TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Globo

Casos: Estudo De Caso Globo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  1.146 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo de caso glogo - adm teoria e pratica no contexto brasileiro

1) As Organizações Globo são um grupo integrado de diversas empresas que atuam em diferentes setores, mas, principalmente, no ramo da mídia e comunicação.

A estrutura organizacional do Grupo Globo, atualmente, é feita pela divisão e subdivisão de departamentos, visando uma melhoria no desenvolvimento das atividades em geral. A organização tem suas atividades separadas em divisões independentes, cada uma delas compostas por várias empresas. A adoção desse modelo estrutural visou a melhor departamentalização e coordenação das atividades.

O conglomerado adotou essa forma estrutural resgatando a situação financeira da empresa, descentralizando o poder de uma só pessoa evitando assim burocracia e lentidão no desenvolvimento de suas atividades.

2) A organização tem suas atividades separadas em divisões independentes, cada uma delas compostas por várias empresas. A adoção desse modelo estrutural visou a melhor departamentalização e coordenação das atividades. As principais divisões do grupo são: MIRA: Mídia Impressa e Rádio; Globopar: Globo Participações e Comunicações S.A. e Fundação Roberto Marinho.

A MIRA é subdividida em duas unidades de negócio: a Infoglobo, que reúne os jornais (O Globo, Extra, Expresso, Diário de São Paulo e Valor Econômico) e portais de notícias do grupo na Internet; e o Sistema Globo de Rádio, que engloba todas as emissoras de rádio do grupo.

A Globopar, por sua vez, é subdividida em seis unidades: a TV Globo e Rede Globo de Televisão, responsáveis pela produção e veiculação em televisão aberta da programação da emissora; a Globosat, que concentra os canais por assinatura da Globopar; a Distei S.A, que é responsável pela veiculação, pela TV a cabo e via satélite, da programação por assinatura e pelos serviços de Internet banda larga; a Editora Globo; a Som Livre, gravadora do conglomerado empresarial; e a Globo Filmes.

Por fim, a Fundação Roberto Marinho responde pelos serviços de responsabilidade social do grupo. É uma associação filantrópica que, em nome das Organizações Globo, financia projetos educacionais, culturais e esportivos que contribuem para o desenvolvimento da sociedade brasileira.

Além dessas subdivisões, as Organizações Globo ainda possuem outras empresas não relacionadas ao ramo das comunicações: a Indústria Brasileira de Alimentos (Inbasa) e o Banco, a Imobiliária e a Seguradora RoMa. Cada um desses subgrupos, por sua vez, também está dividido em outros departamentos e unidades de negócio.

3) Dentre as principais podemos destacar, no ambiente interno, o tamanho da organização, a dificuldade no controle da organização pela sua dimensão, o emperramento dos processos decisórios por causa da sua hierarquização, o “inchaço” do corpo administrativo, assim como os erros cometidos por ele.

No ambiente externo, podemos destacar como principal variável as mudanças que ocorreram no setor de mídia e comunicação, como o desenvolvimento de novos meios de acesso a informação e principalmente a difusão da internet.

4) Com a nova gestão de Reichstul, apesar de haver grande poder nas mãos da alta gerência, houve descentralização de poder, com isso os presidentes e diretores passaram a dirigir diretamente os diretores gerais das subdivisões. Sendo assim, cada alto gestor tem autonomia para efetuar modificações necessárias desde que atendam aos objetivos de crescimento e melhoria dos serviços prestados pelas empresas.

5) Endividamento financeiro ao investir em modernas tecnologias de produção e veiculação ao apostarem no crescimento e na estabilidade nacional, na década de 1990; o que contribuiu para a queda do Grupo Globo foi também, o número excessivo de funcionários, mordomias do alto escalão, salários altíssimos e departamentos desnecessários.

6) O plano de reestruturação da organização tinha como objetivo renegociar as dívidas e reformular o seu modelo organizacional. Reichsul foi contratado com a missão de resolver os problemas financeiros e administrativos da empresa, visando o aumento da rentabilidade e a melhoria dos processos produtivos da organização.

7) Sua primeira iniciativa foi em relação a Globo Cabo e a internet banda larga comercializadas pelas empresas Net Virtua e Sky, Reichstul reuniu com os principais credores e procurou alongar os prazos de vencimento e oferecer participação no capital da empresa, outra mudança que ocorreu foi que a Editora Globo, outra filiada da Globopar, passava pela organização publica extenso portfólio de revistas, além de editar livros e fascículos. A nova gestão tinha como objetivos os aumentos da rentabilidade e a melhoria dos processos na empresa. Ocorreram demissões com o objetivo de reduzir as despesas para que a editora buscasse seu primeiro lucro.

8) Porque a Rede Globo resistia às mudanças por enxergar a empresa como a principal do conglomerado. Reichstul teve de apresentar dados e conscientizá-los da urgência do processo de reestruturação indicando a redução dos custos que eram a diminuição das despesas com novelas, mas foi barrado pela resistência dos administradores de topo que discordaram do executivo contratado, o que ocasionou o seu afastamento da presidência da Globopar.

...

Baixar como  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »