TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Algoritmo

Exames: Estudo De Caso Algoritmo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 4

SINOPSE DO CASE: Proposta de melhoria utilizando os conceitos de Algoritmo Programação

Fabio Farias Feitosa

1 DESCRIÇÃO DO CASO

Na era da tecnologia o computador é indispensável para facilitar a vida das pessoas e atualmente tornou-se umas das mais importantes ferramentas de trabalho na sociedade. O computador possui uma gigantesca capacidade de processamento de dados e proporciona a realização de atividades com qualidade e agilidade no processo, assim sendo, podemos observar a sua aplicação em diversas áreas: Engenharia, educação, saúde e outros setores do mundo moderno.

No entanto, para execução de qualquer atividade o computador precisa entender a real necessidade do usuário, para que haja essa relação homem e máquina necessita-se desenvolver linguagens específicas, conhecidas por linguagens de programação, na qual se utiliza o conhecimento de algoritmos.

Dessa maneira, nesse estudo de caso iremos mostrar uma solução tecnológica que irá modernizar o processo de protocolo manual de uma determinada empresa. Uma saída é o desenvolvimento e aplicação do uso de algoritmos, que constituem uma sequência de passos finitos bem definidos, que a partir do momento que são montados de forma estruturada e correta, tornam-se uma ferramenta de grande importância para a tentativa de resolução de problemas com esse modal.

Essa solução é uma ótima tentativa de gerenciamento do processo de protocolo desta empresa, de forma a reduzir ao máximo o desperdício de tempo, além de atribuir outras vantagens.

2 IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DO CASO

O Registro de protocolo é um procedimento que foi criado com o propósito de administrar, controlar a entrada, saída, tramitação e arquivamento de determinados documentos de uma empresa. Esse registro possui quatro elementos essenciais:

1. Número do protocolo (Progressivo)

2. Data de entrada ou saída

3. Remetente ou destinatário

4. Resumo do documento

É de conhecimento que no presente estudo de caso, a referida empresa faz uso do registro de protocolo manual, através de um caderno, conforme apresentação do problema abaixo:

 A Empresa Exemplo Ltda. é uma empresa que trabalha na área educacional e possui varias escolas, tanto na capital quanto interior e recebe simultaneamente vários processos que são controlados através de cadernos de protocolo.

Funciona da seguinte forma: um setor cria um documento e usa uma numeração controlada contida em uma planilha em Excel (cada setor recebe anualmente uma faixa de numeração), feito a identificação, o processo é enviado ao destinatário e o recebimento é controlado através da assinatura no caderno de protocolo do setor remetente. Caso seja necessário enviar o mesmo documento a outro setor, o processo se repete, sendo que cada setor, possui seu caderno de protocolo.

Problema: Se o usuário responsável pela criação do documento desejar visualizar o andamento do seu processo, ele terá que percorrer setor por setor para saber onde está seu processo, e caso o mesmo tenha se extraviado, a única garantia de entrega e recebimento é o caderno de protocolo.

2.1 Descrição das Decisões Possíveis.

Faz-se mister a gestão da informação do registro de protocolo desta empresa de forma automatizada, para tal será necessário a elaboração de um algoritmo que irá registrar as atividades envolvidas nesse processo em um sistema informatizado, permitindo o acompanhamento, controle e consulta de documentos sempre que necessário. Para atingirmos esse objetivo, vamos utilizar o conhecimento de vetores.

Tratando de vetores na linguagem visual g BUFFONI (2003) definiu que:

Um vetor ou agregado homogêneo, ou ainda variável composta homogênea, é uma estrutura de dados que contêm elementos de mesmo tipo, que podem ser referenciados como um todo. Ao declararmos um vetor, estamos reservando na memória principal do computador uma série de células para uso da variável daquele tipo. O nome do vetor aponta para a base das células e o seu início dá a posição relativa do elemento referenciado ao primeiro (base).

Os vetores podem ser classificados de duas formas: unidimensional e bidimensional. O primeiro é a forma mais simples de um vetor, enquanto que o segundo apresenta uma estrutura de dados lógica mais complexa. Um vetor bidimensional é bastante utilizado para a solução de problemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com