TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enfoque Comportamental

Artigos Científicos: Enfoque Comportamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 2

Desde o início da moderna sociedade industrial, percebeu-se a importância do comportamento e sentimentos das pessoas para a produção e desempenho das organizações além dos aspectos técnicos e métodos de trabalho, estes, o foco da escola clássica. O surgimento dos sindicatos, bem como o movimentos dos luddistas, mostraram o grande potencial das organizações de gerar insatisfações para os trabalhadores. Porém, como aponta MAXIMIANO (2000), a despreocupação da escola clássica com os fatores humanos é apenas aparente. Havia pessoas, dentro do movimento da administração científica, que se preocupavam com o comportamento humano e seus impactos sobre a administração. Pode-se citar, dentre os pioneiros da administração que adotaram uma ótica humanista: Mary Parker Follett, o casal Gilbreth, Henry Gantt e Hugo Munsterberg. Estas pessoas começaram com o enfoque comportamental dos humanistas, que ganhou força tanto na teoria quanto na prática da administração e desenvolveu-se ao lado do enfoque técnico nascido com Taylor e Ford.

O importante em uma organização que adota um enfoque comportamental é seu sistema social, que são formados por pessoas e seus sentimentos, necessidades e atitudes, além de seu comportamento como integrantes de grupos. Vale dizer que em uma organização, o sistema social influencia mais sobre seu desempenho a aspectos técnicos, que é constituído por máquinas, métodos de trabalho, tecnologia, estrutura organizacional, normas e procedimentos. Pode-se concluir, portanto, que ao adotar uma visão comportamental o ser humano está no centro do processo administrativo e não o sistema técnico.

De acordo com o autor supramencionado, os objetivos do enfoque comportamental são:

Compreender o sistema social da organização, ou organização informal;

Compreender as pessoas como indivíduos e as características singulares de cada uma e o impacto dessa singularidade sobre o desempenho.

Através do conhecimento sobre o comportamento dos trabalhadores, como indivíduos e membros de grupos, fornecem-se ferramentas para a administração da organização, sendo este o objetivo principal do enfoque comportamental.

As raízes desse enfoque são: o movimento pelo bem-estar dos trabalhadores, o pensamento humanista dentro da escola clássica, a psicologia industrial, o estudo do fator humano no papel dos gerentes e o estudo da dinâmica de grupo e da liderança. A seguir serão descritos sucintamente alguns desses acontecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com