TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Escolas e Teorias da Administração

Por:   •  2/3/2024  •  Trabalho acadêmico  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  24 Visualizações

Página 1 de 2

O mundo corporativo tem tido grandes mudanças atualmente, mudanças essas que estão ocorrendo de forma rápida, levando em conta que as teorias administrativas tiveram início a partir do século XX. A partir da revolução industrial, foi-se notando algumas necessidades de mudanças dentro de organizações. Com o crescimento da tecnologia, a informação tornou-se algo muito mais acessível, presente hoje na grande maioria das casas de todas as famílias. Ao decorrer dos anos, surgiram diversas teorias que foram se aperfeiçoando de acordo com as necessidades de cada momento.

Assim como a humanidade, a administração está em constante evolução, e uma acompanhando a outra. Com o tempo foi-se observando a importância do bem estar do funcionário dentro do ambiente corporativo, dando importância para a motivação do mesmo, pois um funcionário motivado é igual a mais trabalhos entregues com eficiência e qualidade. Desde a escola clássica da administração, onde a eficiência, definição e organização estava em destaque, mostrando a importância do papel do administrador e dos processos administrativos resultaria em melhorias de resultados e que a motivação do funcionário vem apenas da remuneração. Após isso, na escola de relações humanas, frisou a importância da motivação do funcionário além da remuneração, pois são seres pensantes e sociáveis, um ambiente saudável, saúde e bem estar conta mundo para um bom desenvolvimento e rendimento dentro do trabalho. E por fim, tivemos o surgimento das teorias comportamentais, compostas por diversos teóricos renomados, a teoria comportamental estendeu a ideia de relações humanas, e busca incluir o lado humano para dentro da empresa, resultando em mudanças estéticas e comportamentais para o trabalhador se sentir ainda mais motivado no ambiente de trabalho.

A diferença entre as principais teorias, é que conforme o mundo foi evoluindo, houve a necessidade de evoluir também, e a grande diferença é o foco na economia, na preocupação psicológica e nas relações interpessoais.

No caso da empresa Arcos Dourados, foi aplicada a parte social, da escola de relações humanas e a parte de mudança de aparência de ambiente, voltados no atendimento ao cliente. O resultado foi extremamente positivo e ano a ano tende a evoluir muito mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (32.8 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com