TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Enfoque Comportamental

Casos: O Enfoque Comportamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  1.449 Palavras (6 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 6

Enfoque Comportamental

1 - Raízes do Enfoque Comportamental

• O enfoque comportamental são sistemas sociais formado por pessoas e suas necessidades, sentimentos e atitudes, bem como seus comportamentos dos seus integrantes no grupo. Com base nas teorias de Ford e Taylor, que citaram com enfoque técnico ou enfoque comportamental é essencial para o desempenho das organizações, pois não depende da eficiência dos sistemas técnicos. Sendo assim o sistema social ele tem mais eficiência do que o sistema técnico.

• O moderno enfoque comportamental dois temas fundamentais de estudo:

1 – As características que diferencia as pessoas umas das outras

2 – O comportamento coletivo das pessoas; como integrantes de grupos, de organizações e sociedade;

A história do enfoque comportamental aborda os seguintes antecedentes:“ O movimento pelo bem-estar dos trabalhadores, a psicologia industrial, o estudo do fator humano no papel do gerentes e o estudo da dinâmica de grupo e da liderança, e posteriormente pesquisadorHawethorne vem com seus experimentos que deu origem a escola das relações humanas

 Movimentos pelo bem-estar dos trabalhadores

O movimento e bem-estar dos trabalhadores foi uma correnteque ganhou força durante a Revolução Industrial , para que assim forcem melhorada as condições de trabalhos. Cinco tendências principais integram esse movimento, ação plástica do sindicato, experiência humanista na fundição Soho, O Maxirsmo era uma ideia de eliminar as desigualdades entre ricos e pobres fazendo uma sociedade mais justa. A doutrina social da igreja que assumiu uma posição clara a favor da justiça social e o Pensamento Humanista sobre Escola Clássica, os humanista tinha a preocupação com a condição das pessoas no ambiente de trabalho e manifestaram em suas obras. Alguns desses humanistas estavam ligados nos movimentos da Administração Cientifica:

Henry Gantt tinha como tese que os trabalhadores são seres humanos, não maquinas e deveriam ser treinados ao invés de serem conduzidos;

Casal Gilbrethe o inglês Oliver Sheldon na mesma época enxergava a indústria como organismo feito de homens e não como massa e processo técnicos

Mary Parker Follettafirmou que o homem no trabalho era motivado por necessidades e desejos idênticos, ela acreditava que a coordenaçãow um lugar da intimação seria essência de uma boa administração, pois assim garantia o controle da situação.

1.2- O estudo do fator humano no papel de gerentes

Segundo ChesterBarnard, as organizações são por naturezassistemas cooperativos A cooperação alcançada é quando há um equilíbrio entre os benefícios que a organização oferece para o individuo, o esforço do individuo oferece para a organização alcance do seu objetivo. O papel dos gerentes relatado Barnard era arte de tomada de decisão, pois os gerentes devem estar conscientes que depende dos seus subordinadas apara implementar as suas decisões.

1.3 - Psicologia Industrial

A psicologia industrial focalizou de inicio o desenvolvimento de teste para seleção e colocação de pessoal, pois o entendimento dos comportamentos das pessoas no trabalho basicamente venha a ser oriunda dos problemas de seleção e treinamentos de pessoas. O Alemão Hugo Munstenberg tinha como teoria três princípios:

 Ajudar a encontrar homens mais capacitados para o trabalho

 Definir as condições psicológicas para o aumento da produção

 Produzir as influências desejadas na mente humana do interesse da Administração

1.4- Dinâmica de Grupo e Liderança

Kurt Lewis é considerado o pai da dinâmica de grupo, seus estudos pioneiros tiveram grande impacto na administração. Pois seu estudo definia estilos diferentes de liderança na década de 30, ele tinha como teoria três estilos de liderança: autoritário, democrático e liberal.

 Autoritário: ele não permitia nenhuma participação em suas decisões, ele só dava atenção nos momentos de elogios e criticas e simultaneamente procurava ser amigável ou impessoal e não declaradamente hostil.

 Democrático: ele estimula a participação e o debate, e procura ser objetivo na critica e elogio;

 Liberal:ele é um líder que dá autonomia ao grupo, estilo anti-liderança;

2. Escoladas Relações Humanas

O enfoque comportamental na Administração é o caminho experimento de Hamthorme que teve a importância do grupo sobre o desempenho dos indivíduos para os estudos sistemáticos sobre a organização informal.

Significado da organização informal é um grupo de pessoas antagnistas ou inimigas se formam dentro de uma organização formal gerando certo conflitos.

Esse experimento em 1927 a 1933 foi realizado e fez parte de um programa amplo, orientando pelo professor Elton Mayo de Havard e que durou até 1947. Esse experimento fez nascer a chamada Escola de Relações Humanas. A Escola demonstra fatores mais importantes para o desempenho individual onde estão as relações com colegas e administradores. Segundo Mayo o desempenho das pessoas depende muito menos dos métodos de trabalho em comparação a visão administrativa cientifica do que dos fatores emocionais ou comportamentais, ou seja, o fator emocional é preponderante ao método da administração científica e o trabalhador vem a participar de grupos sociais e a fábrica deveria ser vista como sistema social e não apenas econômico industrial para melhor funcionamento e eficácia.

Na idéia de Mayo e seus colaboradores não alterou o modelo constituído por Ford e Taylor, mas contribuiu par alterar as atitudes dos administradores em ralações aos trabalhadores.

A concepção das Relações Humanas alcançou a educação formal e para faze uma organização funcionar era preciso considerar seriamente o comportamento das pessoas.

3. Ciências do comportamento

O comportamento organizacional ocupa diferentes ciências do comportamento e de acordo com Robbins,devem ser consideradas cinco proposições para o estudo organizacional:

1. Cada ciência, disciplina ou campo do conhecimento proporciona contribuição especializada para cada um dos temas que interessam o enfoque comportamental. A psicologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com