TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas Organizacionais

Trabalho Escolar: Estruturas Organizacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  3.148 Palavras (13 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 13

AS ORGANIZAÇÕES

As organizações não são estruturas recentes, pois podemos identificá-las no decorrer de toda a história, desde os faraós até as igrejas e estas organizações, segundo CHIAVENATO (2002), são extremamente diferenciadas e exigem características especificas de seus participantes para atuação nos mais diferenciados tipos de papéis e que a sua diversidade se deve as crescentes necessidades sociais e humanas e consequentemente a adaptação necessária para atender tais necessidades.

CURY (2000) diz que as organizações são as formas mais racionais e eficazes de agrupar pessoas e que por isso coordenam um grande número de ações humanas, já que combina pessoas com recursos e une em um mesmo processo desde os dirigentes até as matérias-primas.

No decorrer do desenvolvimento das organizações, CHIAVENATO (2002) cita 4 etapas fundamentais deste desenvolvimento:

 Etapa da Natureza: onde os elementos da natureza eram única base de subsistência da humanidade;

 Etapa do Trabalho: aqui os elementos da natureza são transformados através do trabalho e este condiciona as formas da organização da sociedade;

 Etapa do Capital: onde o capital é um dos fatores básicos da vida social;

 Etapa da Organização: etapa onde a organização se revela independente à natureza, trabalho e capital, mas sim utiliza-se deles para alcançar seus objetivos;

Podemos caracterizar as organizações como CURY (2000) nos propõe, através da divisão do trabalho que compreende delegar poder e responsabilidades para realização de fins específicos, presença de centros de poder que são responsáveis por revisar a atuação da organização e remodelar sua estrutura para aumentar a eficiência e substituição de pessoal que consiste em dispensar, transferir e promover pessoas de acordo com seu desempenho e satisfações. Já para o estudo destas organizações, nos é proposto por CURY (2000) quatro variáveis:

1. Tamanho já que são entidades em escala;

2. Complexidade define o quanto complexa são as atividades desenvolvidas por aquela entidade;

3. Consciente Racionalidade envolve a adaptação do comportamento individual aos objetivos organizacionais;

4. Presença de Objetivo que é conseguir a execução dos objetivos previamente definidos e aceitos.

Organizações formais e informais

As organizações ainda podem ser formal que para CHIAVENATO (2002, p.60) é aquela que “[...] refere-se ao padrão de organização determinado pela administração: a divisão do trabalho e do poder de controle, as regras e regulamentos, o controle de qualidade e etc.[...]’ e que CURY (2000, p.116) complementa dizendo ser “[...] os aspectos planejados da organização.[...]”, assim como podem ser informal definida por CHIAVENATO (2002, p.60) como “[...] as relações sociais que se desenvolvem espontaneamente entre as pessoas, acima e além da formal.[...]”, ou seja, a organização formal é aquela “padronizada”, burocrática, que defini, por exemplo, como deve ser o comportamento dos seus colaboradores, enquanto a informal é como realmente os colaboradores se comportam, contradizendo com o plano formal definido. Podemos também dizer, que estas duas classificações de organizações, derivaram-se de duas teorias da administração, sendo a formal derivada da Teoria Clássica da Administração, estudada por Taylor e Fayol e a informal derivada da Teoria das Relações Humanas, encabeçada por Elton Mayo.

Os tipos de poderes X os tipos de organizações

MAXIMIANO (2012) nos apresenta os estudos realizados pelo cientista social Amitai Etzioni que motivado pelos “gaps” da Teoria das Organizações, estudada por Max Weber, vê a necessidade de uma ampliação da teoria, já que para ele os tipos de organizações apresentadas por Weber não abrangiam todos os tipos de organizações, então dá inicio a um estudo que associa o tipo de poder preponderante na organização, podendo ser Coercitivo, Manipulado ou Normativo com o tipo de organização, sendo ela Coercitiva, Utilitária ou Normativa.

Entre esta associação, Etzioni também cita os tipos de compliance, ou seja, tipo de obediência gerada para cada tipo de poder. A relação entre Poder, Compliance e Organização é dada conforme Quadro 1.

Quadro 1- Tipologia de poder, obediência e organização, segundo Etzioni

TIPO DE PODER TIPO DE CONTRATO PSICOLÓGICO TIPO DE ORGANIZAÇÃO

PODER COERCITIVO: baseia-se em punições.

ALIENATÓRIO: obediência sem questionamentos. COERCITIVA: objetivo é controlar o comportamento.

PODER MANIPULATIVO: baseia-se em recompensas.

CALCULISTA: obediência interesseira

UTILITÁRIA: objetivo é obter resultados por meio de barganhas com os funcionários

PODER NORMATIVO: baseia-se em crenças e símbolos.

MORAL: disciplina interior NORMATIVA: objetivo é realizar missão ou tarefas em que os participantes acreditam.

Fonte: MAXIMIANO (2012, p.98)

As organizações coercitivas têm como principal meio de controle sobre os participantes operacionais, o uso ou ameaça com força física e caso a mesma não existisse ninguém permaneceria na organização. Ela também tem como tarefa manter o padrão e a disciplina do comportamento esperado. São exemplos deste tipo de organização penitenciarias e concentrações.

Já as organizações utilitárias têm como principal meio de controle a remuneração e abrangem desde os níveis operacionais, até os níveis de elite. Nestas organizações o que garante o desempenho de seus colaboradores é um conjunto de fatores, como prestígio, estima, satisfação com o cargo, porém o fator que tem mais peso é a remuneração. Utiliza-se de promoções, benefícios e incentivos para obter o comportamento esperado.

Nas organizações normativas o empenho dos seus colaboradores é o que move a organização e não são dependentes de recompensas, remunerações ou força para obter o comportamento esperado, porque a própria participação e contribuição na realização da missão da organização, satisfazem o colaborador. Quanto aos meios de controle

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com