TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO FILME REVOLUÇÃO DOS BICHOS

Trabalho Escolar: ESTUDO DE CASO FILME REVOLUÇÃO DOS BICHOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  2.325 Palavras (10 Páginas)  •  1.038 Visualizações

Página 1 de 10

Estudo Dirigido sobre o filme

“A Revolução dos Bichos”

O filme se baseia no livro: ORWEL, George; Revolução dos bichos (“animal farm.”), editora Globo, 1945.

* O filme “A Revolução dos Bichos” nos leva a refletir sobre a questão do poder, de como o ser humano se relaciona com ele nas mais diversas áreas de sua vida. Consequentemente nos leva a considerar o cotidiano das pessoas no mundo corporativo e qual o impacto que o Poder exerce sobre estas pessoas, lembrando que todos nos em algum momento somos detentores de algum tipo de poder.

Questões.

1. Fazendo uma comparação da “vida social” dos animais como foi apresentada no filme, ou seja, como os animais se relacionavam, e da sociedade a qual você pertence, como associaria a questão de cultura e comportamento? Qual o papel da cultura no comportamento das pessoas?

R) Analisando o filme, pode-se comparar claramente com algumas classes sociais, como por exemplo as comunidades pobres (favelas), onde a impressão que temos é que as pessoas que lá vivem, fazem parte de uma outra sociedade, pois vivem em submundo de miséria, tristeza e injustiça, e isto ocorre desde o nascimento deles.

Assim como aqueles animais que eram maltratados pelo dono da fazenda, que os fazia trabalhar e em troca de apenas uma pequena porção de ração e feno e isto quando não estava embriagado e esquecia os pobres animais.

No caso dentro das comunidades a maneira em que vivem, apesar de injusta e chocante para nós que estamos fora, parece já fazer parte da cultura que foram forçados a aceitar pela dimensão que se encontra hoje, aqueles que não aceitam esta maneira de viver, acabam saindo deste meio e tentam viver em outro lugar, ambiente que a principio aparenta ser melhor que seu ultimo centro de convivência.

Nota-se que esta cultura influência muito no comportamento das pessoas já desde a sua infância, é normal nos depararmos e assistirmos pela televisão os adolescentes carregando armas de fogo pesado, usando e traficando drogas e as meninas que ainda não se desenvolveram entregando seu próprio corpo para a prostituição em troco de droga e dinheiro fácil.

Diferentemente acontece quando se vive dentro de uma sociedade onde se valoriza o ser humano, as pessoas são diferentes, o comportamento é totalmente condizente a cultura em que vivem.

2. A alienação intelectual é resultante da separação social entre trabalho material (que produz mercadorias) e trabalho intelectual (que produz idéias). A divisão social entre as duas modalidades de trabalho leva a crer que o trabalho material é uma tarefa que não exige conhecimentos, mas apenas habilidades manuais, enquanto o trabalho intelectual é responsável exclusivo pelos conhecimentos.

* Levando em consideração este pequeno texto e lembrando-se da atitude dos porcos no filme que estamos analisando, como vocês entendem a relação de trabalho no mundo atual? No tocante a alienação aqui descrita, acham que ela ainda existe? Se existe como ela se manifesta? E como a sociedade, de modo geral lida com este tipo de comportamento?

R) A relação de trabalho atual esta focada na lucratividade, onde os que comandam extraem de forma sutil todo o potencial dos colaboradores, pois quem tem conhecimento intelectual em muitos casos consegue fazer com que os que têm habilidades técnicas tenham seu desempenho elevado ao maximo.

Perante toda essa visão de lucro que se estabeleceu a alienação passou a existir dentro do cotidiano organizacional visando à obtenção de melhores resultados, fazer o funcionário pensar que aquilo que ele faz é suficiente para sua satisfação é ter funcionário que não questiona que não buscam melhorar sua posição. Um exemplo claro de alienação acontece na área de produção das montadoras aqui do Vale do Paraíba, onde vemos funcionários que faz 20 anos que colocam parafuso na roda, e não buscam um crescimento profissional, dizem que onde estão é suficiente para eles.

A sociedade esta menos receptiva a essa ferramenta, e um exemplo disto são os sindicatos que atuam de maneira ofensiva para a redução e/ou extinção da alienação dentro das organizações.

3. No filme, após a revolução vemos surgir líderes. Os líderes (dois porcos) mostram possuírem divergências ideológicas em relação à ideologia proclamada pelo “Major”, mentor da revolução. Um deles, justamente o mais truculento, expulsa o companheiro e assume o papel de líder. A partir de então, a revolução é deturpada, os bichos aos poucos voltam a viver penosamente e sob um autoritarismo repulsivo; dando a impressão que se colocaram em situação pior do que a que estavam.

* Partindo deste cenário que nos mostra o filme, como vocês entendem um comportamento assim nos dias de hoje? Seja no mundo das organizações, seja na própria sociedade, como vocês justificam este tipo de atitude? E por que acham que pessoas se submetem a isso?

R) Basicamente entendemos que este tipo de cenário infelizmente se repete nos dias atuais, e podemos citar por exemplo, alguns empresários espertos e sem escrúpulos, que tiveram oportunidade de crescer na vida e conquistar status social, vêem a oportunidade de ganhar muito mais se aproveitando das necessidades de outras pessoas, temos alguns exemplos de pessoas trabalhando em confecções de roupas clandestinas em regime de escravidão em troca de alimento e moradia, e o que é pior justificam suas ações como sendo digna pois alegam estar ajudando estas pessoas que na sua maioria são imigrantes ilegais trazidos de outros países, pessoas que passavam necessidades na sua terra natal e enganados por estes empresários acabam aceitando esta vida.

4. Considerando alguns personagens do filme temos o seguinte quadro:

* Procurem encontrar no meio em que vivem, dentro da empresa que trabalham, em casa, no bairro, enfim, dentro do universo em que habitam, pessoas que você associa com cada personagem e justifique porque.

Sr. Jones; antes da Revolução, o dono da granja, era um homem que estava sempre bêbado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com