TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas Organizacionais

Trabalho Escolar: Estruturas Organizacionais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 5

O conceito de organização dentro do contexto de uma empresa pode ter dois significados e estes são: o primeiro se define, onde, uma organização é quando duas ou mais pessoas atuam em conjunto para conseguir atingir um objetivo. E o segundo é a forma que a empresa se divide, seus processos, hierarquia, etc.

Baseado nesse segundo conceito a organização começa a criar corpo em um processo de dividir, integrar e coordenar e então nasce à estrutura organizacional como resultado final, que se refere como a empresa está organizada para conseguir alcançar seus objetivos e não haja influências pessoais no processo, onde tudo terá uma padronização e o fluxo de informação tenha um molde igual a todos.

Segundo Cury (2005, p.167) “estrutura é o arranjo dos elementos constitutivos de uma organização, ou seja, é a forma mediante a qual estão integrados e se apresentam os elementos componentes e uma empresa”.

Atualmente estimula o surgimento de estruturas flexíveis para conseguir sobreviver à nova economia e as novas tecnologias. O conceito de eficiência e eficácia está relacionado em produzir no menor custo, no menor tempo, com menos recursos, e com a qualidade bem controlada para que quando o produto chegue ao cliente final haja satisfação e supere as expectativas.

Qualidade de serviços e produtos faz parte de uma estrutura que deseja atingir seus objetivos com excelência, vários autores descrevem como obter a qualidade total, como por exemplo, Deming com os 14 pontos, Ishikawa com o diagrama de causa e feito, entre outros. Entretanto o controle de qualidade deve ser responsabilidade de todos, e essas teorias servem para dar um norte à empresa de como agir.

Para estruturar uma organização é necessário segmentar, ou seja, separar blocos de função como na teoria de Fayol, separando por funções e cargos facilitando o fluxo de informações e tomada de decisões. O organograma representa de forma gráfica a estrutura da empresa e demonstram seus aspectos formais, os componentes, o vínculo de cada um, conseguindo enxergar os aspectos informais e

os níveis administrativos na forma hierárquica, desta forma facilita entender como funcionam os departamentos dentro da organização como um todo.

Os elementos do processo de organização que foram definidos por Fayol e Weber prevêem um conjunto amplo de tarefas que sejam feitas em pequenas atividades e cada trabalhador se especializem em sua função para serem mais produtivos. A especialização do trabalho influência na produtividade do serviço, porque quando um indivíduo faz sua tarefa padronizada dentro de um processo, tende a ficar mais rápido, ele opta por escolher aquilo que vai de acordo com sua capacidade. Porém para que não haja uma queda por uma rotina repetitiva a empresa precisa ser flexível e capacitar os funcionários para fazer outras tarefas fazer uma especialização horizontal onde todos tenham uma função oficial, entretanto saibam fazer outras.

Com a divisão do trabalho nasce a cadeia de comando, que pretende dirigir todas as atividades para que elas consigam atingir as metas, cria-se uma estrutura de autoridade que molda a hierarquia que distribui a autoridade e para quem cada cargo reporta. A autoridade é o poder de dirigir para que a organização chegue a missão proposta, em contrapartida a responsabilidade é o comprometimento que as pessoas em para realizar essa missão. Esses dois conceitos estão relacionados para alcançar as metas da organização.

Continuando os elementos do processo de organização, há entre eles a departamentalização que consiste em agrupar as atividades a fim de ordenar as tarefas dentro da organização, as divisões mais comuns constituem de financeiro, marketing, recursos humanos, operações, etc.

Existem vários modos de departamentalização e esses são:

Departamentalização funcional: este tipo é o mais comum que agrupam as pessoas de acordo com as funções, é baseado na proximidade das tarefas.

Departamentalização por produto: agrupam as tarefas em linha de produto ou serviços e cada produto tem uma direção que é responsável para supervisionar o trabalho.

Departamentalização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com