TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enfoque comportamental

Por:   •  10/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.407 Palavras (6 Páginas)  •  832 Visualizações

Página 1 de 6

O ENFOQUE COMPORTAMENTAL

Principais autores:

  • Kurt Lewin (1890- 1947). O comportamento das pessoas resulta de um conjunto de fatores que coexistem no ambiente em que essa pessoa desenvolve a sua atividade, conjunto de fatores este que inclui a família, a profissão, o trabalho, a política, a religião, etc.;
  • Hebert Alexander Simon (1916- 2001). Laureado com o Prémio Nobel de Economia em 1978, pelas suas pesquisas realizadas na área de "tomada de decisões no interior das organizações econômicas". Segundo a sua teoria, a empresa deve ser encarada como um sistema de decisões onde o indivíduo é responsável pela tomada das mesmas. Segundo ele, o planeamento é necessário a todos os níveis e é o substrato da racionalidade no comportamento administrativo;
  • Douglas McGregor (1898-1964). Psicólogo social, foi um dos cientistas do comportamento na administração. Ele é conhecido pela sua obra The Human Side of Enterprise (O Lado Humano do Negócio), onde formulou duas teorias sobre o comportamento humano em relação ao trabalho.;
  • Rensis Likert (1903- 1981). Educador americano e psicólogo da organização, nascido em Cheyenne, Wyoming USA, no ano 1903, foi mais conhecido por suas investigações sobre os estilos de gerenciamento nas organizações;
  • Chris Argyris( 1923). É o precursor do conceito de aprendizagem organizacional e defende que as empresas dependem das pessoas e do seu desenvolvimento pessoal;
  • Abraham Maslow (1980 – 1970). Foi um dos primeiros representantes das teorias motivacionais;
  • Frederick Herzberg (1923- 2000). Foi um dos primeiros pesquisadores a considerar as opiniões dos trabalhadores nas pesquisas acerca das condições de trabalho.

Períodos com os fatores- chave do contexto

    O principal componente do enfoque comportamental é a escola das relações humanas, que nasceu de um experimento famoso, realizado nos Estados Unidos por Hawthorne, nos anos de 1927 a 1933.
A escola das relações humanas.

    As Relações Humanas são as ações e atitudes desenvolvidas pelos contatos entre pessoas e grupos. Os indivíduos dentro da organização participam de grupos sociais e mantêm-se uma constante interação social. 
    A abordagem comportamental vai propor um conjunto de medidas de mudanças no trabalho e nas estruturas organizacionais de forma a alinhar a necessidade de auto desenvolvimento e realização do ser humano com os objetivos organizacionais. A escola comportamental preza pelo lado humano do indivíduo nas organizações.

    Desta forma, os fatores chave do contexto remete a uma visão reducionista do ser humano presente na escola de relações humanas e o impacto dos desenvolvimentos nas ciências sociais.

    Suas principais características são:

1. A ênfase nas pessoas;
2. Preocupação com o comportamento organizacional (processo de trabalho);
3. Estudo do comportamento humano.

Propostas Básicas
Compreender o sistema social da organização, ou organização informal;
Compreender as pessoas como indivíduos e as características singulares de cada uma e o impacto dessa unicidade sobre o desempenho na empresa.
As raízes desse enfoque são: o movimento pelo bem-estar dos trabalhadores, o pensamento humanista dentro da escola clássica, a psicologia industrial, o estudo do fator humano no papel dos gerentes e o estudo da dinâmica de grupo e da liderança.

Foco de Análise

    Visa basicamente o estudo do comportamento dos grupos nas organizações. Com o advento da Teoria das Relações Humanas, uma nova linguagem passa a dominar o repertório administrativo: Fala-se agora em motivação, liderança, comunicação, organização informal, dinâmica de grupo etc.

Contribuições

  • Trata a organização como um grupo de pessoas; 
  • Enfatiza as pessoas;
  • Delegação plena de autoridade; 
  • Autonomia do empregado;
  • Ênfase nas relações humanas entre as pessoas;
  • Confiança nas pessoas;
  • Dinâmica grupal e interpessoal;
  • Promovem melhor eficiência organizacional pela motivação individual;
  • Reconhecem a importância do desenvolvimento dos recursos humanos;
  • Aumento de complexidade nas teorias de motivação e liderança.

Limitações
    Alguns dos pontos de vista podem ser avaliados sob uma abordagem instrumental, de manipulação motivacional do trabalhado;

    Abordagens em sua essência, descritivas, com poucas prescrições para a prática das organizações;

Variáveis como o poder, tecnologia e o ambiente das organizações são fatores situacionais ignorados por algumas perspectivas de análises, e também a falta de fatos empíricos de algumas de suas teorias.

Referências Bibliográficas

Sobral, Felipe; Peci, Alketa. Administração: teoria e Prática no Contexto Brasileiro. São Paulo, Ed. Pearson Prentice Hall, 2008.

Chiavenato, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro, Ed. Elservier, 2003.

A ABORDAGEM QUANTITATIVA

    Principais autores:

    A administração recebeu muitas contribuições da Matemática sob a forma de modelos matemáticos para proporcionar soluções de problemas empresariais.       A Teoria Matemática aplicada à solução dos problemas administrativos é conhecida como Pesquisa Operacional (PO). A denominação PO consagrada universalmente é genérica e vaga. A Teoria Matemática não é propriamente uma escola - tal como a Teoria Clássica ou Teoria das Relações Humanas mas uma corrente que localizamos em vários autores que enfatizam o processo decisório e o tratam de modo lógico e racional através de uma abordagem quantitativa, determinística e lógica.

A maior aplicação da Teoria Matemática reside na chamada Administração das Operações - denominação

dada a vários assuntos da Teoria Matemática, em organizações de manufatura e de serviços envolvendo atividades relacionadas com produtos ou serviços, processos e tecnologia, localização industrial, gerenciamento da qualidade, planejamento e controle de operações.

    Os principais temas tratados peoa Administração de Operações são:

  • Operações;
  • Serviços;
  • Qualidade;
  • Estratégia de operações;
  • Tecnologia.

    A Teoria Matemática surgiu na teoria administrativa a partir das seguintes causas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (127.1 Kb)   docx (881.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com