TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: A INTERAÇÃO COMO CAMINHO PARA SUPERAR OS DESAFIOS         

Por:   •  11/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  4.623 Palavras (19 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Trabalho de Conclusão de Curso

RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: A INTERAÇÃO COMO CAMINHO PARA SUPERAR OS DESAFIOS

        

Aluno (a): Luzenilda Vieira Helenos

Matrícula: 20081608672

Polo: Santa Maria Madalena

        

2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: A INTERAÇÃO COMO CAMINHO PARA SUPERAR OS DESAFIOS

Luzenilda Vieira Helenos

Trabalho de Conclusão de Curso submetido ao corpo docente do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO.

Rio de Janeiro

2014


Folha de avaliação (ainda a ser elaborada)


Agradecimentos (ainda a serem elaborados)


“Para isso existem as escolas: não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permitem andar sobre a terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido.”

(Rubem Alves)


RESUMO

Atualmente, a relação família-escola é tema recorrente na discussão sobre o sucesso dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. A ausência dos pais às reuniões escolares pode ser um indicativo do pouco ou nenhum acompanhamento da vida escolar das crianças por parte desses. Diante dessa alarmante realidade, definiu-se como objetivo geral dessa pesquisa argumentar teoricamente sobre a importância da interação família e escola, e como objetivos específicos: analisar o papel da família na educação dos filhos; enumerar os fatores que exercem maior influência na interação entre a família e a escola; descrever o papel da escola no processo de interação com a família e verificar como ocorre à interação entre a escola e a família na E.E.M.Jacyra Tavares Duval.

Palavras-chave: Família, escola, interação.


RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: A INTERAÇÃO COMO CAMINHO PARA SUPERAR OS DESAFIOS

             

SUMÁRIO

RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: A INTERAÇÃO COMO CAMINHO PARA SUPERAR OS DESAFIOS        

INTRODUÇÃO        

I - A família e a educação dos filhos        

II - A interação família e escola        

III - O papel da escola no processo de interação com a família        

IV – A interação família-escola na E. E. M. Jacyra Tavares Duval: desafios e possibilidades        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        [a]


INTRODUÇ[b]ÃO

A relação família-escola é tema recorrente nos debates sobre os desafios inerentes ao processo de ensino-aprendizag[c]em. Frequentemente, ouve-se dos professores que o apoio da família é essencial para o bom desempenho do aluno. Porém, muitas vezes essa expectativa de ajuda torna-se fator de acusaç[d]ão, atribuindo-se à família a responsabilidade pelo mau desempenho escolar da criança. Nesse cenário, por vezes, coloca-se família e escola em lados opostos e conflitantes, onde possíveis fracassos do processo de ensino são sempre atribuídos ao outro. A Educação, no entanto, se constrói através da interação de todos os agentes nela envolvido[e]s.

É a importância dessa interação entre família e escola, onde ambas tem profundas responsabilidades, que constitui o objeto central de estudo do presente trabalho. O preocupante desempenho dos alunos, os cuidados com a criança em relação à escolaridade e o não atendimento aos pedidos e expectativas da escola foram algumas das questões que motivaram o desenvolvimento desta pesquis[f]a.

Inicialmente iremos analisar o papel da família na educação dos filhos, trabalhando a evoluçã[g]o do conceito de família ao longo do tempo e percorrendo o pensamento de diferentes autores sobre a importância da participação desta no desenvolvimento escolar do aluno.

Em seguida, o foco torna-se os fatore[h]s que exercem maior influência na interação entre a família e a escola, questão retomada no tópico final ao salientar fatores como nível de escolaridade dos pais e o desconhecimento do Projeto Político pedagógico da escol[i]a.

Partindo de tais constatações analisa-se o papel da escola no processo de interação com a família, na busca por um vínculo intenso e um real trabalho de parceri[j]a.

Por fim, busca-se analisar e verificar como ocorre à interação entre a escola e a família em um contexto específico: a E.E.M.Jacyra Tavares Duval[k]. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de campo, com a aplicação de questionários a um grupo de pais de alunos das séries iniciais do ensino fundamental dessa unidade escolar, com o objetivo de verificar como ocorre a interação família e escola nessa instituição.


I - A família e a educação dos filh[l]os

Retomando a história social da infância e da família, Ariès (2006) assinala o caráter histórico e cultural do modelo de família nuclear, que emergiu como socializadora das crianças apenas a partir do século XVIII. Dessa forma, a visão contemporânea de família, como algo natural na organização humana, é contrariada. Da mesma forma que a visão de grande parte das escolas que toma tal estrutura familiar como parâmetro de normalidade em nossa socieda[m]de.

Segundo o autor supracitado[n], a partir da Revolução Industrial[o], as mães tendo de trabalhar para ajudar no sustento da casa, raramente tinham a oportunidade de se dedicar inteiramente aos seus filhos. A escola, que por sua vez, tinha o papel de ensinar o que o mundo do trabalho iria cobrar ao indivíduo no futuro, passa a exercer também a função de educar para a vida, e passou a agir com ensinamentos de filosofia, sociologia dentre outros que eram passados pela família[p]. No entanto, a instituição de ensino aprisionou a infância do aluno num sistema cada vez mais arcaico e rígid[q]o durante os séculos XVIII e XIX resultando numa espécie de internato[r]. De modo geral, as regras impostas pela sociedade restringiram a liberdade da crianç[s]a que outrora desfrutava entre os adultos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)   pdf (197.7 Kb)   docx (45.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com