TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EST ÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA GOVERNADOR PEDRO IVO CAMPOS

Por:   •  11/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  7.729 Palavras (31 Páginas)  •  2.384 Visualizações

Página 1 de 31

Disciplina: Estágio Supervisionado na Educação Infantil

ACADÊMICA

MICHELE FRANCISLENE MACHADO – RA: 6897504979

DOCENTE

ROSEMARÍ DE BORBA DE OLIVEIRA

EST ÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL

NA ESCOLA GOVERNADOR PEDRO IVO CAMPOS

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Disciplina: Estágio Supervisionado no Ensino fundamental

EST ÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL

NA ESCOLA GOVERNADOR PEDRO IVO CAMPOS

Relatório  de  estágio  Supervisionado de observação em sala de aula no Ensino fundamental contendo observações,  anotações  e  registros das atividades pedagógicas, sob orientação da professora Rosemarí de Borba de Oliveira.

Anhanguera Educacional

SUMÁRIO

Página

1

Introdução

04

2

Memorial

05

3

Descrição detalhada das observações

08

4

Descrição detalhada da escola Governador Pedro Ivo Campos

18

5

Analise crítica refletida do processo vivenciado

20

6

Referências Bibliográficas

21

3

1.  INTRODUÇÃO

O presente  relatório  é  pertinente  ao  Estágio  Supervisionado  no Ensino  Fundamental para o Curso de Licenciatura em Pedagogia na quinta série. A análise foi realizada na Escola Governador Pedro Ivo Campos no período de

23/03/2015 à 20/02/2014. A escola fica localizada no bairro Costa e Silva, na cidade de

Joinville. O relatório tem por finalidade a observação do desenvolvimento infantil e suas metodologias de trabalho, na tentativa de realizar um planejamento que atenda uma demanda educacional de qualidade.

Através do avanço do estágio apresenta-se aos estudantes de graduação a prática e uma  visão  da  área  da  Educação  aplicada  às  crianças  no  início  do ensino fundamental, o  que servirá como inicio e base durante todo o ciclo escolar. Contemplando  também as  atividades  realizadas  pelo  professor, e  a  capacitação para  trabalhar  temas  diversificados  que  esteja  de  acordo  com a  realidade  dos alunos, retratando a escola como parte fundamental da educação e a inserção da criança na sociedade.

2.  MEMORIAL

Nasci  no  ano de 1992 na cidade de São Paulo  – Capital / SP, em uma família amorosa na qual estava incluso meus pais e dois irmãos. Estudei em escola pública em todo o processo escolar. Passei por algumas escolas, pois no ensino médio minha família e eu mudamos de bairro. Conclui o ensino médio na escola Estadual Barão de Ramalho no ano de 2009. Após o termino da educação básica, iniciei vários cursos profissionalizantes na área administrativa com ênfase empresarial. Os dois  cursos  eram  em  horários  alternados,  um  no  período  vespertino  e  o  outro noturno. Não foi fácil conseguir conciliar os cursos, mas a vontade em aprender e desenvolver meu lado profissional e pessoal foi maior. Um desses cursos realizei na Instituição Senac na qual tive que passar por vários processos para conseguir uma bolsa como: prova, entrevista e dinâmicas em grupo . No ano de 2010 conclui e adquiri uma experiência maravilhosa, da qual não irei esquecer. Nesse mesmo ano prestei  o  Enem,  uma  prova  na  qual poderia  mudar minha  vida. Quando  saiu o resultado da prova, fui classificada. Aquele momento foi de muita emoção, não sabia se chorava ou se dava risadas. Mas não foi tão simples assim contar essa novidade para os meus pais, porque para fazer a faculdade teria que mudar de Estado. No início foi difícil meus pais aceitarem minha decisão de deixar tudo em São Paulo e ir para Santa Catarina. Santa Catarina era um lugar na qual não conhecia ninguém e muito menos sabia onde iria morar. Porém meus pais como sempre apoiaram os meus sonhos, e encorajou essa ideia. Posso dizer que quando cheguei ao Estado de Santa Catarina não foi nada fácil, tive que me adaptar e com o passar dos dias parecia que já morava há muito tempo naquela região. O tempo passou, fui amadurecendo  tanto  meu  lado  pessoal  como  as  escolhas  que  no  inicio  tinha tomado. No decorrer dos anos percebi que a minha vocação era realmente a área educacional,  porém  com  outro  tipo  de  público,  "as  crianças".  Deixei  os  planos antigos, que era a faculdade na área das exatas, para iniciar uma nova etapa, o curso de pedagogia, do qual estou gostando muito. Espero que logo eu possa iniciar minha carreira de docente e pode ver que tudo que lutei e que sonhava antes de vir para Santa Catarina, aconteceu. Pretendo dar continuidade aos meus estudos após a graduação, sempre gostei de estudar e aprender coisas novas. Também quero

crescer profissionalmente, me aprimorar na área educacional, no qual acredito que pode melhorar o futuro da sociedade.

Planos e mais planos surgem a cada momento da minha vida, e são eles que me fazem acreditar em um mundo melhor, no qual eu posso contribuir. Esse texto tem como objetivo mostrar que a vida é feita de escolhas e que são elas que fazem chegar até suas metas. Às vezes as opiniões, o jeito de ser, a forma como vemos o mundo, os planos que idealizamos mude, como aconteceu comigo e provavelmente acontece na vida de outras pessoas, pois vivemos em constante transformação. E foram essas escolhas que me fizeram perceber que o caminho que estou seguindo agora, apesar de ser novo, está me fazendo bem, que eu quero continuar seguindo, sem medo de ser feliz. A faculdade de pedagogia está me fazendo ver a essência de cada processo que vivi, desde quando eu era pequena e estava na pré - escola e agora  estudando  para  ser  professora.  O  tempo  passou  e  deixou  momentos marcantes e especiais na minha historia, mas acredito que o melhor ainda está por vir. Existe uma música que me inspira para ser uma ótima professora. Vou colocá -lo no meu memorial e espero que um dia meus alunos se lembrem de mim, como me lembro dos meus, quando terminarem seus estudos no ambiente escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.1 Kb)   pdf (893.6 Kb)   docx (748.4 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com