TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas Organizacionais Tradicionais

Dissertações: Estruturas Organizacionais Tradicionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  3.345 Palavras (14 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 14

1. Estruturas organizacionais tradicionais

Estruturas tradicionais normalmente são menos flexíveis, mais recomendadas, portanto, a ambientes estáveis, de pouca transformação. Preste atenção a isso: as estruturas tradicionais também podem ser chamadas, na hora da prova, de estruturas mecânicas ou w.pontodosconcursos.com.br 2 estruturas mecanísticas. Em alguns contextos, além disso, estruturas tradicionais podem ser chamadas de estruturas burocráticas, quando a referência for ao alto grau de formalização e padronização e às características que vimos, na aula 0, quando tratamos da teoria da burocracia.

Segundo Chiavenato, são três os tipos tradicionais de organização: linear, funcional e linha-staff. Vamos ver, abaixo, o que são estes tipos, com base no que Chiavenato nos ensina sobre o assunto:

1.1. Organização linear

A organização linear é o tipo mais simples de estrutura organizacional. Este tipo de organização é fundado na idéia de autoridade hierárquica linear. É a famosa estrutura piramidal.

Características: autoridade linear ou única; linhas formais de comunicação; centralização das decisões; formato piramidal.

Vantagens: estrutura simples e de fácil e clara compreensão; clara definição das responsabilidades; facilidade de implantação; estabilidade; ideal para pequenas empresas; ideal para situações de permanência e estabilidade.

Desvantagens: estabilidade e constância das relações formais; autoridade linear baseada no comando único e direto; exagera a função de chefia e de comando; a unidade de comando torna o chefe um generalista; à medida que a empresa cresce, a estrutura linear conduz inexoravelmente ao congestionamento das linhas formais de comunicação; comunicações indiretas.

1.2. Organização funcional

Este tipo de organização é fundado na idéia de especialização ou princípio funcional.

Características: autoridade funcional; linhas diretas de comunicação; descentralização das decisões; ênfase na especialização.

Vantagens: fornece o máximo de especialização nos diversos órgãos ou cargos da organização; permite a melhor supervisão técnica possível; desenvolve comunicações diretas e sem intermediação; separa as w.pontodosconcursos.com.br 3 funções de planejamento e de controle das funções de execução, com a especialização do planejamento, do controle e da execução.

Desvantagens: Substituição da autoridade linear pela autoridade funcional pode diluir autoridade; tendência à concorrência entre especialistas; tendência à tensão e conflitos dentro da organização; confusão quanto aos objetivos.

1.3. Organização linha-staff

Também chamada de organização linha-assessoria, é uma evolução da organização linear. Além dos órgãos de linha, executores diretos das tarefas importantes, surgiram órgãos de staff, compostos de especialistas, assessores e consultores, responsáveis por consultoria, monitoração, planejamento e controle.

Características: fusão da estrutura linear com a estrutura funcional; coexistência entre as linhas formais de comunicação com as linhas diretas de comunicação; separação entre órgãos operacionais (de linha ou executivos) e órgãos de apoio (staff).

Vantagens: Assessoria especializada e inovadora; mantém atividade conjunta e coordenada de órgãos de linha e de staff.

Desvantagens: possibilidade de conflitos entre órgãos de linha e de staff; dificuldade de manutenção de equilíbrio entre linha e staff;

2. Estruturas organizacionais matriciais

Estruturas organizacionais matriciais combinam a departamentalização funcional com a departamentalização por projetos ou por produtos. Traz algumas das vantagens das organizações orgânicas, que veremos no tópico 3.

Vantagens: aglutinação de vantagens e neutralização de desvantagens das estruturas matriciais e por projeto/produto; combinação de esforços de especialização e coordenação; foco no lucro e nos recursos; resposta à complexidade dos negócios; resposta à turbulência ambiental.

Desvantagens: viola a unidade de comando; enfraquece a coordenação vertical; depende da colaboração dos participantes.

w.pontodosconcursos.com.br 4

3. Estruturas organizacionais inovadoras

As estruturas inovadoras são formas mais flexíveis de organização, adaptadas para ambientes de rápidas transformações. Na hora da prova, também podem ser chamadas de estruturas inovativas, organizações orgânicas ou pós-burocráticas. Vamos ver, agora, três tipos de estruturas inovativas:

3.1. Adhocracia

Se você gosta de latinês, já deve ter ouvido a expressão ad hoc, que pode significar “aqui e agora”, “para isto”, “especificamente”. Com a necessidade de flexibilização das organizações, surgiu a estrutura ad hoc, nova forma de administração caracterizada por estruturas voltadas para problemas mutáveis.

Características: equipes e grupos cooperativos, geralmente equipes multifuncionais; tarefas efêmeras; formas organizacionais flexíveis e livres; ênfase na missão a cumprir; comunidades de interesses.

3.2. Organização em rede

“As organizações bem-sucedidas na era da globalização estão substituindo os seus tradicionais departamentos funcionais pela estrutura em redes. As redes podem conter unidades organizacionais ou equipes multifuncionais e interdisciplinares”.

Características: elevada flexibilidade, mobilidade, horizontalidade, conectividade, coordenação própria, autonomia auto-suficiência de recursos e competências.

Vantagens: permite a visualização do negócio, permite integrar unidades de negócio, baixíssimo custo operacional.

3.3. Organização virtual

“As redes organizacionais podem ser comunidades presenciais ou virtuais. O conceito de “organização virtual” é utilizado quando é a tecnologia de computação o que mantém conectada a rede de fornecedores e parceiros. Assim, toda organização virtual é uma rede w.pontodosconcursos.com.br 5 organizacional, mas nem toda rede organizacional é uma organização virtual. As tecnologias de informação e comunicação permitem às diferentes unidades da rede compartilhar custos, habilidades e acesso a mercados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com