TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas Organizacionais

Artigo: Estruturas Organizacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 3

Habilitado Conteúdo UNIP

Conteúdo 1 – Estruturas Organizacionais

1 – Estruturas Organizacionais

1.1. INTRODUÇÃO

As organizações são tão antigas quanto à história do Homem (Gibson 1981), como também são as idéias sobre como administrá-las (Hampton 1992).

Até o século passado, as pessoas tinham uma visão relativamente limitada do papel que poderiam desempenhar nas organizações, em função de que a sociedade ainda detinha uma situação estática, não havendo nenhuma necessidade maior de novas práticas de comportamento social.

Este quadro mudou drasticamente com o surgimento da Teoria Clássica de Administração, que teve início no começo do século XIX e durou até o inicio do século XX com uma forte influência de forças sociais, econômicas e tecnológicas mais amplas, que contribuíram para a precipitação da transição de uma sociedade agrária para uma sociedade industrial.

Organizações estão entre as instituições mais importantes da sociedade como principal meio para a realização de trabalho produtivo e a criação de valor econômico. Elas são também um importante meio pelo qual as pessoas satisfazem suas necessidades de realização individual e de filiação social, pois é através dela que os valores culturais são perpetuados de geração a geração. (Prof. Sério)

O que é uma organização?

São entidades sociais, que são dirigidas por metas, são desenhados como sistemas de atividades deliberadamente estruturados e coordenados e são ligados ao ambiente externo.

Evolução da Teoria e da Prática nas Organizações

Para entendermos as organizações precisamos considerar algumas premissas:

• As organizações diferem uma das outras.

• Estrutura, pessoal e funcionamento diferem uma das outras mesmo que produzindo produtos e tendo recursos humanos semelhantes atuando num mesmo ambiente geográfico.

• As variáveis fundamentais que compõem uma organização foram objeto de abordagens que procuram solucionar as questões organizacionais:

1) Escola Clássica ou Administração Científica

2) Escola das Relações Humanas

3) Abordagem Estruturalista

4) Abordagem de Sistemas Abertos

5) Abordagem Contingencial

Tendências da Teoria das Organizações

O surgimento de novos ingredientes de gestão nas organizações transferiu a essência do estudo organizacional para a análise dos processos, incluindo-se os processos críticos.

Novas abordagens contemplarão a informação, o conhecimento, o crescimento pessoal e darão importância não crucial às arrumações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com