TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Buscapé

Dissertações: Estudo De Caso Buscapé. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 3

Curso de Administração

PORTIFÓLIO DE EMPREENDEDORISMO.

Empresa Buscapé

Este trabalho é um no estudo de caso da empresa Buscapé e tem como objetivo apresentar as primeiras principais dificuldades, a relação com o Boom e a bolha da internet, estrutura financeira da empresa, expansão de mercado, papel das inovações e outros.

O Buscapé é uma empresa brasileira de comparação de preços e outras informações relacionadas à compra de produtos e serviços na internet, com atuação na América Latina. Foi criado com o intuito de auxiliar o consumidor na escolha de melhores compras, sem precisar sair de casa.

Os responsáveis por sua criação foram três estudantes de engenharia da computação que valorizavam a capacidade de inovação e empreendedora. Porém ao iniciarem os primeiros trabalhos depararam com as primeiras dificuldades. Sendo uma delas a negativa dos clientes varejistas ao software proposto pelo Buscapé. E apesar dos três sócios serem inovadores não tinham formação em administração, fator que também define como dificuldade da empresa. Portanto quando o site foi lançado oficialmente, já com tecnologia testada, agregaram um sócio formado em administração para ajudarem nos planos de negócios. Neste mesmo ano, em 1999 a internet estava vista como um grande canal de marketing e comércio do futuro, período conhecido como o “boom” da internet. Entretanto várias empresas tiveram ideias de ganhar muito dinheiro com investimentos em conteúdos na internet. Foi com essas ideias que o Buscapé aproveitou a oportunidade para melhorar seus negócios. Tiveram muitas ofertas de investimentos e aceitaram a E-plalform, recebendo vários recursos e também uma ótima condução para das negociações para aumento dos investimentos da empresa, no qual foi realizado o primeiro road-show, o que abriu portas para novos investidores, como a Merrill Lynche Unibanco, que ofertaram US$ 3 milhões. Foi uma grande atratividade para o investimento com tecnologia de ponta e um grande valor agregado ofertado ao consumidor. Em especial a empresa passou a ter uma estrutura maior e com metas de rentabilidade.

Em 2001, as bolsas de valores de todo o mundo se abalaram, o que ficou conhecido como o “estouro da bolha” , no qual várias empresas de internet faliram, provocando queda nas ações de varias empresas em todo o mundo. O Buscapé como sempre inovador buscou alternativas, mesmo correndo riscos de perder o foco, mas era necessário tentar. Naquele momento a empresa fazia um pouco de tudo, deixou de apostar no mercado publicitário, passando a investir na tecnologia de busca para grandes postais da internet brasileira. Com isso as receitas da empresa mudaram significativamente. Em 2002 já conseguiram o ponto de equilíbrio de todos os negócios, pararam de perder dinheiro e os sócios passaram a ganhar com o capital investido. Foi neste momento que o Buscapé voltou a trabalhar no modelo principal da companhia, o de cobrança por clique. E em 2006 conseguiram adquiriu seu principal concorrente, o site Bondfaro, ampliando ainda mais a lista de clientes.

Após a aquisição da Bondfaro, o Buscapé ainda adquiriu outras marcas do setor de internet, a E-bit, a Pagamento Digital e a FControl. Todas contribuíram significavelmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com