TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola e democracia: Teoria da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política

Por:   •  5/7/2018  •  Abstract  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 4

                                                  Dermeval  Saviani

                                          ESCOLA E DEMOCRACIA

                                       São Mateus-2018

                                      Thaynara Pancieri Conceição

                                 ESCOLA E DEMOCRACIA

                                          São Mateus-2018

Referencias: SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teoria da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 22. ed. -. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989. 103 p. 

Credencias do autor: Dermerval Saviani,  nasceu em Santo Antônio de Posse, município de Mogi Mirim no Estado de São Paulo, Deu início a sua formação superior entre os anos de 1962 e 1963, no Curso de Filosofia da Entidade, deu continuidade aos seus estudos na PUC - São Paulo, inclusive, graduando-se em educação, e sua ocupação Filósofo e educador. Considerado filósofo da educação e/ou pedagogo latu sensu, fundador de uma pedagogia dialética, que denominou Pedagogia Histórico- Crítica. Algumas de suas obras Educação - Do Senso Comum a Consciência Filosófica, São Paulo: Cortez Autores Associados, 1980.Ensino Público e Algumas Falas sobre Universidade, São Paulo: Cortez Autores Associados, 1985.

Resumo do Livro:

O livro Escola e Democracia de Saviani são compostos por quatros capítulos. Que falam das tendências pedagógicas, e os trabalhos realizados nas escolas sobre o processo de democratização da sociedade brasileira e ele começa falando sobre a marginalidade nas tendências pedagógicas.

Saviani em seu livro ele procura a explicar  a escola com a sociedade. O livro mostras as principais teorias da educação. O tem quatros capítulos, e o livro começa com a 1º As teorias da educação  e o problema da marginalidade, e nelas abordam as principais  teorias-não critica que tem como base 3 teses que abordam a marginalidade a primeira e a Pedagogia Tradicional: a causa da marginalidade e identificada como ignorância , e a escola surge como antidoto a ignorância. A Pedagogia Nova: aqui o marginalizado ele já não e o ignorante mas sim o rejeitado e tratado como anormais na teoria de Montessori. Na Pedagogia Tecnista: a marginalizado será o incompetente, e o ineficiente e improdutivo.

Essas teorias era pra uma reorganizações da escola, e Saviani teve resultados negativos.

Na segunda teoria na qual fala das teorias-criticas reprodutivas, na qual Saviani fala que não pode ser possível compreender a educação e estas teorias considera a educação como dominante que se reproduz um sistema “dominante-dominado”. As teorias são A) Teoria do sistema de ensino  enquanto violência simbólica nessa teoria  a escola assegura que a classe do proletariado e não se mistura para mante a desigualdade social no caso os dominados. B) Teoria da escola enquanto o aparelho ideológico de Estado (AIE) a causa da marginalidade e causada pela estrutura da sociedade capitalista, e os interessados era os dominantes. C) Teoria da escola dualista,  e nessa a escola ela e dividida em duas grandes   para a sociedade capitalista  para a burguesia e proletariado.  A teoria da curva da vara Saviani defende os ajustes da educação , quando a vara esta torta, ela fica curva, de um lado e se você quiser endireita-la não basta coloca-la na posição correta e preciso curva-la para o lado oposto. A curvatura da vara tem três politicas , a primeira A Filosofico-historico e do caráter revolucionário da pedagógica  da essência e o caráter racionario da existência. Tese Pedagogico-metodologico do caráter cientifico do método tradicional e pseudo-cientifico. E a ultima tese especificamente politica fala de democracia no interior da escola menos democracia foi na escola, e Saviani critica que quando menos se fala de democracia mais a escola tava articulada com uma construção de uma ordem democrática.  E assim vejo que Saviani tentava te uma educação para igualdade te todos, só que não aconteceu , pois a educação era para os proletariados e aqueles marginalizados “dominados” era eliminados fazendo uma desigualdade. Gostei do livro da para entender ele lendo pelo menos duas vezes ele e tranquilo  de lê não tem palavras complexas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (65.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com