TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas Organizacionais

Trabalho Universitário: Estruturas Organizacionais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  5.936 Palavras (24 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 24

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Estudo de Caso na Empresa GP Topografia

Jacy Neves de Pinho Santos

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Bacharelado em Administração (ADG 1211) – Trabalho de Graduação

16/07/2012

RESUMO

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação realizada em uma empresa, cuja ordenação e agrupamento de atividades e recursos precisam de analise, visando ao alcance de resultados estabelecidos. Com a estrutura organizacional definida temos um instrumento essencial para o desenvolvimento e a implementação do plano organizacional nas empresas. Assim podemos considerar as mudanças planejadas na estrutura organizacional como um dos meios mais eficazes para melhorar o desempenho do sistema empresarial. O objetivo deste trabalho é refletir o delineamento metodológico nominado de Estudo de Caso, numa analise qualitativa, através de uma revisão bibliográfica buscando proporcionar maior valorização da pesquisa e de suas percepções, configurando um processo de reciclagem pessoal, de descobertas e de autoconhecimento, mostrando as principais mudanças ocorridas na empresa GP Topografia e Projetos LTDA com a implementação de uma Estrutura Organizacional. Este artigo encontra-se estruturado em seções, onde será analisada a organização da empresa como um todo descrevendo a respeito de Estrutura formal e informal, departamentalização, delegação, centralização e descentralização e trazendo este levantamento para o enfoque da Missão, Visão e Valores da Empresa.

Palavras-Chave: Estrutura Organizacional; Plano Organizacional; Sistema Empresarial.

1 INTRODUÇAO

Este artigo, elemento obrigatório para conclusão do curso de Bacharelado em Administração de Empresas, foi desenvolvido de forma prática e objetiva, descrevendo a cerca da temática Estrutura Organizacional, que aplicada de forma eficiente e eficaz pela empresa, faz com que o funcionário desenvolva bem a sua função, mostrando as várias divisões de departamentos dentro de uma organização, tendo como objeto de estudo a empresa Gonzaga Peixoto Topografia e Projetos LTDA, Neste estudo, pretende-se exemplificar a distribuição de cargos e sua respectiva função na administração da empresa e identificando o que a organização ganha com essa estrutura.

Os motivos levados em consideração na realização deste artigo foram: a importância do tema e a afinidade com o mesmo, uma vez que estruturar a empresa trará grande relevância e benefícios para a organização em estudo a GP Topografia. Considerando-se o acima exposto, justifica-se a realização deste trabalho que vai agregar valor e melhorias para a empresa, já que não existe na empresa nenhuma estrutura organizacional as tarefas não são divididas, sobrecarregando uma única pessoa que além de administrar, controlar, ainda contrata e faz a parte de compras, fazendo com que a empresa não se desenvolva e apresente problemas em todos os setores.

O objetivo central é estruturar uma analise qualitativa através de um levantamento bibliográfico utilizando como método um estudo de caso no campo organizacional para verificar a ausência dessa estrutura na empresa GP Topografia. Para implantar as mudanças com base na análise feita no processo da reestruturação ou mesmo estrutura organizacional haverá dificuldades a serem respeitadas e consideradas. Nenhuma mudança é de fácil adaptação ou mesmo será para melhor, mas com paciência as saídas para uma solução acontecem com melhor eficiência ao longo de um processo de adaptações e de ajustes conforme sua necessidade.

2 ORGANIZAÇÃO DAS EMPRESAS

Assim como ocorre com o planejamento estratégico e outras técnicas de administração, toda organização tem uma estrutura organizacional. Grandes organizações têm estruturas complexas, explícitas e formalizadas. As organizações de pequeno porte têm esquemas mais simples para definir quem realiza quais atividades.

Estrutura Organizacional é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa, deve ser delineada de acordo com os objetivos e estratégias estabelecidos, ou seja, a estrutura organizacional é uma ferramenta básica para alcançar as situações almejadas pela empresa, é o instrumento básico para concretização do processo organizacional.

Os Componentes da estrutura organizacional são: Sistema de responsabilidade que consiste na departamentalização; linha e assessoria; especialização do trabalho. O Sistema de responsabilidade refere-se à obrigação que uma pessoa tem de fazer alguma coisa para outrem. Sistema de autoridade consiste na amplitude administrativa ou de controle; nos níveis hierárquicos; na delegação de autoridade; e na centralização ou descentralização. Sistema de autoridade é o direito para fazer alguma coisa (tomar decisões, dar ordens e requerer obediência) Pode ser formal e informal. Sistema de comunicações que são: Os resultados da interação das unidades organizacionais: o que deve ser comunicado; como deve ser comunicado; quando deve ser comunicado; de quem deve vir comunicado; para quem deve ir comunicado; por que deve ser comunicado; e quanto deve ser comunicado.

O processo de organizar, ou processo de organização cria uma estrutura estável e dinâmica, que define o trabalho que cada pessoa, como indivíduos ou integrantes de grupos, devem realizar, levando em consideração que uma empresa para elaborar a sua estrutura organizacional deve: Apresentar uma estrutura ajustada aos mercados existentes, adaptadas às novas tecnologias, com menor poder decisório na cúpula, centralizada no sistema de controle, ter direção para resultados e possuir uma estrutura racionalizada.

Além da organização da empresa, o executivo tem três outras funções básicas: O planejamento da empresa, que representa o estabelecimento de objetivos e resultados, bem como dos meios mais adequados para se alcançar esse estado futuro desejado; a direção da empresa, que representa, a orientação, ou coordenação, ou motivação, ou liderança das atividades e recursos, visando alcançar objetivos e os resultados esperados e o controle da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com