TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Caminho Suave

Casos: Escola Caminho Suave. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 3

MAPEAMENTO DO PERFIL DA TURMA

Nome da escola: Caminho Suave

Ano ou série: 1 Ano – Pré-escolar – Turma A

Número de alunos: Meninos: 10 Meninas: 15

Descrição do perfil da turma:

A turma do 1 ano pré-escolar é composta por 25 alunos a professora Kelly e uma auxiliar Lidia.

Nesta turma presencia-se muitos momentos de descontração, felicidade, entendimento, descontração, no entanto, vivem-se também momentos de medos, incertezas, inseguranças, dificuldades. Afinal, estudar não é fácil e requer muita paciência e concentração.

Para que o dia seja produtivo e bem aproveitado, se faz necessário desenvolver várias atividades, no intuito de ensinar, aprender, crescer, e para isso, cantamos, brincamos, estudamos, lemos.

Os alunos dessa sala de aula, em geral, entendem bem a função da escola, isto é, tem uma boa aceitação da escola em sua rotina diária, assim, a professora, bem como sua auxiliar, tem maior segurança para desenvolver suas atividades.

Nessa turma, procuramos primeiramente ensinar as crianças a serem amigas, principalmente nas questões que tratam de relacionamento, como respeitar e ouvir, independente de quem seja, se o coleguinha ou as orientadoras.

Os alunos da turma, como toda e qualquer criança, testam as orientadoras em todos os sentidos e por esse motivo, muitas vezes é necessário impor respeito, algumas vezes até mesmo aparentando braveza, para que assim, as crianças entendam a necessidade de respeitar as lideranças.

Em geral, também como na maioria dos casos, as meninas gostam de brincar de bonecas e os meninos de carrinhos, mas também participam das brincadeiras de roda onde todos brincam juntos, assim como de cantar, dançar e brincar de massinha.

A primeira reunião de pais deixou a professora bastante satisfeita, na medida em que a maioria dos pais compareceram ou enviaram representantes, sendo possível assim, conhecer um pouco melhor a realidade de cada crianças assistida por ela.

A maioria dos alunos é bastante assídua, facilitando o desenvolvimento da turma em sua aprendizagem.

Por fim, é através das atividades citadas acima que procura-se doutrinar e desenvolver os conhecimentos e habilidades necessários para esta faixa etária.

Com o decorrer dos dias e o desenvolvimento das atividades na sala de aula, as educadoras notaram que 03 alunos na sala de aula tinham características diferenciadas das demais crianças do grupo, tais quais:

- Pedro, com idade de 03 anos e 6 meses, tem um problema comportamental de dificuldade em separar-se de sua mãe, relacionada a desvio de regra disciplinar, sendo assim, diariamente chora ao chegar na escola, fazendo muitas vezes, com que seja necessário que a auxiliar de atenção exclusiva a ela, e isso faz com que por alguns instantes nenhum outro aluno tenha atenção dessa educadora, pois a criança neste momento não aceita a aproximação de mais ninguém por perto, nesse aluno também identificou-se a característica de liderança, e por esse motivo, dificilmente aceita ser contrariado.

Em consulta ao seu cadastro, identificou-se que a criança é filho único, neto único,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com