TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Artigo: ETICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2013  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  696 Visualizações

Página 1 de 6

UNIP – Universidade Paulista

Cursos Superiores de Tecnologias

Gestão em Logística

Trabalho de Ética e Responsabilidade Social nas Organizações para Fundamentos da Administração

Manaus

2013

UNIP – Universidade Paulista

Cursos Superiores de Tecnologias

Gestão em Logística

Trabalho de Ética e Responsabilidade Social nas Organizações para Fundamentos da Administração

Bruno Ramos da Costa RA B0965B6

Diego Lima Dantas da Silva RA B0965C-4

Edson Alves Figueiredo RA 1644C-2

Renilda Moita Porto RA B1835C4

Rodolfo de Oliveira Simões RA B08IDG0

Rodrigo Deodata Rodrigues RA B09CEB

Curso: Tecnólogo em Gestão em Logística

Semestre: 4º / 2013

Manaus

2013

RESUMO

Há muito tempo as organizações vem sendo pressionadas sobre ética e a responsabilidade social que devem assumir perante a sociedade. Ética e responsabilidade nos negócios são temas em ascendente difusão e discussão no Brasil. Este questionamento atualmente vem se tornando com mais freqüência nos últimos anos partindo de diferentes públicos, sejam eles: consumidores, comunidade, colaboradores, governo, entre outros.

Algumas empresas com atividades no Brasil já tem responsabilidade social como assunto constante em seus debates. E muitos empresários brasileiros já perceberam que contribuir para o bem-estar de seus colaboradores, da comunidade em que atuam e promover práticas de governança e transparência com seus Stakeholders é o divisor de águas entre as empresas que, se omitem e as empresas que atuam positivamente em seu meio, respeitando e valorizando o público que dele fazem parte.

Sobretudo, podemos afirmar que no mundo globalizado de negócios, as empresas se sentem pressionadas e até mesmo forçadas a ter uma postura perante a uma sociedade exigente quanto ao compromisso das mesmas. As organizações devem estar preparadas para as constantes exigências de um mercado competitivo, que mesmo globalizado cobra qualidade, responsabilidade social e ética. Considera-se que o dever ético de qualquer organização é o de cumprir fielmente a lei.

Palavras – chave: Ética, Responsabilidade Social, Organização

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5

1-ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL..................................................

4-CONCLUSÃO 30

5-BIBLIOGRAFIAS 31

INTRODUÇÃO

Quando uma empresa segue uma postura ética, sua probabilidade de sucesso é maior, pois a organização adquiri respeito e confiança dos colaboradores, clientes, fornecedores, entre outros. Os interesses éticos de uma organização podem se distinguir de acordo com a cultura organizacional, tipo de negócio e o tamanho da empresa.

É de suma importância que o gestor de pessoal ao realizar a seleção de pessoas para contratação, analisar os princípios morais de cada um, ficando assim mais fácil administrar, tendo ao lado colaboradores que se atentem com a ética.

A ética é sempre lembrada quando falamos em negociação. A negociação é um processo competitivo, e por isso a ética é uma questão de suma importância.

Há uma preocupação crescente das empresas com responsabilidades social fazendo nascer uma nova mentabilidade empresarial: uma boa mentalidade que valoriza a cultura de uma boa conduta empresarial para a qual eficiência e lucro podem ser combinados com valores,cidadania,preservação ambiental e ética nos negócios.

.

1.ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Ser ético nada mais é do que agir correto, proceder bem ,sem prejudicar os outros. As empresas não são apenas entidades jurídicas. São formadas por pessoas e só existem por causa delas e, são elas que vão viver as glorias ou os fracassos da organização; portanto é de extrema importância que a empresa deva preocupar-se com as relações éticas. Errar é humano, mas falhas éticas destroem carreira e organizações.

Conforme explica DIAS (2003, p.519), " Individualmente cada pessoa terá conduta ética se suas ações forem certas, suas intenção correta e as circunstancias boas. A ausência de um desse três critérios não recomenda a ação do ponto de vista ético."

Vasques (1995), afirma que ética é a ciência do comportamento moral dos homens

em sociedade. Então, podemos dizer que a ética pode ser um conjunto de regras, princípios ou maneiras de pensar que guiam a sociedade. A postura ética surge da percepção de um fenômeno que ocorre dentro de cada um de nós. Portanto, a função da ética é levar a sociedade a reagir,resgatando os valores morais básicos para orientação de seu comportamento e, assim,atentar para um caminho de reconstrução para uma vida melhor.

figura 01: Ética nas empresas

Fonte:WWW.google.com.br

Agir eticamente é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com