TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Detran

Monografias: Estudo De Caso Detran. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.569 Palavras (7 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 7

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo Estudo De Caso Detran/rs

Estudo De Caso Detran/rs

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 50 000 Trabalhos e Monografias

Categoria: Outras

Enviado por: catiamari 07 outubro 2013

Palavras: 1555 | Páginas: 7

O presente trabalho tem por finalidade um estudo de caso de ensino, ou seja, uma abordagem metodológica de investigação que focará em compreender, explorar e descrever os acontecimentos descritos no texto: Caso de ensino de marketing social: uma parceria de administração pública e uma empresa de comunicação.

Os conteúdos das disciplinas de Direito público, Licitação, Contratos e Terceirização, Administração Pública e Gestão de Políticas Públicas serão utilizados para darem embasamento aos fatos ocorridos no desenvolvimento do texto acima citado, promovendo integração entre teoria e prática.

A produção textual contará com a caracterização das empresas envolvidas no caso, apresentação do histórico da parceria entre as duas organizações narradas e ainda identificar os principais objetivos identificados pelas empresas para realização das campanhas.

Fundamentando o caso ocorrido, descrições do que representam o que é orçamento público e métodos para sua elaboração serão salientados. Outras questões como: poder da assembléia legislativa, o que são políticas públicas e sua estrutura, identificação de ferramentas de marketing, responsabilidade dos profissionais da área de marketing acerca da promoção das campanhas, dentre outras também serão discutidas e evidenciadas para que haja completa compreensão do estudo de caso.

2 DESENVOLVIMENTO

O marketing social é a modalidade de ação mercadológica institucional que tem como objetivo principal atenuar ou eliminar os problemas sociais, as carências da sociedade relacionadas principalmente às questões de higiene e saúde pública, de trabalho, educação, habitação, transportes e nutrição. Pode ser definido como a gestão do processo de inovações de cunho social a partir da adoção de atitudes, comportamentos e práticas individuais e coletivas, orientadas de acordo com preceitos éticos, sendo estes fundamentados com base nos direitos humanos. Neste contexto, apresenta-se um estudo de caso de marketing social: uma parceria de administração pública e uma empresa de comunicação, sendo realizada caracterização das empresas envolvidas no caso, apresentação do histórico da parceria entre as duas organizações narradas e ainda identificar os principais objetivos identificados pelas empresas para realização das campanhas.

As empresas envolvidas no caso de ensino de marketing social: uma parceria entre a administração pública e uma empresa de comunicação, são importadas por um lado a administração pública representada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul – DETRAN/RS que possui por competência regulamentar, normatizar, coordenar e fazer cumprir a legislação de trânsito, que engloba toda área de conscientização e formação do conhecimentos específicos ao usuários do tráfego, e por outro lado uma empresa de marketing, sendo a emissora de televisão MTV que necessita de destaque dentro da competitividade com as outras emissoras para continuar agradando ao mercado.

O Grupo VIT representa a emissora MTV nas relações para discussão e lançamentos de novas campanhas e propagandas no Estado do Rio Grande do Sul. O DETRAN/RS vem durante muitos anos firmando parcerias com a MTV para projetos de apoio a segurança no trânsito, conscientização da população e tudo o que envolve o cumprimento da legislação no que concerne ao marketing. A emissora assinava a campanha com o DETRAN e lhe cobrava somente a produção, em um espírito de parceria pela causa, o que mais tarde rendeu prêmios à emissora.

A cada nova campanha realizada são necessárias inovação e criatividade pela equipe do grupo VIT, pois não basta repetir a mesma formula para obter o sucesso das campanhas, uma vez que o público alvo não seria impactado de forma considerável caso fosse uma repetição de fatos anteriormente apresentados. Os serviços prestados pela MTV nada mais era do que realizar a criação do SPU – Serviços de Utilidade Pública, que no caso referia-se a segurança trânsito seguro.

No ano de 2003 realizou-se a primeira campanha do DETRAN pelo grupo VIT representante da MTV no Rio Grande do Sul. A campanha focava em programetes voltados à prevenção de acidentes no trânsito, produzidos em seis SUP’s, inspirados em hits musicais que estreitavam laços com o público-alvo, os jovens. A segunda campanha realizada em 2004, foram produzidas quatro novas versões de SUP, servido de exemplo em filme com participações de músicos do auge daquele ano. Porém estas novas versões já não impactaram tanto o público, uma vez que utilizou da mesma metodologia empregada na campanha do ano anterior.

Em 2005 as novas séries da parceria trouxeram novidades ao colocarem como protagonistas os próprios telespectadores da emissora. Ao darem espaço para participação de pedestres, ciclistas e motoristas para expressarem a opinião com relação ao que fazer para melhorar o trânsito na cidade, os jovens entrevistados se sentiam responsáveis pela segurança e queriam participar da resolução da problemática encontrada na segurança do trânsito. Dentre as opiniões expressadas, as duas mais comentadas foram: motoristas imprudentes e impacientes e a falta de civilidade, de cidadania e de amor à vida.

A quarta campanha focou-se no slogan “A solução está em sua atitude e a sua colaboração é fundamental para prevenção dos acidentes de trânsito”. As histórias identificaram e apontaram soluções para os principais problemas de trânsito, sendo criadas em cima de uma linguagem e uma estética que falam diretamente aos jovens.

Em 2007, o grupo VIT deparava-se com um novo desafio, produzir uma nova campanha para o DETRAN/RS, o diferencial é que ele precisava mensurar os investimentos com marketing social a serem pagos com orçamento público a ainda o desafio de provar que valia a pena trabalhar com a MTV.

Ao pararmos para analisar, orçamento público, em sentido amplo, é um documento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com