TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DE PESSOAS NA EMPRESA UNILEVER

Trabalho Escolar: ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DE PESSOAS NA EMPRESA UNILEVER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/7/2014  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  1.648 Visualizações

Página 1 de 4

ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DE PESSOAS NA EMPRESA UNILEVER

Resumo – Relato sobre a experiência da realização do Planejamento Estratégico Integrado, na companhia anglo-holandesa Unilever, presente no mercado brasileiro há 85 anos, nas categorias de cuidados pessoais, alimentos, limpeza, refreshment (bebidas de soja e sorvetes) e alimentação fora do lar. Com a visão de tornar-se uma empresa de escolha para talentos, a prioridade da Unilever é oferecer excelência em qualidade de vida aos seus colaboradores, clientes e consumidores. O desejo maior da organização é influenciar no processo de melhoria nos padrões de vida das pessoas, com ações voltadas para a sustentabilidade e bem estar. Gerar oportunidades de crescimento de carreira, atração de talentos e garantia de um ambiente de trabalho seguro, livre de preconceitos e diferenças são as prioridades da Unilever.

(Palavras-chave: sustentabilidade, carreira, qualidade, valorização)

Introdução

Este trabalho tem como finalidade apresentar o planejamento estratégico Integrado, utilizado na Unilever do Brasil.

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, existem empresas que oferecem um alto nível de qualidade de vida a seus funcionários, a ponto de mais de 72% dos funcionários se sentirem satisfeitos e motivados em fazer parte do quadro de pessoal, fato que não é normal hoje em dia. Este é o caso da Unilever.

Método

No plano de gestão estratégica a principal missão da Unilever, é a atração e retenção de talentos. Estas são as condições prioritárias para o desenvolvimento organizacional. Uma das principais metas a alcançar, é a de tornar-se uma empresa de referência na escolha de futuros talentos.

Outra grande preocupação, diz respeito à geração de um ambiente interno de trabalho totalmente voltado à inclusão social, onde não haja espaço para discriminações e preconceitos, de qualquer forma. Para que isso aconteça, são desenvolvidos vários projetos de integração.

A satisfação pessoal dos funcionários é entendida como fator predominante para o alcance dos objetivos organizacionais. Sendo assim, a Unilever se utiliza de métodos diversificados para o desenvolvimento das lideranças, sempre adequado aos variados níveis do plano de carreiras.

Um desses métodos é a aplicação de uma pesquisa de clima periodicamente, onde são registradas as necessidades e expectativas dos funcionários, com relação à empresa. De acordo com o resultado da avaliação da pesquisa, levantamentos de ações são discutidos pelos gestores, a fim de adequar as funções à realidade dos colaboradores, em busca da satisfação. A valorização do procedimento interno, é mais uma prioridade estratégica da organização.

Com a intenção de minimizar as diferenças, um dos projetos da Unilever é o de unir lideranças e liderados, disponibilizando em sistema de intranet, conversas virtuais (chats), revistas com assuntos de interesse geral, enquetes, etc. Também, organizam festas de confraternização, eventos e passeios em grupos.

A empresa desenvolveu um processo voltado para o aprimoramento da carreira de todos os funcionários, praticado por todas as áreas da companhia, denominado Performance Development Plan (PDP), ou seja, Plano de Desenvolvimento de Performance.

Dentro deste sistema há uma plataforma chamada Talent Plus Online, onde são registrados todos os resultados de avaliações aplicadas aos funcionários. Sobre este cadastro, são realizados os levantamentos para o aprimoramento de carreira de cada colaborador.

Juntamente com o seu superior imediato, o funcionário registra no sistema Performance Development Plan, através de um cadastro personalizado, seus anseios, suas metas e a maneira com que pretende conquista-las, traçando uma trajetória viável.

Com relação aos cargos mais elevados e aos funcionários que já estão sendo treinados para assumir cargos de liderança, como por exemplo os trainees, a Unilever conta com mais duas ferramentas de avaliação e análise de desempenho, que identificam os pontos que precisam ser mais desenvolvidos para que assumam futuramente essas posições no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com