TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa BONITA

Tese: Empresa BONITA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Tese  •  1.770 Palavras (8 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 8

Etapa 1

Passo 1

A empresa criada foi a empresa B.O.N.I.T.A, que estará localizada em um dos lugares mais nobres de São Paulo que é a cidade Jardim. O segmento em que atua é na área de Beleza e Cosméticos. Tem porte Médio e tem cerca de 13 funcionários, que são 4 cabeleireiros, 3 auxiliares, 4 manicures e 2 atendentes. Ela tem por objetivo atender apenas pessoas de classe alta, pois ela trabalha com produtos importados, e esta disposta a atender tudo o que seus clientes desejam.

Missão: A razão de ser do próprio negócio, porque foi criado e para que existia.

Visão: Serve para vislumbrar o futuro que se deseja alcançar. É a imagem definida pela organização a respeito do seu futuro, ou seja, do que pretende ser.

Valores: São as crenças e atitudes básicas que ajudam a definir o comportamento individual, e variam entre pessoas e empresas.

Escolhemos o ramo de beleza, porem é um dos ramos mais utilizados e procurados no mercado.

Pois as pessoas estão sempre procurando estar em dia com a beleza e estão sempre querendo conhecer as novidades que estão propostas no dia a dia.

Passo 2

O trabalho sempre fez parte da vida do ser humano e ao longo dos anos o homem buscou várias maneiras para desenvolver suas atividades e promover os frutos para sua sobrevivência. No decorrer da história vários acontecimentos marcaram a evolução do trabalho e foi através da mesma que hoje conseguimos conquistar os nossos direitos.

A história do trabalho começou desde a Idade da Pedra no qual o homem já saia em busca de sua alimentação e do seu sustento. Na época do feudalismo o trabalho maior ficava nas mãos de quem não possuía muitos bens e os donos das terras eram os responsáveis pelo crescimento econômico. Viveu-se também a era da escravidão onde os escravos trabalhavam apenas para sobreviver e de uma forma bastante precária. Nessa época o trabalho escravo era visto como símbolo de sofrimento, injustiça e preconceito. Com o avanço da Idade Moderna, com o surgimento da Revolução Industrial, o trabalho também começou a “ganhar um novo rosto”. Com o crescimento de matérias-primas, as pessoas tiveram a oportunidade de aprimorarem seus conhecimentos e elevarem suas capacidades profissionais. O ramo do setor de produção exigiu mais pessoas, para tomar conta da demanda, surgindo assim as industria.

As pessoas passaram a trabalhar mais e a atividade econômica estava em alta. Nessa época houve muita exploração por parte dos donos das industrias, os empregados trabalhavam muitas horas e não ganhava tanto pelo esforço do seu trabalho. Nascem assim as leis trabalhistas que foram criadas para defender o trabalhador e garantir que seus direitos fossem respeitados. Com o passar dos anos, o conceito de trabalho foi ganhando força e não era mais visto apenas como sinônimo de sobrevivência, mas sim como também de crescimento evolução. Vivemos hoje na era do Capitalismo, onde o trabalho é um meio para as pessoas conseguirem satisfazer suas necessidades e vontades. As empresas se tornaram mais democráticas e o trabalhador mais conhecedor dos seus direitos. Com o avanço da tecnologia o trabalho está se tornando mais fácil, mais rápido e mais flexível.

A empresa B.O.N.I.T.A. foi criada com o propósito de atender essa era de consumismo. É uma organização voltada para o ramo da beleza e estética e seu objetivo é prestar o melhor serviço e um atendimento de alta qualidade. O trabalho será fonte de criatividade, inovação e excelentes resultados. Os profissionais voltados a proporcionarem o seu melhor, estando motivados e envolvidos com seu crescimento pessoal e profissional. A empresa além da lucratividade também buscará a evolução dos seus colaboradores e a satisfação dos seus clientes.

Passo 3

História do Direito trabalho

Foi na Revolução Industrial, ocorrida nos séculos XVIII e XIX, que começaram a surgir o conceito de empregado e empregador. Nessa época, já se podiam observar os princípios dos direitos trabalhistas, apesar de não serem instituídas ainda no início do século XVIII regras em benefício dos operários e, por conta disso, o empresário era prejudicado, pois a massa trabalhadora estava desmotivada com suas atuais condições de trabalho.

No início do século XIX, o sentimento de revolução fazia parte da classe trabalhadora. Os operários começam a reivindicar seus direitos e a exigir qualidade de vida no trabalho, sem que houvesse a perda de liberdade, fato que antes ocorria com os escravos e a dignidade .

Em 1891, a contribuição do Papa Leão XIII fez surgir o desejo por mudanças. Em sua publicação, ele falou sobre o salário mínimo, a previdência social, a jornada de trabalho e outros temas de caráter social ,na luta por esses direitos

Esse foi um fato importante, que proporcionou a criação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 1919, pelo Tratado de Versailles, em Genebra, o qual, por meio de convenções e recomendações, regulamentam normas. O Brasil é um dos países membros da OIT.

Evolução do trabalho

Com o advento da Revolução Industrial, êxodo rural, concentração dos meios de produção, a maior parte da população não tinha nem ferramentas para trabalhar como artesãos. Sendo assim, restava às pessoas oferecer seu trabalho como moeda de troca. É nessa época que a noção de emprego toma sua forma. O conceito de emprego é característico da Idade Contemporânea

Discorremos sobre o trabalho e as relações trabalhistas tendo em vista os quatro períodos históricos, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea para que ficasse visível a lógica da divisão da História em quatro períodos. Cada período histórico é marcado por uma organização sócio-político-econômico-cultural própria. Temos motivos para crer que esse fim de século XX é o início de um período de transição de onde passaremos da idade contemporânea para uma Idade pós-Contemporânea. As mudanças que vêm ocorrendo graças à tecnologia, principalmente a tecnologia da computação-telecomunicação, estão modificando as relações econômicas entre empresas, empregados, governos, países, línguas, culturas e sociedades. Essas mudanças parecem estar caminhando para uma situação tão diferente da existente no final da Segunda Guerra Mundial, que podemos dizer que um novo período da História está se esboçando.

Direito Constitucional do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com