.

O trabalho é importante devido ao fato que, durante muito tempo a família não foi objeto de estudos, porém é na família que vivenciamos a primeira forma de amor com que se tem contato na vida, é nela que nos humanizamos e se valorizarmos esse relacionamento e este sentimento, vamos transmiti-los aos nossos filhos e alunos.

Ao tratar de família e escola, atualmente temos que considerar uma série de fatores determinantes da nossa realidade que, exige o desenvolvimento de diversos pontos de vista, competências e habilidades para nos relacionarmos com os demais integrantes da nossa sociedade, assim sendo falar sobre família, exige repensar o atual modelo de família como uma diversidade de modelos familiares, com identidades próprias.

A família tem passado para a escola não somente a responsabilidade de instruir e educar, mas espera que os professores transmitam valores morais, princípios éticos e comportamentos, desde boas maneiras até hábitos de higiene. Afirmam que não têm mais tempo para cuidar dos filhos, pois trabalham cada vez mais, logo, educar, seria função da escola, entretanto, opondo-se a isso, não valorizam mais a escola e o estudo, que a pouco eram vistos como meio de melhorar socialmente.

Assim como as demais instituições sociais, a família e a escola passaram por mudanças que mexem com sua estrutura, significado e papel na sociedade, pois estes papéis foram ampliados para dar conta de novas demandas da família e da sociedade, fato este que deve ser levado em conta quando se trabalha com escola, fugir dele, é agir fora da realidade.

A família reflete os problemas sociais, e também a presença ou ausência de valores nos diversos contextos humanos, e assim é necessário pesquisar sua relação como desempenho escolar, partindo desses pressupostos, sentiu-se a necessidade da respectiva pesquisa, parar investigar qual a importância da família no desempenho escolar das crianças, e observar a diferença no comportamento de crianças com bom e fraco desempenho escolar, compreendendo assim a complexidade da relação da criança com seus cuidadores e demais participantes de sua educação.

O referente trabalho tem como objetivo geral, apresentar a importância da relação entre família e escola no processo de ensino e aprendizagem, respaldando a estes, os objetivos específicos, serão fundamentados aos: buscar a participação ativa dos pais na vida escolar de seus filhos, permitindo uma aproximação afetiva, transmitindo valores e virtudes; entender o papel do professor como mediador da relação família e escola; identificar semelhanças e diferenças entre as crianças que tem uma maior participação dos pais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com